FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
vbcrayon
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Nov 2019, 22:12
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por vbcrayon »

tyo escreveu: 22 Nov 2019, 10:40 O seu carro tem tudo a ver com esse fórum sim, é a mesma plataforma. O certo é a saída de cima vai para o ar quente ou é tampada e a dei baixo para o coletor de admissão.
Muito obrigado. Acho que tenho muito a contribuir. Mas agora peço ajuda pois estou com um problema estranho. Anexo a este, coloco o desenho de como as mangueiras estão posicionadas em meu carro. Anteriormente a mangueira que ia até o reservatório era tripla. O mecânico mudou pois segundo ele o problema que estava dando no meu carro (água transbordava pelo reservatório) era devido a mesma estar longe da bomba. Também rearrumou as outras e realmente o problema não aconteceu mais. Ele seguiu o script do seu Valdir, mas aquele que fala da junção das mangueiras quando desliga o sistema de ar quente (o meu tem de fábrica, mas resolvi desligar em definitivo). Só mudou a parte comentada por ti (cima tampão e baixo coletor)
Kadett segundo o Sr. Waldir que o mecânico usou:
Kadett_Waldir.jpg
Como está agora no meu Kadett:
Meu_Kadett.jpg

Obs.: Troquei praticamente todo o sistema de arrefecimento, incluindo radiador, mangueiras, o suporte da válvula termostática, a carcaça e a válvula termostática, os dois sensores. Também regulei o potenciômetro do medidor do painel (o carro está armando correto em 90º, mas o painel mostrava que estava um pouco mais). Agora o problema que está restando é quando ligo o ar condicionado. Em determinado momento ele passa do meio e acende a luz de aquecimento.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por tyo »

Não tem nada a ver o mecânico inverter as mangueiras cara, quando o carro joga água pelo reservatório é problema na junta de cabeçote e como ele esquenta com o A/C ligado, eu ainda aposto que seu carro está com algum b.o. no cabeçote! As ligações estão corretas nessa ultima imagem que vc postou mas ainda tem problema ai. Pode dar uma olhada nisso antes que o problema seja ainda maior. Falo por minha experiência, o meu Monza estava acontecendo a mesma coisa e era o cabeçote. Ou no seu Kadett não está armando a segunda velocidade do ventilador com o ar ligado, com isso esquenta mesmo, tem de olhar.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
vbcrayon
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Nov 2019, 22:12
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por vbcrayon »

tyo escreveu: 22 Nov 2019, 16:34
Sob a questão da água jogando pelo reservatório, quando ele mexeu nas mangueiras, isso não aconteceu mais. Outro mecânico havia me dito que isso era cabeçote, mas como ele mexeu e funcionou nem mais me liguei nisso. E pior, visualmente ele me mostrou que não parecia ser cabeçote, pois foi retirada as velas e estavam intactas. O segundo estágio do ar também arma (de qualquer maneira vou tirar a resistência da jogada). Estava pensando em trocar a válvula termostática por uma Magneti Marelli (a minha atual é MTE), mas a ventoinha desarma rápido, o que é indicativo que a válvula está trabalhando corretamente, não?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por tyo »

vbcrayon escreveu: 22 Nov 2019, 20:27
tyo escreveu: 22 Nov 2019, 16:34
Sob a questão da água jogando pelo reservatório, quando ele mexeu nas mangueiras, isso não aconteceu mais. Outro mecânico havia me dito que isso era cabeçote, mas como ele mexeu e funcionou nem mais me liguei nisso. E pior, visualmente ele me mostrou que não parecia ser cabeçote, pois foi retirada as velas e estavam intactas. O segundo estágio do ar também arma (de qualquer maneira vou tirar a resistência da jogada). Estava pensando em trocar a válvula termostática por uma Magneti Marelli (a minha atual é MTE), mas a ventoinha desarma rápido, o que é indicativo que a válvula está trabalhando corretamente, não?
Essa das mangueiras não tem nada a ver cara, e as velas estarem boas não significa que não esteja passando água, nem sempre passa tanto ao ponto de enferrujar as velas. Como a ventoinha arma certo as velocidades, já descarta ela e não tire a resistência, ela não causa nenhum problema se tudo estiver funcionando você tirar ela só vai mascarar o real problema. O único jeito de ter 100% de certeza sobre a válvula é testar com termômetro mesmo, mas pelo o que você falou, me parece estar ok. Eu não gosto muito da MTE eu uso Iguaçu ou Wahler mesmo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
vbcrayon
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Nov 2019, 22:12
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por vbcrayon »

tyo escreveu: 23 Nov 2019, 09:04
Entendi. A tirada da resistência era só para ver se realmente o segundo estágio estaria funcionando corretamente (vai que ele esteja funcionando algumas horas e em outras, não). De qualquer forma obrigado pelas dicas.

Edit: A Wahler é original correto? Encontrei duas: uma que abre a 82o/97o. e outra que abre a 92o/107. Acredito que para o meu carro seria esta última, correto? Mas teria algum problema eu colocar a primeira?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por tyo »

vbcrayon escreveu: 23 Nov 2019, 13:16
tyo escreveu: 23 Nov 2019, 09:04
Entendi. A tirada da resistência era só para ver se realmente o segundo estágio estaria funcionando corretamente (vai que ele esteja funcionando algumas horas e em outras, não). De qualquer forma obrigado pelas dicas.

Edit: A Wahler é original correto? Encontrei duas: uma que abre a 82o/97o. e outra que abre a 92o/107. Acredito que para o meu carro seria esta última, correto? Mas teria algum problema eu colocar a primeira?
Sim é original e o correto do seu carro é a segunda. Teria problema sim, o motor tem a temperatura correta de trabalho, não é o mais frio melhor. É como nosso corpo nossa temperatura é 36,5 graus, mas com 34 estamos morrendo assim como com 40 kkk. O motor é o mesmo, nunca troque para ficar mais frio é oq eu disse, se não funcionar com tudo original é que tem algum problema.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa noite, pessoal!

Vocês têm a imagem com o fluxo correto do tubo de água com 3 saídas (Monza com A/C)? As imagens saíram do ar.

Atenciosamente,

Luiz Fernando
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
chevrolongo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Dez 2019, 23:38
Cidade: Santa Victoria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por chevrolongo »

Estimados amigos:

O funcionamento deste dispositivo de passagem de água (caixa da válvula termostática) em Monza carburado é o seguinte: A água vem do bloco do motor, com o motor frio o termostato permanece fechado para a saída de água para o radiador, mas aberto no bypass . O desvio faz com que a água flua diretamente para o coletor de admissão. Da mesma forma, através da passagem acima ela passa em direção ao aquecimento, mas esta passagem é direta e só é controlada pela abertura ou fechamento do aquecimento de dentro do veículo, caso o aquecimento seja acionado ele circulará pelo circuito de aquecimento, caso contrário não vai circular. Quando o termostato abre a passagem para o radiador após a temperatura ótima ter sido atingida, a passagem de desvio é fechada, de forma que o coletor de admissão para de receber água quente vinda diretamente do bloco do motor, quando a temperatura do circuito cai e o termostato fecha novamente, o bypass reabre e o coletor de admissão recebe água diretamente do bloco, o que faz com que a temperatura do coletor de admissão permaneça estável na mesma temperatura de trabalho do circuito de refrigeração e circulação de água, entre 82 e 97 graus (isto para Monza carburado até 1991) O aquecedor está sempre recebendo água quente diretamente do bloco do motor, pois a bomba conduz a água em apenas uma direção e quando ela sai do bloco do motor em direção ao alojamento da válvula termostática É acionado em ambas as direções, em direção ao radiador (se estiver fechado o termostato não vai passar, ele voltará em direção ao motor) e em direção ao aquecedor, o qual se estiver desligado ou desativado também não vai lá, ao invés, com o aquecimento ligado, a água quente vai circular constantemente. É bom lembrar que os modelos de 87 a 91 com carburação a gasolina, a válvula termostática é de 82 graus e com disco, é esse disco que abre ou fecha o bypass da água que circula até o coletor de admissão. Portanto, as mangueiras não podem ser revertidas porque o efeito será que o aquecimento funcionará mal e o coletor de admissão receberá água quente constantemente, o que fará com que a temperatura suba e o motor funcione mal, uma vez que é calculada a temperatura da mistura carburada. Para trabalhar com uma temperatura certa e estável, se as mangueiras forem trocadas, você receberá água quente direta do bloco do motor constantemente e isso não só aumentará a temperatura da mistura carburada, mas também aumentará indevidamente a temperatura do motor. Saudações a todos os monzeiros.
Responder