FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Marcio Medeiros
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Abr 2012, 19:51
Cidade: João Pessoa
Estado: Paraíba-PB
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Marcio Medeiros »

Obrigado Waldir! :ok:
monza91
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Jul 2016, 19:45
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por monza91 »

Bom dia pessoal. Precisei tirar o tubo de distribuiçao da água, pois estava vazando um pouco, e quando fui tirar quebrou de vez. Antes de tirar anotei a ligação das mangueiras, que estavam assim (perdão Waldir, peguei o seu desenho!):

Imagem

O ar quente está desligado desde que peguei o carro. A questão é: isso está certo?

Pergunto porque já tive problemas do tipo: com o ar condicionado desligado, a temperatura passa da metade e só então aciona a ventoinha. Com o ar condicionado ligado, a ventoinha fica ligada no primeiro estágio e a temperatura geralmente não passa do meio.

Seria necessário inverter alguma mangueira e colocar um tampão? Meu Monza é um 91/92 EFI.

Grato
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monza 91, se acompanhar e ler esse tópico e outros sobre o mesmo assunto, vai perceber que o desenho que o Waldir fez está errado. No carro dele, pelos relatos também está errado.
Na saída do cavalete da válvula termostática, a parte de cima vai para o ar quente ou quando não tem, vai tampado. A saída de baixo vai para o coletor de admissão. Alguns carros como o meu, a mangueira tem 3 pontas, sendo saída de baixo do cavalete da VT, coletor de admissão e outra ponta no tubo de distribuição de água.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
monza91
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Jul 2016, 19:45
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por monza91 »

Obrigado Carlos!

Pois é, achei este tópico um tanto confuso. Mas vou fazer a ligação conforme a sua orientação.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Falcox
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Dez 2016, 01:00
Cidade: Alm tamandare
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Falcox »

Galera tiltei aqui! Li todo este debate e fiquei em dúvida agora! Meu monza e 94 efi 2.0 gasolina e vou ligar o ar quente dele q foi desativado.
Ja retirei o radiador e vou ver se tem concerto ou compro outro enfim. Desde q peguei o carro a saida 5 está tampada e a 2 vai para o coletor e se entendi o certo e a 5 ir no coletor e a 2 para o radiador de ar quente! Do jeito q está ligado o marcador sobe so um pouco acima da marca azul e liga a ventuinha e na rodovia nem sai da marca azul! Então suponho q esteja funcionando errado certo? assim q tiver o radiador de ar quente dele vou inverter as mangueiras e ver no que dá! Então so confirmando 5 coletor e 2 radiador. Algum conselho de cuidados para não detonar o motor? Sempre achei estranho ele so levantar a temperatura parado, estou andando com motor frio todo esse tempo! Enfim fazendo a troca ele vai andar melhor e ficar um pouco mais econômico.
20161218_082659.jpg
20161218_070832.jpg
20161218_071234.jpg
20161210_160619.jpg
Bom se ñ conseguirem ver na minha folga vou mexer novamente! Dai tiro mais umas fotos e posto aqui pra ver como está as mangueiras.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
:naosei: se tudo na vida fosse pão! seria-mos todos padeiros :lol:
Falcox
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Dez 2016, 01:00
Cidade: Alm tamandare
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Falcox »

Esqueci de dizer tenho vt com a ponta que fecha a sainda 2 e uso aditivo radiex na proporção 5 litros de agua e 2 litros de radiex!
20161208_163529.jpg
Pela tabela seria outra mangueira, mas ela e fina na ponta e ñ encaixava no coletor!
20161209_161746.jpg
Sera q o coletar esta errado? Enfim a mangueira encaixou perfeitamente mesmo ñ sendo o que o catalogo informava e o coletor esta esquentando.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
:naosei: se tudo na vida fosse pão! seria-mos todos padeiros :lol:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Falcox

Segundo o catálogo Jamaica, a mangueira 7094 RB é equivalente à mangueira original 93201927.

Segundo o catálogo de peças Chevrolet, é aplicável ao Monza à gasolina de 1992 até 1996.
Para o Monza à álcool a mangueira original aplicável é a 52257280, Jamaica 7099 MM.
Só estou achando que a mangueira que vc mostrou tem a parte que vai encaixada no coletor mais comprida que a original.

Imagem

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder