FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse fato de venda de VT sem o disco será procede ou foi palavras de vendedor? Eu troquei do meu Monza GLS 96 a poucos meses atrás e estava com disco, como sempre usei. Comprei da Warler.
Agora tem Walher sendo vendida na caixa BorgWarner. Nessa mesma embalagem, vem escrito, fabricado pela Wahler.

A questão é em veículos com ar quente operando, com essa VT sem o disco, em dias frio o ar quente terá a mesma eficiência e se não vai resfriar demais o motor?
Nos meus Monza (SL/E 87, SL/E91 e o GLS 96) que sempre tiveram ar quente, mesmo em rodovias em madrugadas de inverno do mês de Julho, muito frio e muita neblina, o marcador do painel fica em 1/4, acima da marca azul e dentro do carro não passávamos frio.

Com do disco:
http://www.apsdistribuidora.com.br/prod ... LER+414592
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... wahler-_JM

Sem o disco:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... wahler-_JM

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

sei que a maioria ja sabe,mas ajuda quem for pesquisar :ok: :ok:
A região cilíndrica concêntrica com a mola possui internamente um cera, essa região da válvula está em contanto com a líquido de arrefecimento em temperatura de funcionamento do motor. A partir do momento em que essa temperatura chega a números entre 80° e 90° célsius a válvula começa a abrir empurrando a haste do cilindro que contém a cera. Quando a temperatura chega entre 93° e 103° célsius ela já está totalmente aberta permitindo totalmente a passagem do líquido para o radiador. O líquido que estava contido no radiador desce para o motor e devido a sua menor temperatura, faz com que a válvula se feche novamente, formando assim um ciclo.
O motor deve sempre funcionar em temperatura de funcionamento, caso a temperatura esteja muito abaixo da ideal esse motor irá trabalhar mais “preso”, gerando alto consumo de combustível pois suas peças principais também não estarão em temperatura de trabalho, o pistão, por exemplo, ficará mais apertado dentro do cilindro. A injeção eletrônica irá sempre acusar fase fria devido a constante baixa temperatura do motor e então irá trabalhar com mistura rica, esse excesso de combustível prejudicará o óleo lubrificante que perderá suas propriedades, resultando na quebra do motor.

Se a temperatura for muito acima da ideal os componentes de força do motor podem não suportar os picos de temperatura e fundir literalmente.
Então seja no Pólo Sul, no Pólo Norte, no Alasca, no deserto do Atacama ou Saara, a válvula termostática é indispensável. As competições estão aí para provar isso, o Rally Dakar, por exemplo.
Agora você já sabe, uma vez que o termostato esteja com problema, a solução é a sua troca por um novo.

Observação: A faixa de temperatura ideal de funcionamento depende do projeto, de acordo com as características do motor. É sempre especificada pelo fabricante do veículo.
fonte:http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2 ... mostatica/


eu sempre reparei em motores que mexi,desde o caminhao Alfa do meu pai.

motor frio.(temperatura ambiente)
a agua circula somente pelo bloco.

totalmente quente.
ela circula bloco-radiador.

e no meio termos ela (valvula termostatica)vai adicionando agua fria e controlando a temperatura.
por isso nunca andei sem ela nos meus carros e nao recomendo.

eu ja tinha reparado a funçao desse disco nela e ja tinha visto valvula sem ele.
ainda bem que estamos chegandos num consenso :ok: :ok: :ok:
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Carlos e Amigos, perguntar é bem gostoso, responder nem tanto.

Por que a Wahler fabricaria uma VT destinada ao Monza com disco e sem disco?

A Wahler como preferencial da GM na época da fabricação do Monza, desaprendeu?
O catálogo da Wahler disponível na Internet é de 2012 e a foto da válvula destinado a GM já estava sem disco.

Na hora da venda no balcão da Autopeças o vendedor vai perguntar ao comprador: é com disco ou sem disco?

Wahler sem disco destina-se a qual Monza?

A VT sem disco da região sudeste ao norte prejudica a performance do Monza?

A VT sem disco na região sul qual o prejuízo na performance? nos veículos sem Ar Quente? (raros no sul)

Quantos Monzas na região sul necessitam terminantemente da VT com disco?
Quantos Monzas na região norte/ste necessitam terminantemente da VT com disco?

Compensa diferenciar a produção já que o item é de reposição com Monzas há mais de 20 anos?

É possivel tirar o disco da antiga e adaptar na Wahler nova?

A concorrência da Wahler fabrica com disco?
Fora a MTE quais os fabricantes da mesma VT conhecemos?

Qual a demanda pelas principais marcas? (com disco e sem disco?) para brigar ainda por uma fatia de mercado de reposição?

Sendo que é uma das primeiras coisas que 'mexânicos' fazem é extirpar o termostato que só dá 'pobrema'.



Existem sistemas que possuem uma válvula de função dupla, que quando fechada permitem o fluxo do liquido interno ao motor, e quando aberta, inibe o fluxo rotativo interno,direcionando agora o liquido 100% ao radiador. Mas quando a válvula é removida, acontece um fluxo duplo, ou seja, uma parte flui no próprio motor e que não recebe refrigeração e outra parte segue para o radiador para a troca térmica. Sendo assim, fica claro que a remoção da válvula causou uma complicação e uma má refrigeração do motor.

Mas, tudo pode piorar

Alguns sensores de temperatura do liquido ficam montados junto a válvula, e se o fluxo não for correto, ou seja, se o liquido não for corretamente direcionado ao sensor, à temperatura do motor pode não ser informada corretamente para o módulo de injeção, e essa informação errada pode impedir que o módulo envie a ordem para o acionamento correto do eletro ventilador do radiador, causando assim o temido super aquecimento ou outros sintomas desagradáveis.
(Dr. Carro)
Editado pela última vez por waldir em 26 Jun 2016, 09:29, em um total de 5 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

outra pergunta :mrgreen:

eu nao cheguei a pesquisar,mas em monza com ar quente a agua fica circulando diretamente pelo radiador ou tem alguma restriçao ao nao
usar o sistema?

tipo:quando desativa o ar quente,a agua para de circular pelo radiador :?:
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

jesuino b ferreira escreveu:outra pergunta :mrgreen:

eu nao cheguei a pesquisar,mas em monza com ar quente a agua fica circulando diretamente pelo radiador ou tem alguma restriçao ao nao
usar o sistema?

tipo:quando desativa o ar quente,a agua para de circular pelo radiador :?:
A água fica circulando sem restrição entra de um lado e sai do outro indo para o tubo sob o coletor de admissão e daí para a bomba entrando novamente no circuito.

Quando eu isolei o rad. ar quente por estar furado eu conectei uma mangueira na outra entrada/saída por que pretendia reativa-lo e aí foi ficando, ficando... até pq a temperatura no inverno aqui em Campinas é de 15ºC em média, um ou outro pico inferior 11 ou 10ºC. Não sei como será em 2017 e 2018 sem o fenômeno El Ninho. Esse ano teve mínima de 7 graus C talvez providencie um outro radiador (R$300,00) e é só reconectar as mangueiras e acrescentar mais 500 ml de liquido de arrefecimento.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para saber o motivo da falta do disco em algumas peças, só mesmo o fabricante para responder e tirar a dúvida. O fato é que aqui na capital paulista ainda se encontra ela completa. Eu mesmo nunca tinha percebido ou me dei conta da importância desse disco. Agora vou verificar em toda troca que fizer.
Com relação a MTE, ela sempre vendeu só o refil e, original GM ou Wahler eu nunca vi sem ser completa.
A produção pode ser diferenciada para Embalagem Wahler ou para BorgWarner, sendo as duas da mesma fabricante.
Além da Wahler, BorgWarner, MTE Thonsom, conheço a Valcley e mais uma que não me lembro o nome.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Com relação a MTE, ela sempre vendeu só o refil e
A MTE vende também a VT completa sob número 231.92 para Gas (93215643) e ou Refil 241.92 e
VT completa 230.92 para Alc. (93206776) e ou Refil 240.92 [Foi a carcaça completa 230.92 que deu conflito no meu Monza há 5 anos atrás e que devolvi a mercadoria ficando com um credito na loja (20.09.11), pois não comercializavam a Wahler.

Comprei a Wahler em 07.10.14 a R$67,03 no Koga Koga Nova e sem disco (após ter procurado com disco em 3 autopeças) e a apliquei em 20 Dez 15.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem razão e sabia disso, apenas me expressei mal, apesar de se encontrar por aqui mais o refil no caso da MTE.

Eu comprei a 2 ou 3 meses atrás, da Walher na embalagem BorgWarner, na Accioly e veio completa com o disco. A mesma peça tinha me outras auto peças, pois amigos compraram igual. Não vi no Koga Koga, pois o preço da Accioly era melhor e lá que comprei. Mas confesso que na época não sabia da importância desse disco em especial, veículos com ar quente e teria pego assim mesmo se não viesse sem. Ainda bem que veio completa.
Hoje, só vou aplicar com o disco.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder