FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

jesuino b ferreira escreveu:outra pergunta :mrgreen:

eu nao cheguei a pesquisar,mas em monza com ar quente a agua fica circulando diretamente pelo radiador ou tem alguma restriçao ao nao
usar o sistema?

tipo:quando desativa o ar quente,a agua para de circular pelo radiador :?:
A água fica circulando sem restrição entra de um lado e sai do outro indo para o tubo sob o coletor de admissão e daí para a bomba entrando novamente no circuito.

Quando eu isolei o rad. ar quente por estar furado eu conectei uma mangueira na outra entrada/saída por que pretendia reativa-lo e aí foi ficando, ficando... até pq a temperatura no inverno aqui em Campinas é de 15ºC em média, um ou outro pico inferior 11 ou 10ºC. Não sei como será em 2017 e 2018 sem o fenômeno El Ninho. Esse ano teve mínima de 7 graus C talvez providencie um outro radiador (R$300,00) e é só reconectar as mangueiras e acrescentar mais 500 ml de liquido de arrefecimento.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para saber o motivo da falta do disco em algumas peças, só mesmo o fabricante para responder e tirar a dúvida. O fato é que aqui na capital paulista ainda se encontra ela completa. Eu mesmo nunca tinha percebido ou me dei conta da importância desse disco. Agora vou verificar em toda troca que fizer.
Com relação a MTE, ela sempre vendeu só o refil e, original GM ou Wahler eu nunca vi sem ser completa.
A produção pode ser diferenciada para Embalagem Wahler ou para BorgWarner, sendo as duas da mesma fabricante.
Além da Wahler, BorgWarner, MTE Thonsom, conheço a Valcley e mais uma que não me lembro o nome.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Com relação a MTE, ela sempre vendeu só o refil e
A MTE vende também a VT completa sob número 231.92 para Gas (93215643) e ou Refil 241.92 e
VT completa 230.92 para Alc. (93206776) e ou Refil 240.92 [Foi a carcaça completa 230.92 que deu conflito no meu Monza há 5 anos atrás e que devolvi a mercadoria ficando com um credito na loja (20.09.11), pois não comercializavam a Wahler.

Comprei a Wahler em 07.10.14 a R$67,03 no Koga Koga Nova e sem disco (após ter procurado com disco em 3 autopeças) e a apliquei em 20 Dez 15.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem razão e sabia disso, apenas me expressei mal, apesar de se encontrar por aqui mais o refil no caso da MTE.

Eu comprei a 2 ou 3 meses atrás, da Walher na embalagem BorgWarner, na Accioly e veio completa com o disco. A mesma peça tinha me outras auto peças, pois amigos compraram igual. Não vi no Koga Koga, pois o preço da Accioly era melhor e lá que comprei. Mas confesso que na época não sabia da importância desse disco em especial, veículos com ar quente e teria pego assim mesmo se não viesse sem. Ainda bem que veio completa.
Hoje, só vou aplicar com o disco.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Carlos e Amigos,
no meu caso (alcool) como disse é indiferente, por alguns motivos:
1- Raramente pego estrada, minha quilometragem é cidade 2015 rodei 6.500 km media grossa de 500 km/mes
2- Meu AC e AQ estão desativados embora eu ligue a ventoinha na 1ª velocidade e de vez enquanto deixo ligar na 1ª velocidade para dar uma 'limpada1 no radiador (uso sempre aditivo - aprendi à duras penas no bolso).
3-Se o disco fechar o duto quatro por 1 ou 2 minutos não interferirá no AQ obviamente por estar desligado e mesmo que estivesse funcionando.
4-Se eu achar a VT Wahler com disco vai para o estoque de peças de reposição pois tenho um xodó pelo meu Monza. E agora há a marca BorgWarner para procurar (talvez peça para meu filho que mora em Sampa comprar uma para mim.

[Dando a continuidade de um off topic que introduzi no início desta matéria que foi a quebra dos parafusos do Suporte da VT. Fiz a rosca na 2ªFeira e fiz a re-montagem na 3ªF. Na quarta cedíssimo 6:20h levando minha filha para a cidade o motor deu uma acelerada ficando entre 2000 a 2500 rpm. Pensei: será que fiz uma KHDA na montagem? Desliguei o motor umas 3 vezes e aí ele estabilizou. Após almoço umas 2 horas saí novamente e ele acelerou novamente o mesmo defeito. Chegando em casa troquei o Interruptor da borboleta que havia trocado em 14.05.15 pelo mesmo problema (o anterior era Delphi made in China e este que pifou também. O anterior durou uns 6 meses e este 13 meses.(China por China eu coloquei um mais barato MTE que já estava no meu estoque de reposição e vamos ver a sua durabilidade).

Não parou por aí a maré ruim. No mesmo dia à tarde fui buscar minha filha na cidade e estacionei numa vaga entre 2 carros. Ao tentar engatar a ré para sair da vaga não entrou mais. A sorte é que estava passando um rapaz e ele me ajudou a empurrar o Monza para trás para que pudesse engatar a primeira e sair. No dia seguinte fui à um mecânico meu amigo, há 3 quadras de casa e ele testou e afirmou, não está engatando por que quebrou o cabo na alavanca nada a ver com o liame do trambulador.

Menos mal, fiz a troca do cabinho ( já havia feito uma vez e tinha a chave allen de 1mm e a de 3mm e tinha também o cabinho de aço que guardei de uma impressora xerox desmontada (mas pode ser usado cabinho de aço de varal de 1 a 2mm)). A conexão entre o cabo quebrado e o novo eu fiz com uma peça metálica com dois parafuzinhos que aproveitei de uma barrinha de conectores elétricos (a menor) e depois cortei os parafuzinhos para não raspar e criar resistência internamente onde corre o cabo ( simples assim :-) Acabou a maré, espero]

Quero dizer com tudo isso que nossos Monzas estão envelhecendo junto com a gente e se pretendemos conservá-los vale a pena investir em peças boas ou originais e mantê-las no estoque por que estão virando raridade. O último a sair de linha já está com 20 aninhos. No interior fora de São Paulo a 'coisa' complica ainda mais.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Ultima Informação: SOLUCIONADO

Consultando catálogo da Wahler

Monza 89/91 Gasolina Peça completa 4145.82 com disco - carburado
Monza 89/91 Álcool Peça Completa 4145.92 com disco - carburado

Monza 92/ Gasolina Peça Completa 4170.92 com disco - EFI/MPFI
Monza 92/ Álcool Peça Completa 3132.92 sem disco - EFI

Inadvertidamente troquei a VT em 2008 pedindo VT para Monza e apliquei o para Monza a Gasolina :D e depois uma segunda vez e agora na terceira vez procurando com disco e os vendedores insistindo que não tinha mais o disco e que não fabricava mais com disco :D

Então no caso do Monza a álcool ao isolar o ar quente é indiferente o tampão na conexão superior ou inferior.
Monza a gasolina com ar quente desativado ou sem ar quente e mantendo a mesma VT a opção única é tampar a conexão superior.

Imagem

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir, a VT para o Monza 2.0 EFI álcool e gasolina tem a mesma aplicação, 92/107ºC.

Essa é que veio no meu Monza desde novo e a que sempre apliquei, inclusive consta essa informação no CepChev e antes dele, na lista antiga (livro de papel). Também essa é que estavam e foram reaplicadas nos Monza de amigos e da família, sendo todos 2.0.
Código GM: 93237475, 93215643 Monza 92/96 EFI 1.8 gasolina, 2.0 gasolina e 2.0 álcool.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Tabela da Wahler

Imagem

Tabela da MTE

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder