RESISTÊNCIAS DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

RESISTÊNCIAS DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por waldir »

RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS DE IGNIÇÃO

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.
Matéria original : viewtopic.php?f=15&t=28746

A função dos cabos de vela é a transmissão da alta tensão (+/- 30.000 Volts) produzido na bobina de ignição para as velas do motor.
Qualquer anomalia em um dos cabos poderá provocar:

- Consumo elevado
- Dificuldade de partida;
- Falhas no funcionamento do motor;

Devido à alta tensão os cabos precisam ser resistivos para evitar ‘vazamento’ de alta frequência
que pode interferir nos aparelhos eletrônicos do veículo, inclusive na UCE.

Para evitar isso há duas formas: terminais supressivos e ou cabos supressivos através de uma espiral
de fio de níquel cromo fininho ao longo de todo o cabo.

Imagem

O valor da resistência formada pelo níquel cromo, segundo a norma NBR 6880 é de
6 a 10 K ohms por metro.

A NGK indica para os cabos CS uma resistência de 7,5 K ohms por metro +/- 40%, significando o que segue:
7,5 x1.4 = 10,5 K ohms (mais 40%)
7,5x0,6 = 4,5 K ohms (menos 40%)

Ou seja, 4,5 K a 10,5 K ohms por metro

A BOSCH indica para os cabos CS uma resistência de 9 a 23K ohms por metro

Imagem

Calculando a resistência do cabo da Bobina de Ignição ao Distribuidor

Imagem

Com um multímetro na escala de 20K ohms meça os cabos conforme figura

Imagem

Se o resultado for igual a 1 significa que o cabo está com alta resistência acima dos 20K , deve ser substituído.

Cabos trincados e ressecados devem ser substituídos.

Cabos de Vela NGK CS G65 Novos que eu medi apresentaram as seguintes resistências:

C. da bobina = 1,54; 1º cil = 4,87; 2º cil = 4,53; 3º cil = 3,21 e 4º cil = 2,53 K

Imagem

Imagem

ATENÇÃO: A medição é feita no eletrodo central. A caneta do multímetro não deve encostar no eletrodo massa onde é descarregada a faísca

Imagem

VELAS NOVAS na caixa que eu medi apresentaram as seguintes resistências:


NGK = 4,36; 4,53; 4,60; 4,45 K
BOSCH = 5,05; 4,99; 7,79; 7,59 K


Se eu optasse por usar as velas Bosch eu formaria par com os cabos de menor resistência,
isto é, com os cabos do 4º e 3º cilindros respectivamente:V 7,79K + C 2,53K; V 7,59K + C 3,21
Esse cuidado seria quase um preciosismo, mas, equilibraria a resistência em torno de 10K para
cada cilindro.


Experiência que tive:
vide tópico viewtopic.php?f=15&t=28746#p373812

Aproveitando o motor frio fui verificando as velas Bosch que coloquei em 04.12.13 (há 6 meses)

Medi a do 1º cilindro resistência 5,05 K
Medi a do 2º cilindro resistência 5,00 K
Medi a do 3º cilindro resistência 19,80K
Medi a do 4º cilindro resistência 7,71 K


Por achar essa discrepância optei por não checar a resistência dos cabos de vela.

Decepção, a vela Bosch aumentou demais a resistência e isto significa menor poder de faíscamento e combustível sem queimar. :smt011 :smt021

Como tenho um jogo novo de velas NGK green plug, substituí todas.

14.01.2016
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RESISTÊNCIAS DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Os cabos de vela da Magneti Marelli têm uma resistência muito mais alta que os da NGK.
Comprei um jogo de cabos dessa marca, pois os da NGK estavam durando muito pouco no meu carro (a resistência aumentava muito em pouco tempo de uso) e levei um susto ao medir a resistência deles. Fiquem receoso de instalar.
Mas acabei instalando e até agora não tive nenhum problema com isso.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RESISTÊNCIAS DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Só complementando a informação da minha msg anterior, estamos em julho de 2016 e os cabos Magneti Marelli do meu carro continuam OK. Não medi a resistência atual deles, mas o motor está funcionando redondinho.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: RESISTÊNCIAS DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por waldir »

Luiz Carlos,
fiz a medição dos cabos e houve uma variação mínima de + 0,03 kohms e alguns -0,01 kohms que não influem no período de 11.02.15 até 09.07.16
e as velas NGK Green Plug permaneceram inalteradas somente passei uma escovinha de latão manualmente para deixá-las brilhantes e aferi a abertura que deixei com 0,95mm. Faço isso a cada 6 mesesou 1 vez ao ano e a última foi em 09.01.16 inclusive limpando os contatos internos da tampa do distribuidor e do rotor. Isto é 11.02.15; 09.01.16 e 09.07.16. É a oportunidade para verificar se não há oxidação/ferrugem nas velas denotando algum vazamento de liq. de arrefecimento(mínimo) para as câmaras de combustão.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
EmexSon
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Fev 2017, 18:01
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RESISTÊNCIAS DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por EmexSon »

Excelente tutorial! Parabéns!!!!
vitormenezes9
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2014, 12:13
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RESISTÊNCIAS DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Muito bom mesmo!
Vitor Menezes

Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
Responder