COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
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waldir
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COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II

Mensagem não lida por waldir »

COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II

Complemento ao artigo anterior tópico:

viewtopic.php?f=15&t=20399

Amigos recebi um artigo emitido pela Oficina Brasil onde há uma curiosidade sobre a fuga de tensão superficial de uma bateria.
Verificando a minha bateria antiga que tenho como 'estepe', a fuga de tensão superficial está perto do borne positivo em torno de 110 milivolts (0,11 V na escala de 20VDC).

Reeditado por bom senso em reduzir a carga nos arquivos do forum.

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Este teste deve ser efetuado toda vez que houver reclamação de bateria descarregando depois do veículo parado por algumas horas, ou da noite para o dia. O problema aparece normalmente quando o veículo sofreu algum sinistro que afetou os chicotes elétricos ou foi preciso desmontar circuitos elétricos e componentes. Mas há também os casos em que houve instalação de acessórios de forma errada ou curto-circuito em chaves e cabos elétricos e consumidores.

O primeiro passo é medir a tensão da bateria com o motor parado e consumidores desligados, que deve ser aproximadamente 12,60 Volts conforme indicado e depois com o motor em funcionamento, que deve ser aproximadamente 13,8 a 14,3Volts. Em seguida desligue o cabo negativo da bateria.

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Antes de desligar o cabo negativo da bateria, certifique-se de que todos os consumidores estão desligados. Alguns sistemas de injeção levam até 10 minutos para se desligar, (não é o caso dos Monzas).

Em seguida feche as portas e no caso dos Monzas deve-se soltar o interruptor da coluna da porta do motorista para evitar que as luzes do salão e do capô fiquem acesas alterando a leitura no multímetro.

A seguir ligue o Amperímetro do multímetro. Gire o seletor do multímetro para a posição “A” de Ampère e mude o cabo vermelho para a tomada de 10A ou 15A ou 20A conforme o multímetro.
Atenção: agora não se deve fazer ligação em paralelo com os cabos por que vai queimar o fusível do amperímetro ou do multímetro ligar somente em série. Ligue a caneta preta do multímetro no borne negativo da bateria e a caneta vermelha no conector do cabo negativo.

Vide tópico: viewtopic.php?f=15&t=20399#p365250

Observe que após a ligação dos cabos pode aparecer uma leitura de consumo de corrente um pouco alta, sendo que o aceitável é de I=0,015 A até I=0,070 A, ou seja, de 10 à 70 miliampères, devido o consumo de algum equipamento eletrônico, alarme, etc.
Se o valor apresentado estiver acima de I=0,150 A, algum consumidor pode estar ligado, ou em curto circuito, cabos elétricos ou ligações erradas de consumidores (por exemplo: lâmpada do porta malas ou porta-luvas acesas).

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Para identificar o problema, ou o consumidor que está em curto, basta ir retirando um fusível de cada vez da central elétrica (caixa de fusíveis) e verificando se a corrente cai no amperímetro. Quando isto ocorrer verifique a qual circuito o fusível pertence e faça as inspeções e testes elétricos com o multímetro, como continuidade em relação ao positivo e negativo, nas chaves, consumidores e cabos. OBS.: é bom lembrar que alguns veículos perdem codificação de rádio e algumas configurações como vidros das portas, e até injeção, quando desligar a bateria. Leia antes o manual do carro.

Teste de fuga de corrente superficial da bateria

Este teste é muito importante, mas muito desprezado pelos mecânicos/técnicos de reparação automotiva, e muito simples e rápido de ser efetuado com o multímetro.
A descarga superficial da bateria ocorre por sujeiras depositadas sobre a bateria, como a poeira da pista que pode conter resíduos metálicos e outros condutores elétricos, resíduos e gases do compartimento do motor e a umidade e vapores ácidos emitidos pelo(s) respiro(s) da bateria.

Primeiramente posicione o seletor do multímetro na escala “V’ de Voltímetro. Em seguida com a caneta preta apoiada no borne negativo da bateria deslize a ponta da caneta vermelha sobre a carcaça e verifique a tensão no mostrador do voltímetro como mostra a figura 6. No exemplo da figura esta bateria, embora não apresente visualmente depósitos de sujeiras apresentou uma condutibilidade alta de 5,49V, por resíduos ácidos e umidade.

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Para neutralizar a ação do ácido sulfúrico, espalhe uma solução de bicarbonato de sódio, espere alguns minutos e depois jogue água e seque com um pano seco e limpo. Deve-se limpar também os terminais dos cabos de conexão retirando os sais como azinhavre/zinabre que geram micro faíscas podendo provocar a explosão da bateria.

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A seguir refaça o teste com o multímetro para confirmar a limpeza e neutralização dos resíduos condutores. Verifique nessa medição após a limpeza que a condutibilidade elétrica caiu para 0,001V (um milésimo de volt), a carcaça está limpa sem descargas superficiais.

Esta operação pode ser realizada periodicamente, quando o condutor transitar por pistas/solos que emitem elementos condutores pela aparência da bateria.

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waldir
13.09.2015
Editado pela última vez por waldir em 15 Set 2015, 09:21, em um total de 1 vez.
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DÉCO
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Re: COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II

Mensagem não lida por DÉCO »

.
ÊÊÊÊÊ Waldir, pra variar, dando show , heim cara !!

Este topico é extremamente importante, atravez dele será possivel solucionar problemas recorrentes em muitos carros, eu mesmo tive um problema da noite pro dia a bateria nova de boa marca em otimas condiçoes de uso " apagou " nem o painel acendia, ficou com 3,5 v !! , dei uma carga liguei e até hoje normal, c tivesse visto este topico, com certeza teria encontrado onde esta o problema . . .

Fui atendido na Oficina Brasil em Sao Vicente-sp a alguns anos,(estourou um selo do motor, na saida do hotel, na mao do manobrista) e NUNCA vi um atendimento tao perfeito, pelo jeito esta franquia é muito exigente, recomendo :D

Obrigado mais uma vez Waldir :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
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Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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waldir
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Re: COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II

Mensagem não lida por waldir »

DÉCO,
aqui em Campinas havia 2 franqueados um no Hipermercado Carrefour - D. Pedro e outra no Shopping Galeria, por muitos anos e
tinha um bom quadro de mecanicos, mas, em 2005 foram para o vinagre, isto é os franqueados mudaram de cidade e me informaram que abriram oficina própria.
O atendimento da Oficina Brasil na ocasião era TOP inclusive faziam pesquisa de satisfação por telefone um mes após o conserto e faziam revisão gratuita sobre o serviço executado após 30 dias e ou 30 e 60 dependendo do que foi executado.

Deixou saudade, embora o preço era meio caro na época. Mas o que é caro quando se tem qualidade e garantia do serviço e peças aplicadas?

Em 2007 eu estava no Carrefour e deu um problema com a ré e levei até a oficina que sucedeu a O. Brasil para ajustar o liame, mas recusaram-se a mexer no carro, alegando que não tinham mecânico para carros antigos.
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Daniel Puyo
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Re: COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II

Mensagem não lida por Daniel Puyo »

Boa noite, caros estou com um problema no meu Monza, nunca posto nada no fórum mas leio muito, pois sou um iniciante, e já aprendi muito. Meus conhecimentos são somente de eletrônica, mas já ajuda um pouco.
Negócio é o seguinte, tenho meu Monza a uns 8 meses e quando peguei ele veio bem bagunçado, re ativei o motor do limpa vidro, coloquei fuziveis novos que estavam faltando na caixa ( espelho elétrico e limpador ), ativei o alarme de fábrica, coloquei um botão separado para ligar o Ar Condicionado, velocimetro estragado, tudo com ajuda do fórum!
Mas um dia ele começou a desligar no meio da rua e do nada parou e não ligou mais, levei em uma autoelétrica e o pessoal trocou uma bobina e o modulo HEY, ficou show.
Eu tinha uma bateria Moura que estragou logo com um mês que eu estava com o carro e ela tinha 2 anos, como não sabia como foi o seu uso eu comprei uma nova segunda linha pra durar ate o final do ano. Dai começou o problema, de uns tempos pra cá ele apresenta dificuldade de ligar pela manhã e a noite, horários que fica muito tempo parado, então como já estava na hora eu troquei as velas e os cabos. por acaso ele voltou ao normal, deu uma semana mesmo problema, após ler muuuuitttos tópicos aqui no Fórum eu resolvi fazer um teste basico :lol: removi a bateria a noite e liguei ela só pela manhã, surpresa o carro pegou de boa. Dai fiz vários testes e segue minhas dúvidas.

1 - o defeito inicial ele girava arranque umas 3 vezes a bateria quase morria, eu deixava parado por um minuto e pegava, depois disso ele pega muito bem e muito rápido a qualquer hora.

2- Pela manhã o defeito é pior eu acho que é pq eu volto pra casa com as luzes acesas a noite e som ligado.

3 - Fiz os testes na bateria e apresentou o seguinte:

liguei o multímetro no polo negativo e na malha, girei a chave as luzes do painel ascenderam e pra minha surpresa 1,89A. Desligo a chave e morre.
Removi o conector do rádio, do Alarme de fábrica, do relógio, e nada. Então parti para os Fusíveis, e pra minha surpresa o j4 (modulo TBI) derrubou 800mA, e o K3 ( que acredito ser do painel 900mA). Sobraram ai menos de 200mA sem os dois fusíveis.

Dai a dúvida, estou medindo certo? com a chave ligada na primeira posição? pois os leds da Bateria, injeção e óleo não estão consumindo esses Amperes? E o modulo TBI? o que pode estar gerando esse consumo de 800mA?

Me ajudem não queria levar de novo na Autoelétrica sem ao menos saber o que é, agora estou desligando a bateria todas as noites até descobrir o problema. :cachaca:
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Carlos A. Freire
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Re: COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para medir corrente de repouso, solte o cabo positivo e entre o borne positivo da bateria e o cabo, coloque ou amperímetro. Não é preciso ligar a chave de ignição, pois está medindo apenas corrente de repouso. O mesmo pode ser feito pelo cabo negativo, mas prefiro fazer no positivo.

No caso de carros antigos como Monza EFI , até 250ma está dentro do normal. Acima de 400ma já é preocupante.

Meu Monza GLS 96 EFI gasolina, tem o rádio, alarme original, alarme Positron, módulo de vidros original, módulo levantador de vidros Soft entre outros equipamentos elétricos originais de fábrica e tem consumo de corrente de repouso de 120ma.
Algum tempo atrás, tive uma fratura na perna onde o carro que uso todos os dias, ficou de folga por um mês. Ao voltar a dar partida, após esse período e sem desligar nada, funcionou de boa.

Mais alguns tópicos sobre o tema:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... de+repouso
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... so#p413151
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... so#p383601

Abs,

Carlos Freire
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Re: COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II

Mensagem não lida por Daniel Puyo »

Carlos A. Freire escreveu:Para medir corrente de repouso, solte o cabo positivo e entre o borne positivo da bateria e o cabo, coloque ou amperímetro. Não é preciso ligar a chave de ignição, pois está medindo apenas corrente de repouso. O mesmo pode ser feito pelo cabo negativo, mas prefiro fazer no positivo.

No caso de carros antigos como Monza EFI , até 250ma está dentro do normal. Acima de 400ma já é preocupante.

Meu Monza GLS 96 EFI gasolina, tem o rádio, alarme original, alarme Positron, módulo de vidros original, módulo levantador de vidros Soft entre outros equipamentos elétricos originais de fábrica e tem consumo de corrente de repouso de 120ma.
Algum tempo atrás, tive uma fratura na perna onde o carro que uso todos os dias, ficou de folga por um mês. Ao voltar a dar partida, após esse período e sem desligar nada, funcionou de boa.

Mais alguns tópicos sobre o tema:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... de+repouso
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... so#p413151
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... so#p383601

Abs,

Carlos Freire

Obrigado Carlos! Fiz os teste com o polo positivo e chave fora da ignição. Apresentou uma tensão de Pico de 0.16mA e logo cai para 0.03mA. muito pouco. A questão é que segui realizando alguns testes e percebi que o polo positivo do carro e a carcaça quase fecham um curto. Por exemplo, desliguei tudo da bateria agarrei os fios vermelhos e a malha, deu continuidade zero e depois caiu para 500 ohms, depois fiz outro teste, liguei somente o polo positivo na bateria, liguei o multímetro no polo negativo que não tinha nenhum cabo ligado nele, e depois comecei a encostar a outra ponteira na carcaça e sempre dava 12V, estou ficando louco já, a questão é que o carro liga e funciona tudo normalmente, apenas esse problema de não pegar pela manhã, eu tenho desligado a bateria a noite e funciona normalmente, também verifiquei a tensão de carga, 14,01 dai desliga o carro a bateria fica em 13,65 e vai caindo, ligo ele na hora ja sobe pros 14,01, e a bateria desligada de um dia para o outro caiu para 12,85.

Abraços
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Carlos A. Freire
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Re: COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não se faz teste assim... Desta forma está medindo impedância de todo circuito elétrico do carro. Fica muito confuso e não chega a conclusão alguma. Imagine quantos componentes e equipamentos pendurado no circuito elétrico...
O ideal é fazer o teste de corrente de repouso (não é tensão) e estando baixa, relaxa que o carro não tem problema. Se a carga da bateria está caindo, ela está com defeito ou o alternador não está gerando carga para ela.

Abs,

Carlos Freire
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Re: COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II

Mensagem não lida por Daniel Puyo »

Carlos A. Freire escreveu:Não se faz teste assim... Desta forma está medindo impedância de todo circuito elétrico do carro. Fica muito confuso e não chega a conclusão alguma. Imagine quantos componentes e equipamentos pendurado no circuito elétrico...
O ideal é fazer o teste de corrente de repouso (não é tensão) e estando baixa, relaxa que o carro não tem problema. Se a carga da bateria está caindo, ela está com defeito ou o alternador não está gerando carga para ela.

Abs,

Carlos Freire
Gostaria de compartilhar a resolução do meu problema e agradecer as respostas Carlos, achei um vídeo no youtube relatando uma fuga superficial na bateria, cheguei em casa e fiz o teste, ponteira no polo negativo e a ponteira vermelha fui testando a tensão na carcaça da bateria, e realmente tinha tensões de 5v, 9v, e ate 11v, limpei toda a bateria com Bicarbonato de Sódio e parou toda a fuga, testei o carro hoje e esta zerado pegou de primeira!

Segue link do vídeo que me ajudou:

https://www.youtube.com/watch?v=lX9fe7V4GQw

Abraços
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