CAPA TÉRMICA PROTETORA DE BATERIAS - PROJETO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

CAPA TÉRMICA PROTETORA DE BATERIAS - PROJETO

Mensagem não lida por waldir »

CAPA TÉRMICA PROTETORA DE BATERIAS - PROJETO CASEIRO

Amigos,
Em continuidade ao evento semi-explosivo da minha bateria e do vídeo sobre a bateria do NISSAN TIIDA que postei anteriormente: viewtopic.php?f=6&t=33501
eu pesquisei para comprar uma capa térmica protetora e encontrei no Mercado Livre 2 tipos, uma de acabamento ruim e alto preço (Capa Protetora Bateria 55ah Astra,zafira,s1o,vectra Original – R$80,00 + Frete) e outra melhor acabada e com preço de R$45,00 + Frete (verifiquei hoje que o vendedor tirou o anúncio do ML (?). Nas concessionárias GM daqui, por telefone o preço era de R$80,00 sob encomenda, isto é, pague e vá buscar 10 dias após.

Aí, como eu não faltava às aulas de trabalhos manuais no colégio, planejei uma capa caseira.

Em princípio eu tinha a intensão de revestir uma caixa de EVA com aquelas folhas de alumínio que se usa para reparos na parede corta-fogo ou no assoalho, mas, achei que o calor faria escorrer o piche adesivo das folhas ficando melecado e além do risco de dar curto com o conector positivo por algum descuido. Então minha filha opinou: use aqueles forros de tabua de passar roupa que são refratários, ‘pero no mucho’.

Foi o que fiz e que poderão avaliar no projeto que segue mais abaixo.
Estou há uma semana monitorando a temperatura abaixo do capô e encontrei o que segue:

Ar Condicionado desligado:
Temperatura no entorno da bateria sem a capa atingiu 60º C ao armar a ventoinha pela primeira vez, para a troca de calor do liquido de arrefecimento no radiador. Quando a ventoinha desligou a temperatura estava em 48ºC
Dentro da capa a temperatura chega a subir de 2º à 4º C acima da temperatura ambiente. Isto é ontem 19.08 no congestionamento às 18:10 a temperatura ambiente neste ‘inverno-verão’ estava em 26ºC e dentro da “bolsa” estava 30ºC.

Com o AC ligado,
isto é, com a ventoinha na 1ª velocidade a temperatura dentro da bolsa se iguala à temperatura ambiente e as vezes chega a cair 1º C
No meu ponto de vista atingi o objetivo que é de preservar ao máximo a bateria evitando que ela atinja o ponto crítico de 50ºC

Imagem

Segue um plano com as medidas da caixa que montei em EVA (2 folhas de 60X40cm = R$3,55 por folha; Cola Cianoacrilato Super adesivo instantâneo 20 gr R$ 9,80 (já tinha); Forro Metalizado 1,20m x 48cm na loja de quinquilharias do China R$ 14,00 . Total R$33,00
http://www.utilud.com.br/produtos.php?prod=4

As folhas de EVA (encontram-se em lojas de materiais escolares) são para possibilitar o revestimento com o tecido refletor de calor e servir também de isolante. Somente o EVA (2 +2 = 4mm) não suportaria o calor de 60ºC ficaria deformado. EVA de 2mm corta-se com tesoura ( é como faca quente na manteiga). Não use a cola indicada para EVA por que demora 12 horas para secar. Utilizei somente a Cianoacrilato (que é um superbond melhorado no meu entender) que cola de imediato. O tecido eu mesmo costurei com agulha e linha grossa, a primeira que achei na caixa de costura da dona da pensão. E as partes do tecido encostados na caixa de EVA (tampa por ex.) também foram coladas. No diagrama abaixo corte as linhas pretas, as azuis são dobras e o que está marcado com X são descartados.
A bateria de 60Ah Moura mede 25cm de comprimento e 18cm de altura e 18cm de largura. Eu coloquei ½ cm à mais na altura e largura para ficar com um pouco de folga e para dificultar a transferência de calor de fora para dentro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Se alguém tiver outra sugestão de melhoria estou disposto a implementar

Waldir
19.08.2015
Editado pela última vez por waldir em 19 Ago 2015, 19:00, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: CAPA TÉRMICA PROTETORA DE BATERIAS - PROJETO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir, a capa de bateria original não tem fundo. Ou seja, com a bateria fixada no carro, é só soltar os cabos e colocar essa capa.
Veja nesses links, como é a capa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... meriva-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

O tecido cobre algum material interno, que não sei dizer o que é ou qual é o material. É como um colete a prova de balas, com as devidas proporções.
Não sei dizer se o material é apenas para deixar firme ou se tem algo para devida proteção de temperatura e de explosão, pois só o tecido fica mole.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: CAPA TÉRMICA PROTETORA DE BATERIAS - PROJETO

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,

eu já tinha visto no ML e uma numa casa de baterias, era de 2ª mão e só de encaixar por cima ( o cara queria 20 reais)

Mas eu fiz com fundo pq o assento da bateria retém calor.

Em virtude do EVA ser maleável e o tecido que coloquei também, eu tomei o cuidado de que a bateria ficasse bem firme encaixada nas abas e fixada pela garra onde vai o parafuso de fixação. Se eventualmente romper o casco novamente o eletrólito deverá ficar contido na caixa.

O material que utilizam nas capas boas pode ser um tecido com fibra de vidro e ou Kevlar (dos coletes) que eu acho caríssimo.
A capa que citei que custava R$45,00 ela tinha fundo, mas com aberturas na base para facilitar a fixação e "parecia ser" igual a trama dos coletes e com um revestimento interno com lã acrílica (foi o que me pareceu).
Editando: olhando melhor a foto do anúncio abaixo a capa também não tem fundo, onde eu achei que era vazado, na verdade é a tampa com e as laterais com um degrau para deixar livre os bornes.

Voltou o anúncio no ML, dê uma olhada:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mpinas-_JM
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: CAPA TÉRMICA PROTETORA DE BATERIAS - PROJETO

Mensagem não lida por Rafaelo »

a minha capa GM o material é o betume, é asfalto em forma de tecido. tanto é que é repelente dagua, a agua escorre e nao absorve devido o betume.

o betume por si só ja é um material refletor termo acústico. existem feltros betumados que sao feitos pra isso mesmo, o forro do cofre do monza é feito disso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder