Dicas de Manutenção

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
cfeelipes
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Ago 2015, 18:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Dicas de Manutenção

Mensagem não lida por cfeelipes »

Olá pessoal!

Sou novo no fórum e gostaria apenas de uma orientação, pois tenho algum conhecimento básico na parte de mecânica do meu antigo carro (Corsa MPFI 1.0), mas nenhum nesse carro em específico.

Neste sábado dia 15/08 estou indo dar uma olhada em um Monza SL/E 1.8 1987, vermelho, duas portas.

Segundo proprietário (que é um amigo de confiança), o carro foi feito motor a 2 anos atrás e encontra-se com menos de 10 mil km, pois o mesmo anda muito, muito pouco com o carro, motivo é que ele ainda não tem carteira, apenas dava voltas na região onde mora.

Pelo que foi me informado (ainda vou ver o carro), o Monzão está precisando de uma geral apenas na estética, visto que ele afirma estar bom na parte mecânica.

Gostaria de saber o seguinte: O que eu preciso verificar nesse Monza que está a um certo tempo parado? Quais problemas mais comuns que posso verificar, antes de ter algum tipo de dor de cabeça?

E por último, gostaria de dicas de quem possui um Monza quanto a utilização do carro diária, visto que eu quero reformá-lo e deixá-lo o mais estável/durável possível.


Desde já agradeço.

Sds, Felipe.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dicas de Manutenção

Mensagem não lida por DÉCO »

cfeelipes escreveu:Olá pessoal!

Sou novo no fórum e gostaria apenas de uma orientação, pois tenho algum conhecimento básico na parte de mecânica do meu antigo carro (Corsa MPFI 1.0), mas nenhum nesse carro em específico.

Neste sábado dia 15/08 estou indo dar uma olhada em um Monza SL/E 1.8 1987, vermelho, duas portas.

Segundo proprietário (que é um amigo de confiança), o carro foi feito motor a 2 anos atrás e encontra-se com menos de 10 mil km, pois o mesmo anda muito, muito pouco com o carro, motivo é que ele ainda não tem carteira, apenas dava voltas na região onde mora.

Pelo que foi me informado (ainda vou ver o carro), o Monzão está precisando de uma geral apenas na estética, visto que ele afirma estar bom na parte mecânica.

Gostaria de saber o seguinte: O que eu preciso verificar nesse Monza que está a um certo tempo parado? Quais problemas mais comuns que posso verificar, antes de ter algum tipo de dor de cabeça?



E por último, gostaria de dicas de quem possui um Monza quanto a utilização do carro diária, visto que eu quero reformá-lo e deixá-lo o mais estável/durável possível.


Desde já agradeço.

Sds, Felipe.
.
Primeiro, seja bem vindo Felipe !
Vamos por partes = O conhecimento no Corsa nao vai ajuadar neste momento, só num EFI , que nao é o caso .

----------------------------
Neste sábado dia 15/08 estou indo dar uma olhada em um Monza SL/E 1.8 1987, vermelho, duas portas.

Alcool, gasolina ? Bura 2E ou blfa ? Fase 2 ? Opcionais ?
Qual uso vc pretende pra ele ? cidade perto, cidade longe, viagem esporadica, viagem sempre ?
Gostaria de saber o seguinte: O que eu preciso verificar nesse Monza que está a um certo tempo parado? Quais problemas mais comuns que posso verificar, antes de ter algum tipo de dor de cabeça?
Quanto tempo parado ? alcool gasolina. mto importante.
De acordo com resposta tem algumas verificaçoes, precisamos mais informaçoes . . .
Responda perguntas antes de ligar o carro, lata alinhada a gente pinta !

Aguardando respostas . . . .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
cfeelipes
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Ago 2015, 18:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas de Manutenção

Mensagem não lida por cfeelipes »

Olá Deco, valeu pela resposta e pela ajuda!

Então, o carro é a Álcool, tem vidros e retrovisores elétricos como opcionais.
Referente ao tempo parado, umas duas vezes por mês ele liga o carro e dá uma volta, nesse caso está a um mês parado +-.

Infelizmente não sei o que é e se o carro é Bura 2E ou blfa.

Quanto a utilização, eu moro em Curitiba e utilizo o carro somente finais de semana, pois vou trabalhar de ônibus. Rodo sempre na cidade, viajo raramente. Minha utilização é uma média de 60Km por mês.


Tenho mais dúvida na hora de olhar a parte mecânica do carro, pois segundo ele o motor foi feito recentemente, mas como ele não roda muito me deu um pouco de medo (claro, pode ser um ponto positivo também).

Agradeço muito a ajuda! Um grande abraço.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dicas de Manutenção

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Bom c liga 2x por mes ta bom, nao é exatamente um carro parado.

Foi feito o motor ? o que foi feito ? trocar anel e bronzina nao é fazer o motor, ele tem nota do serviço executado ? garantia ?

O ano do carro é bom, ja é fase 2 deve ser um bura 2E eu acho, teria que ver pessoalmente (apesar de nao fazer tanta difernça, o 2e é melhor e tem mais recursos)

Aí que ta, c o carra for de boa indole ele vai te falar exatamente o que fez no motor, agora o meu medo é de ser apenas uma " maguiagem " , nao to falando que é o caso, mas dependendo do que foi feito pode ser positivo ou negativo.

Retifica de virabrequim e bronzinas novas de marca boa (mahle, metalleve), retifica de camisa kit pistao anel novo , - Pode comprar sem medo - .

Apenas troca de aneis e bronzinas - Eu nao confio , teria que ser avaliado o nivel de desgaste, existe uma margem para a troca apenas de aneis e bronzinas, e c tentar trocar aneis e bronzinas com as camisas e o virabrequim ruim, vai dar pau em pouco tempo - Tem que avaliar -

Alinhamento de lata, farois e lanternas . Condiçoes dos acabamentos internos quanto a trincos etc, peças dificeis de achar e com preço alto .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder