TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

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waldir
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TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

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TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA – MULTEC 700 – ROCHESTER/DELPHI – LINHA GENERAL MOTORS

Em virtude de não ter encontrado mais o processo de leitura fixado num dos segmentos deste fórum, que faço a reedição complementada e postada na seção de DICAS

Indicação de defeito

A unidade de comando assume como defeito os valores que estão nos extremos.
Quando é apresentado um dos valores extremos (0 ou 5 volts), a CPU/UCE reconhece como defeito (tensão muito baixa ou muito alta).
Nesse momento, ela começa a trabalhar com outras informações e imediatamente, avisa ao condutor através de uma lâmpada piloto um
possível defeito no sistema.
Esse defeito é gravado em código na memória de acesso aleatório (memória RAM) que poderá ser acessado para facilitar a busca do defeito.

Rastreamento dos códigos de defeitos

Como já foi descrito anteriormente, os defeitos ficam armazenados em códigos numa memória temporária (RAM) e pode ser checado os
seus dados posteriormente.
Para checar os códigos gravados na memória RAM é necessário um equipamento chamado "SCANNER" ou por Rastreamento.

Rastreando defeitos sem o scanner

Alguns sistemas de injeção digital permitem o rastreamento dos códigos de defeito sem a necessidade do scanner, por meio
de códigos de piscadas.

Abaixo seguem os sistemas que permitem esse recurso:
- Rochester Multec 700;
- Delphi Multec EMS; - FIC EEC-IV;- Bosch Motronic M1.5.2 Turbo;
- Bosch Motronic M1.5.4;

Em todos os casos deve-se ter uma tabela com os códigos de defeito.

Obtendo os códigos de defeitos

Todo processo se inicia por um jumper nos terminais do conector de diagnóstico ALDL.
Logicamente para cada tipo de conector há um processo diferente na ligação. Mas, vamos focar aqui somente no caso dos Monzas EFI.

A localização do conector ALDL do Monza/Kadett e Ipanema EFI fica no lado direito interno da cabine e abaixo do porta- luvas como podem verificar nas fotos abaixo. A configuração mais comum é onde se vê a conexão A e B em vermelho.
[Nos Omegas 2.2 e 4.1 fica sob o painel lado do motorista]

Imagem

Imagem

Imagem

O jumper pode ser feito até com um clips de papel aberto, mas com extensão suficiente para o manuseio devido o conector estar
longe da borda da capa plástica que protege o Conector ALDL e a UCE.

Após feito o “jumpeamento” ao se ligar a chave de ignição, a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção localizada no painel de instrumentos começará a piscar.

[OBS.: o jump no A e B também coloca a UCE em "modo de ajuste" (CO e avanço do distribuidor- 'ponto') mas, para isso é necessário que o motor esteja bem quente, isto é, após ter ligado a ventoinha 2 vezes e o jump se faz com o motor ligado e ao fazê-lo a ventoinha vai ser acionada na 2ª velocidade]

1- Após feito o jumper,
2- Liga-se a chave de ignição,
3- A lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção localizada no painel de instrumentos começará a piscar.
4- A ventoinha é acionada.
5- É justamente essas piscadas que iremos utilizar para descobrir qual o defeito gravado na memória RAM.

As piscadas ocorrem numa sequência lógica que vale para todos os sistemas de injeção cuja unidade de comando permite esta estratégia.

Segue abaixo um exemplo:

Imagem

PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
Observe que ocorreram duas piscadas e uma pausa curta. Em seguida mais cinco piscadas e uma pausa longa.
As duas piscadas antes da pausa curta representa a dezena e as cinco piscadas após a pausa curta representa a unidade. Sendo assim, obtivemos o código 25.

Vamos a um outro exemplo:
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
Creio que agora você já saiba qual o código de defeito. Se você pensou 32 está correto.
Cada código é repetido 3 vezes até passar para o próximo código. Sendo assim, se tivermos os códigos 25 e 32 gravados a sequência será:

PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
Veja que a sequência de códigos foram: 12 - 12 - 12 - 25 - 25 -25 - 32 - 32 - 32

Na linha GM o código 12 significa sem sinal de rotação.Como o motor vai estar parado no momento da verificação, esse código não é considerado defeito. Assim, caso o sistema não apresente nenhum defeito, somente o código 12 será apresentado.

O sistema faz um looping, ou seja, assim que os códigos terminarem, volta a se repetir novamente.


Segue abaixo a tabela com os códigos lampejantes.

DESCRIÇÃO DOS CÓDIGOS LAMPEJANTES do MONZA EFI
12 Sem sinal do sensor de rotação e PMS
14 Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento CTS - tensão baixa
15 Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento CTS - tensão alta
21 Sensor de posição de borboleta de aceleração TPS - tensão alta
22 Sensor de posição de borboleta de aceleração TPS - tensão baixa
24 Sem sinal do sensor de velocidade - VSS
33 Tensão alta no sensor de pressão absoluta - MAP
34 Tensão baixa no sensor de pressão absoluta - MAP
35 Falha no atuador de marcha lenta - IAC
42 Falha no controle do avanço da ignição (Multec 700) ou seja, falha na comunicação do Módulo HEI com a UCE
51 Substitua o EPROM da ECM/ECU
54 Potenciômetro de ajuste de CO fora da faixa/falha no circuito (Multec 700)
55 Defeito na unidade de comando ECU/ECM – substituir

DESCRIÇÃO DOS CÓDIGOS LAMPEJANTES do Omega 2.2 MPFI e Omega 4.1
que apresento aqui devido os conectores ALDL terem a mesma posição do jumper nos terminais A e B para gerar a leitura dos códigos.

12 – Sistema OK, não há problemas
13 – Circuito aberto no Sensor de Oxigênio
14 – Voltagem baixa no CTS
15 – Voltagem alta no CTS
19 – Sinal incorreto do RPM
21 – Voltagem alta no TPS
22 – Voltagem baixa no TPS
24 – Nenhum sinal no VSS
25 – Voltagem baixa na Válvula Injetora
25 – Válvula de Injeção 1 Cilindro curto com positivo (Omega 4.1)
26 – Válvula de Injeção 2 Cilindro curto com positivo (4.1)
27 – Válvula de Injeção 3 Cilindro curto com positivo (4.1)
28 – Válvula de Injeção 4 Cilindro curto com positivo (4.1)
29 – Válvula de Injeção 5 Cilindro curto com positivo (4.1)
29 – Relé da Bomba de Combustível – voltagem baixa
31 – Falha na Válvula EGR
31 – Nenhum sinal de rotação do motor Sensor de Pulso (4.1)
32 – Relé da Bomba de Combustível – voltagem baixa
32 – Válvula de Injeção 6 Cilindro curto com positivo (4.1)
33 - Sensor MAP – voltagem alta
34 – Sensor MAP – voltagem baixa
35 – Controle de ar da marcha lenta – IAC
38 – Voltagem baixa no circuito do Sensor de Oxigênio (4.1)
39 – Voltagem alta no circuito do Sensor de Oxigênio (4.1)
41 – Bobina linha EST Cilindros 2+3 Voltagem alta
41 – Bobina linha EST cilindros 1+4 voltagem alta
43 – Circuito do Sinal de Detonação
44 – Voltagem baixa no Circuito do Sensor de Oxigênio
45 – Voltagem alta no Circuito do Sensor de Oxigênio
48 – Voltagem baixa na Bateria
49 – Voltagem alta na Bateria
51 – Substitua o EPROM da ECU/ECM
52 – Voltagem alta na lâmpada de anomalia (4.1)
53 – Voltagem baixa no relé da Bomba de Combustível (4.1)
54 – Voltagem alta no relé da Bomba de Combustível (4.1)
55 – Substitua a ECU/ECM
56 – Voltagem alta no IAC curto com o positivo (4.1)
57 – Voltagem baixa no IAC curto com a massa (4.1)
63 – Bobina linha EST cilindros 2+3 voltagem baixa
64 – Bobina linha EST cilindros 1+4 voltagem baixa
66 – Falha no transdutor de pressão do Condicionador
69 – Voltagem baixa na temperatura do ar na admissão
71 - Voltagem alta na temperatura do ar na admissão
73 – Voltagem baixa no Sensor de Fluxo de Ar (4.1)
74 – Voltagem alta no Sensor de Fluxo de Ar (4.1)
75 – Sinal de transmissão automática – curto à massa (4.1)
76 – Sinal de transmissão automática – tempo muito longo (4.1)
81 à 86 – Curto à massa dos Cilindros 1 à 6 (4.1)
81 – Voltagem alta na Válvula do Injetor
87 – Voltagem baixa no relé de corte do ar condicionado (4.1)
88 – Voltagem alta no relé de corte do ar condicionado (4.1)
93 – Voltagem baixa no Sensor Magnético Hall (4.1)
93 – Falha do Modulo QUAD DRIVER U8
94 – Falha do Modulo QUAD DRIVER U9
94 – Voltagem alta no Sensor Magnético Hall (4.1)
135 – Lâmpada de Anomalia – curto à massa (4.1)
136 – Estágio de Potência da UC curto com o positivo (4.1)


FONTE: Ciclo Engenharia/Fábio Ribeiro Von Glehn; Curso de Injeção Eletrônica - http://www.therebels.com.br; e outros sites na WEB

22.03.2015
waldir
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waldir
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Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por waldir »

Aproveitando para ilustrar com um video que achei no Youtube

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Enéias
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Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por Enéias »

Monzeiros.

Fiz o teste lampejante, só aparece o código 12, pisca pausa pisca pisca. Porém a luz de marcha ascendente fica acesa, seria normal? Ou anomalia no VSS?


Abraços.
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Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por tyo »

Enéias escreveu:Monzeiros.

Fiz o teste lampejante, só aparece o código 12, pisca pausa pisca pisca. Porém a luz de marcha ascendente fica acesa, seria normal? Ou anomalia no VSS?


Abraços.
normal amigo ela ascende quando se "jumpeia"
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Enéias
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Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por Enéias »

tyo escreveu:
Enéias escreveu:Monzeiros.

Fiz o teste lampejante, só aparece o código 12, pisca pausa pisca pisca. Porém a luz de marcha ascendente fica acesa, seria normal? Ou anomalia no VSS?


Abraços.
normal amigo ela ascende quando se "jumpeia"
Certo tyo, mas um detalhe: ele na funciona/ascende quando esta em movimento para a troca de marchas.

Abraço.


EDIT: tinha removido os cabos + e - da bateria, recoloquei e fiz o teste lampejante e só apareceu o código 12.

Dei uma volta pra testar e a luz de injeção ficou acesa, refiz o teste e apareceu o código 24 = VSS

De fato a luz de marcha ascendente não funciona e a lenta esta oscilando, VSS é novo.

:smt023
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Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por waldir »

De fato a luz de marcha ascendente não funciona e a lenta esta oscilando, VSS é novo.
O VSS deve ser necessáriamente de 8 pulsos
e
veja se o fio negativo está conectado na carcaça do alternador (negativo) se estiver em outro borne (positivo) não funcionará.

Inspecione corretamente o conector do VSS que pode estar oxidado e passando mensagem erra ou nem passando.

viewtopic.php?f=15&t=29663
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Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por Enéias »

waldir escreveu:
De fato a luz de marcha ascendente não funciona e a lenta esta oscilando, VSS é novo.
O VSS deve ser necessáriamente de 8 pulsos
e
veja se o fio negativo está conectado na carcaça do alternador (negativo) se estiver em outro borne (positivo) não funcionará.

Inspecione corretamente o conector do VSS que pode estar oxidado e passando mensagem erra ou nem passando.

viewtopic.php?f=15&t=29663

waldir, testei o sensor fora do carro com multimetro ontem e deu 0.08V, comprei-o como sensor de 8 pulsos.

Estou pensando em trocar os conectores do sensor, que não tem vedação, por um com vedação de borracha, tipo do bico, MAP ou outro

antes

vou fazer uma nóva limpeza no conector, que também medi e tem corrente 11.alguma coisa.

Vi este tópico ontem de cabo a rabo, agradeço a contribuição.

Pergunta: é possivel fazer o negativo do VSS em outro local para teste ou tem que ser no alternador? não encontrei esta informação.
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Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por waldir »

Enéias,

é possivel utilizar outro ponto negativo.
Pode ser até da bateria.
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