TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
vitorcjr
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Dez 2015, 16:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por vitorcjr »

Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida referente ao VSS, possuo um 2º monza 93, já há algum tempo verifico que quando pego rodovia, a luz a injeção acende e não apaga, não percebia nenhum problema, mas na última vez que peguei a estrada na volta para casa verifiquei que quando reduzia para 4ª marcha e pisava fundo o carro ficava manco, então tinha que pisar gradativamente, achei estranho; resolvi fazer o teste lampejante e para minha surpresa está tudo ok, apenas o código 12 é apresentado, então pergunto será que pode ter sido álcool de qualidade inferior? Mas porque a danada da luz acende e não apaga? Outro detalhe, a luz de troca de marcha só acendeu quando fiz o teste, porque no dia a dia ela não acende, o que poderia estar ocorrendo?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sistema Multec 700 utilizado no Monza EFI, não tem sonda lambda, então, não vai perceber, gravar códigos de falhas ou acender a luz de anomalias se o combustível estiver fora do padrão.
Também não acusa problemas relacionados a bomba de combustível e bico injetor. Esse sistema monitora os sensores, o ponto eletrõnico e o atuador de marcha lenta.

Recomendo que faça os testes de funcionamento de todos os sensores, com uso de scanner e com veículo em movimento, onde ocorre o sintoma. Só assim vai identificar o defeito e saberá o que está acontecendo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por Enéias »

Monzeiros, só uma curiosidade.

Existe alguma forma de ligar algum tipo de scanner no notebook? tipo por cabo USB? ao invés de comprar o scanner proprio?


Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Enéias escreveu:Monzeiros, só uma curiosidade.

Existe alguma forma de ligar algum tipo de scanner no notebook? tipo por cabo USB? ao invés de comprar o scanner proprio?


Abraços.
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 14&t=24823

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vitorcjr
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Dez 2015, 16:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por vitorcjr »

Carlos A. Freire escreveu:O sistema Multec 700 utilizado no Monza EFI, não tem sonda lambda, então, não vai perceber, gravar códigos de falhas ou acender a luz de anomalias se o combustível estiver fora do padrão.
Também não acusa problemas relacionados a bomba de combustível e bico injetor. Esse sistema monitora os sensores, o ponto eletrõnico e o atuador de marcha lenta.

Recomendo que faça os testes de funcionamento de todos os sensores, com uso de scanner e com veículo em movimento, onde ocorre o sintoma. Só assim vai identificar o defeito e saberá o que está acontecendo.

Abs,

Carlos Freire
Ok Carlos valeu pelas informações, obrigado :smt023
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por waldir »

Hoje 07.01 voltando da cidade o motor deu uma rateada e acendeu a luz de anomalias e houve uma recuperação do funcionamento. Isto é, a UCE entrou em modo emergencial dando um bypass no sensor com defeito.

Chegando em casa fiz o teste lampejante e acusou código 33 - Pressão alta no Sensor MAP que poderia ser mangueira furada.

Soltando a carcaça do filtro vi que a mangueirinha de polietileno que liguei entre os dois joelhos MAP e TBI havia se soltado de um lado, justificando-se o código 33 (semelhante à mangueira furada). Coloquei um pedaço novo e voltou ao normal.

Aí está a importância do Teste Lampejante: em 15 minutos estava tudo resolvido. :smt023
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
AGC
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 23 Mar 2014, 11:34
Cidade: Santa Adélia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por AGC »

Meu Monza aparece o código 34 - baixa tensão no Sensor MAP. De vez em quando corta aceleração e dá pequenas falhadas. Será que o sensor MAP está com defeito, ou tem alguma possibilidade de ser a alimentação do sensor MAP que está interferindo, tipo uma má isolação do chicote, sujeira nos terminais, coisa do tipo?
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA

Mensagem não lida por waldir »

Código 34 pode ser mangueira entupida, mangueira dobrada, combustível dentro do MAP

Tire o MAP e bata com o 'caninho' na palma da mão ou num papel toalha e veja se não há liquido dentro.
Tire a mangueira e examine se não está entupida.
Cuidado em tirar a mangueira que o Map pode estar ressecado e quebrar o caninho.

E verifique se a mangueira está posicionada corretamente abaixo da linha da borboleta

Imagem

É difícil ter problema de contato nos fios por que o conector verde é fixado e o fio não fica dançando
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder