FILTRO DE COMBUSTÍVEL - ALCOOL HIDRATADO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

FILTRO DE COMBUSTÍVEL - ALCOOL HIDRATADO

Mensagem não lida por waldir »

FILTRO DE COMBUSTÍVEL - ALCOOL HIDRATADO
CARCAÇA DE ALUMÍNIO OU PLÁSTICA

No Manual do Proprietário a recomendação é trocar a cada 10.000 Km.

Eu já havia aberto o filtro de carcaça plástica há algum tempo e juntei a foto dela no último conjunto que segue.

Mas, de certa forma eu fiquei surpreso com a sujidade e a ‘geleca’ grudada nas paredes da carcaça de alumínio.

Penso que é o mesmo fator que faz gerar incrustações quando se passa água por um cano de alumínio e há um meio elétrico, que é o caso dos chuveiros e que formam pedrinhas de óxido e que entopem o crivo do chuveiro.

Aqui na carcaça do filtro deve ocorrer o mesmo, pois há uma corrente negativa circulando no meio liquido (no meu caso álcool hidratado).

editado: Hoje, 02.11.14 verificando a carcaça, a geleca secou e virou pó, isto é, óxido de alumínio e mais alguma coisa (?)
Na saída do filtro, caninho mais fino, também forma a geleca, por que é um reação química num meio elétrico, e, certamente vai parar no filtro da válvula injetora. Ao meu ver, EVITE filtros com carcaça de alumínio.

Imagem

Imagem

A minha sugestão é trocar o filtro de combustível com no máximo 5.000 Km, efetuando juntamente com a troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível.
Custo médio:
4 litros de óleo lubrificante = R$ 90,00
1 filtro de óleo = R$ 11,50
1 filtro de ar = R$ 10,50
1 filtro de combustível = R$ 15,00

Quem roda 5.000 km a cada 3 meses penso que pode esperar os 10.000 Km
Quem roda 5.000 km a cada 6 meses e em regime pesado (cidade e congestionamento) não dá para esperar mais.
O filtro de ar há a chance de virar 180º no 3º mes e aproveitar bem.

Imagem

Monza à gasolina além dos ‘batismos’ com solventes, água e outros(óxido de ferro), em grau maior que o álcool, a gasolina comum ‘pode’ sedimentar goma, que é semelhante à ’geleca’ da 1ªs fotos. Se for GNV a gasolina comum costuma deteriorar aumentando o índice de goma.

Portanto, não deixe seu motor asmático ou alérgico e nem com ‘arteriosclerose’.

viewtopic.php?f=15&t=30809

Nos EFIs o combustível passa pelo filtro do pescador no tanque,
filtro interno da bomba de combustível,
filtro de combustível e depois pelo
filtro da válvula injetora.

O filtro de combustível saturado vai impor um esforço maior na bomba de combustível gerando desgaste prematuro.
Bomba Delphi = R$ 180,00
Bomba M. Marelli R$ 107,00

01.11.14
waldir
Editado pela última vez por waldir em 03 Nov 2014, 14:48, em um total de 6 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: FILTRO DE COMBUSTÍVEL - ALCOOL HIDRATADO

Mensagem não lida por tyo »

ai sim Waldir meu carburado eu troco a cada 6 meses ou 5 mil km geralmente 6 meses pois eu não ando muito com o Monzão!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FILTRO DE COMBUSTÍVEL - ALCOOL HIDRATADO

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

MONZAS MOVIDOS A ETANOL

Não utilizem filtro de combustível com caneca de alumínio (FRAM e outros) Deem preferência aos de canecas plásticas.

Ontem, após meu motor falhar ao pegar, resolvi fazer uma limpeza prematura no TBI, isto por que já havia feito em Setembro/14

Só que em final de OUT 14 eu troquei o filtro como viram na matéria inicial, aí a inês já era morta :smt021

Então, na limpeza do TBI de ontem eu encontrei a "geleca", um pingo de 5mm de diâmetro sambando na peneirinha da válvula injetora dando instabilidade no fluxo de combustível.

O que ocorre/eu : a ação do álcool sobre o alumínio (+) condutividade elétrica (semelhante ao que ocorre no arrefecimento) forma óxido de alumínio em forma de "geleca".

A "geleca" que foi parar no TBI se desprendeu da saída(caninho) do filtro que é de alumínio e entupiu a redinha da válvula injetora :smt010

O combustível é filtrado grosseiramente no pescador do tanque, e filtrado ainda grosseiramente na redinha interna da bomba de combustível, e filtrado refinadamente no filtro de combustível (papel especial) e segue para o TBI onde é filtrado mais uma vez nas redinhas no entorno da válvula injetora.

Portanto, quem tem Monza a etanol, evitem os filtros de alumínio.

Quem tem Monzas a gasolina devem ficar espertos também por que além de uma possível "goma" pode ocorrer em menor escala a formação de "geleca" devido a adição de 27% de álcool anidro na gasolina que a longo prazo poderá se formar nos filtros de alumínio.

waldir
12.02.15
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: FILTRO DE COMBUSTÍVEL - ALCOOL HIDRATADO

Mensagem não lida por vrsilva »

Legal Waldir, vlw pela dica... da próximo vou colocar um de plástico... E também fazer a limpeza do filtro do bico... Ou trocar de uma vez...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FILTRO DE COMBUSTÍVEL - ALCOOL HIDRATADO

Mensagem não lida por waldir »

E também fazer a limpeza do filtro do bico... Ou trocar de uma vez...
Vinícius,

já há alguns anos que eu não troco os filtros da válvula... eu os tenho lavado com car80... lavou tá novo :D

Aqui por Campinas só tenho encontrado o kit de reparo do TBI (juntas e anéis de silicone)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: FILTRO DE COMBUSTÍVEL - ALCOOL HIDRATADO

Mensagem não lida por vrsilva »

Exatamente Waldir, não tem vindo mais os filtros do "bico" só vem as juntas e anéis mesmo... Por aqui em sorocaba é a mesma coisa, parece que estão vendendo separado atualmente...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder