REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por waldir »

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=25865

REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

O regulador de pressão, como o seu nome já diz, tem por função regular a pressão do combustível na linha, para que as válvulas injetoras possam pulverizar a massa de combustível em quantidade suficiente para o motor.

O regulador de pressão pode estar montado em três posições, dependendo do sistema de injeção eletrônica utilizado:

.No corpo de borboleta (sistema monoponto);
.Na extremidade do tubo distribuidor (sistema multiponto);
.No copo estabilizador, junto à bomba de combustível (sistema multiponto returnless = sem retorno).

A pressão de trabalho também depende diretamente do tipo de sistema empregado, podendo variar entre 0,8 a 3,5 BAR. Esta pressão influencia diretamente no volume de injeção, ou seja, quanto maior for a pressão maior será o volume injetado.

A pressão indicada para o Monza é de 1,8 a 2,2 Bar; sendo o ideal 2,0 Bar

Imagem

O regulador é constituído de uma membrana e por uma mola calibrada. A membrana (diafragma) controla uma válvula que se abre e fecha de acordo com a pressão do combustível. Quando a válvula estiver fechada, o único ponto de fuga do combustível é o eletro-injetor e, por ter orifícios minúsculos não suporta a vazão produzida pela bomba. Com isso a tendência da pressão é subir.

Ao se atingir uma determinada pressão, a mola é comprimida, fazendo com que a membrana e a válvula se movam, abrindo a passagem do combustível para a linha de pressão. Isso fará com que a pressão caia rapidamente, começando um novo ciclo de trabalho.

No sistema monoponto, normalmente há um canal de desvio chamado by-pass. Esse canal possibilita a queda de pressão na linha assim que a bomba de combustível pára de funcionar. Já no sistema multiponto esse canal não existe, portanto, a pressão de linha se mantém, mesmo depois de desligado a bomba de combustível.

Imagem

Neste sistema, o regulador de pressão possui uma tomada de vácuo que é ligado ao coletor de admissão, após a
borboleta de aceleração. Isso possibilita o aumento de pressão na linha durante a abertura da borboleta de
aceleração.

Já o regulador tipo returnless não possui linha de retorno e nem tomada de vácuo.
O nome "Returnlees" não se refere apenas ao regulador de pressão e sim no conjunto "bomba de combustível e
regulador de pressão" cujo regulador está incorporado à flange de fixação da bomba de combustível. Com isso, o
regulador não fica montado no tubo distribuidor (sistema multiponto) ou no corpo de borboleta (monoponto) no qual
era feito o retorno de combustível ao tanque.

A função do regulador de pressão para o sistema returnless é a mesma do regulador convencional, montado no tubo
distribuidor ou corpo de borboleta. Deve-se ressaltar somente a inexistência do tubo de ligação da câmara da mola
(vácuo) com o coletor de admissão.
Em função da não referência da tomada de vácuo, o que resulta numa pressão constante na linha de combustível
mesmo na marcha lenta, deve-se compensar o enriquecimento da mistura nas acelerações apenas no tempo de
injeção.

Imagem

waldir
10.06.14
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 470
Registrado em: 24 Mar 2011, 18:35
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por saul jorge »

Pessoal, estou tendo um problema na linha de combustivel do carro, nas coneções onde se mede pressao e vasão as roscas não estão legais e dependendo da posição das mangueiras vasa combustivel.Estive pensando se é possivel substituir esse sistema de coneção por aqueles de engate rapido,igual aos engates do manometro de pressão.
Uma casa de mangueira aqui,cobrou 40 em cada mangueira para trocar aquelas roscas...Achei muito caro e por isso estou pensando em ``modernisar`` .Vocês tem alguma dica ou sujestão?

Desculpem se postei em lugar errado.
DiouAngells
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 182
Registrado em: 13 Out 2012, 00:07
Cidade: BELO HORIZONTE
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por DiouAngells »

Amigos estou com o seguinte problema;
O bico do meu carro está injetando em excesso, já fiz os testes no bico e está tudo dentro dos conformes estanquidade, vasão etc.
Tudo começou após eu dado uma saída rápida com o carro. Ele deu tipo uma falhada parecida com uma grilada e quando subia algum morro ele dava muitos trancos até que ficou fraquíssimo e morreu. Ao fazer as primeiras verificações notei que a eletroválvula estava injetando com excesso e o carro não da mais lenta e nem chega aos 1000 giros... Giro a chave, ele custa a pegar e não funciona nem 5 segundos e morre...
Como não tem como fazer o teste de pressão na linha eu gostaria de saber se há possibilidades de ser esse regulador de pressão pois já fiz o teste lampejante dentre muitos outros e não acusa nada. :(
Outra coisa que reparei é que esse regulador de pressão do meu carro tem uma especie de solda onde seria o parafuso do regulador me impossibilitando de acessá-lo. :shock:
Alguém já passou por isso ou pode me dar uma luz? :?
Obrigado desde já!
Protegido pelo 4º homem da fornalha!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem que colocar o manômetro e vazômetro para verificar a linha de combustível desse Monza.
Não adianta verificar códigos de falhas, tem que colocar scanner e verificar os parâmetros de todos os sensores da IE. Recomendo que não mexa em nada antes de avaliações com equipamentos de diagnósticos próprios para esse tipo de avaliação.

A única coisa que pode fazer sem equipamentos é verificar montagem da eletroválvula (bico injetor), suas redes, posicionamentos e vedação no TBI. Se começar a mexer sem saber o que está fazendo ou sem a necessidade de mexer onde está sem problemas, poderá colocar mais defeitos, dificultando ainda mais a avaliação do reparador e aumentando custo e tempo da manutenção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DiouAngells
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 182
Registrado em: 13 Out 2012, 00:07
Cidade: BELO HORIZONTE
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por DiouAngells »

Carlos A. Freire escreveu:...Não adianta verificar códigos de falhas, tem que colocar scanner e verificar os parâmetros de todos os sensores da IE...
Entendo amigo mas só fizesses testes a primeiro momento, quando ainda nao sabia o que estava ocorrendo. :|

A única coisa que pode fazer sem equipamentos é verificar montagem da eletroválvula (bico injetor), suas redes
Já fiz todos esses testes também Carlos inclusive tenho outra eletroválvula aqui que também está perfeita e foi devidamente testada.
Sabe de algum caso em que o regulador de pressão se desconfigurou ou estragou sozinho causando esse excesso de injeção no bico?
Só estou neste desespero porque não con$egui nenhum lugar no momento pra fazer esses testes com manômetro.m :(
Protegido pelo 4º homem da fornalha!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O regulador de pressão do TBI do Monza não costuma apresentar muitos defeitos, caso ocorra seria de furar o diafragma ou quebrar a mola, mas esses defeitos são raros. Desconfigurar e resolver com ajustes isso não ocorre. Somente com defeito dele ou outro item na linha de combustível. Mesmo com a troca do regulador de pressão, terá de colocar o manômetro e vazômetro para conferir e ajustar se necessário.
O Monza saiu com alguns reguladores que posem ser ajustados e outros que não tem ajuste.

Agora, imaginemos o seguinte: Se colocar o manômetro e esse mostra que está com mais que 2,1bar de pressão (pressão máxima permitida), vai mexer no regulador? O defeito pode estar em obstruções na linha de retorno, por exemplo.

Então, é preciso equipamentos de diagnósticos para fazer uma boa avaliação do defeito, começando por medir a pressão (2,0bar), vazão (1,5l/m) e estanqueidade da linha de combustível.
Um excesso de combustível pode ocorre por mau funcionamento da IE ou da ignição e não só na linha de combustível, como mostra em vários tópicos sobre o sintoma. Imagine um defeito na IE, sensor de temperatura com defeito, MAP ou mesmo na ignição, como módulo HEI e sem estar com os equipamentos de diagnósticos vai e altera ou mesmo troca o regulador de pressão. Vai adicionar mais defeito ao que já está e com equipamentos a avaliação seria simples.

No mês retrasado, tive problema de mistura muito rica no meu Monza GLS 96, que o carro se arrastava, com pé embaixo ele fica na marcha lenta, sem pisar morria, e se insistisse o motor ganha giro o que conseguia levar o carro adiante. Parecia um problema de bomba de combustível, pois o sintoma ocorreu do nada, sem avisos. Depois de andar um pouco nessa situação, percebi que se ganhasse giro o carro enfrentava subidas, então não poderia ser a bomba ou pressão de combustível, logo percebi que saía muita fumaça pelo escapamento, mostrando que o problema era de excesso, mistura muito rica ou queima ruim, abri o capô e vi que a ignição estava em ordem pela faísca que saia dos cabos de velas. Só encostei no sensor de temperatura e o carro normalizou. No dia seguinte ocorreu novamente o sintoma e mexi no sensor de temperatura CTS novamente e normalizou. percebi que o conector girava na sua carcaça. Já fui na Acciolly e comprei um sensor novo original, que depois de colocado não ocorreu mais o defeito. Coloque scanner e nenhum código de falhas estava gravado na memória.

No meu caso, eu conheço bem o sistema EFI e através de lógica e bom senso, consegui avaliar o defeito sem precisar de equipamentos, embora depois de resolvido usei os equipamentos para conferir. mas nem sempre é possível fazer avaliações sem os equipamentos.

Além de problemas com sensores, chicotes também causam o sintoma.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DiouAngells
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 182
Registrado em: 13 Out 2012, 00:07
Cidade: BELO HORIZONTE
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por DiouAngells »

Carlos A. Freire escreveu:...O Monza saiu com alguns reguladores que posem ser ajustados e outros que não tem ajuste...
No caso do meu tem uma espécie de solda que impede o acesso ao parafuso... Ainda bem kkk

Realmente amigo, vou verificar esse sensor de temperatura também. Só tinha pensado nesse regulador pelo desespero de estar com o carro parado a 5 dias já e estar exausto nas tentativas (Já verifiquei MAP, Sensor de posição da borboleta, sensor da marcha lenta, HEI etc...).
Hoje também chega o meu CONVERSOR USB B P/ SERIAL TTL onde irei fazer o scanner e vê como andam as coisas.
Obrigado pela atenção sempre dada, Deus abençôe.
Mas tarde darei um Update. :smt023
Protegido pelo 4º homem da fornalha!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

..."estar com o carro parado a 5 dias já e estar exausto nas tentativas"...
Como disse lá em cima, a falta de uso de equipamentos de diagnósticos aumenta o custo e tempo da manutenção e, pode colocar mais defeitos ao que já está, dificultando ainda mais a avaliação do reparador, caso mexa em local errado, coloque peças novas com defeito ou mau aplicada.

Como verificou os sensores MAP, TPS e módulo HEI? Disse não ter equipamentos...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder