..."estar com o carro parado a 5 dias já e estar exausto nas tentativas"...
Como verificou os sensores MAP, TPS e módulo HEI? Disse não ter equipamentos...
Consegui testar com equipamentos reservas que tenho aqui, disse não ter o manômetro pra ver a questão da linha...
Nas oficinas próximo do bairro não tem e mesmo se tivesse acho que teria que levar no guincho pois a má vontade impera.
Realmente aparenta ser o sensor de temperatura também Carlos, fiz a medição com o multímetro na escala de voltímetro e acusa -2,27.
Menos mal pelo menos agora apareceu uma luz ao fim do túnel.
Obrigado Amigo!
Muitos defeitos o uso apenas do multi teste não é suficiente. Um funcionamento irregular do um sensor, do tipo que faça trabalhar dentro da faixa de trabalho, mas errada para aquele momento não seu pega com multi teste. O ideal é o uso de scanner na função de gráfico, onde visualiza o funcionamento de todos os sensores ao mesmo tempo e também o tempo de injeção, que nos ajuda a verificar como anda a IE.
Agora, se o sensor estiver muito fora aí sim o miter da jeito, mas nem sempre isso ocorre, tanto que dentro do parâmetro, mas errado, raramente grava código de falhas.
Alguns defeitos só se pega com veículo em movimento, onde a variação conforme carga do motor é maior e fácil de ver no scanner.
Isso que digo a todos, quando reparador só usa scanner para consultar código de falhas e não encontra o defeito.
Obrigado pelas dicas amigo, meu problema aparentemente era o modulo hei. O que me tava deixando maluco é que eu até tinha outro hei de reserva e o mesmo também estava com problemas.
Arrumei um dissipador e mudei o hei de local, a temperatura não fica alta, contribuindo para a conservação da peça e aumentando a vida util.
Só o que está me incomodando é a lenta que fica muito baixa... Já fiz testes com multímetro no MAP, Atuador da marcha lenta, Sensor de posição da borboleta e inspecionei a mangueira de respiro que vai ao TBI e as demais.
Alguma dica dos mestres?
Obrigado!
Coloque o manômetro e verifique a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível. Coloque um scanner e teste o funcionamento de todos os sensores da IE. A função gráfico do scanner ajuda muito a verificar o funcionamento dos sensores. Fazendo isso, certamente encontrará o problema do seu Monza.
O sistema Multec 700 não tem ajuste de marcha lenta, esse ajuste é feito alterando a programação da IE, mas alguns problemas poderá causar problemas na marcha lenta, como conexões e tomadas do sistema de vácuo erradas.
Disse que inspecionou as mangueiras do respiro... Como está a conexão no coletor de admissão onde recebe a ramificação mais fina da mangueira que vem da tampa de válvulas? É muito comum obstruir, principalmente em veículos gasolina.
Fez testes com multímetro no MAP, como sabe que o MAP está atuando corretamente e trabalhando corretamente em todas as faixas de carga do motor?
Um item muito importante na avaliação de sistema de injeção eletrônica e muitos se esquecem ou não dão importância, é o tempo de injeção. Essa medição só se consegue com scanner e com ela sabe como anda a IE, já que não há ajustes físicos para esse item e estando errado, indica funcionamento irregular da IE ou do sistema de ignição.
Usando o scanner na função gráfico, facilita pois é possível verificar todos os sensores ao mesmo tempo ou individualmente (depende do scanner). Visualizando o funcionamento de todos ao mesmo tempo, se percebe que quando está tudo normal, com motor aquecido quase todos ficam no 1/2 de escala. Quando com problemas na IE, nem sempre defeito do sensor, alguns ficam nos cantos, mas trabalhando dentro dos parâmetros desse sensor o que dificulta a avaliação sem essa função, pois de outra forma está dentro dos valores de funcionamento.
Muitos reparadores tem bons equipamentos, mas não seguem a lógica e procedimentos de testes, fazendo defeitos simples ficar complicado e troando peças boas por peças novas.
Carlos A. Freire escreveu:Coloque um scanner e teste o funcionamento de todos os sensores da IE. A função gráfico do scanner ajuda muito a verificar o funcionamento dos sensores. Fazendo isso, certamente encontrará o problema do seu Monza.
Carlos consigo fazer esses testes com o scanner caseiro ensinado aqui no fórum?
Disse que inspecionou as mangueiras do respiro... Como está a conexão no coletor de admissão onde recebe a ramificação mais fina da mangueira que vem da tampa de válvulas? É muito comum obstruir, principalmente em veículos gasolina.
Verifiquei com um arame bem fino e está totalmente desobstruída.
Fez testes com multímetro no MAP, como sabe que o MAP está atuando corretamente e trabalhando corretamente em todas as faixas de carga do motor?
Fiz comparando com o valor da tabela do mesmo, com a borboleta fechada, meio curso e totalmente aberta. Além do mais testei com outro MAP do carro de um amigo que estava funcionando 100%
Um item muito importante na avaliação de sistema de injeção eletrônica e muitos se esquecem ou não dão importância, é o tempo de injeção. Essa medição só se consegue com scanner e com ela sabe como anda a IE, já que não há ajustes físicos para esse item e estando errado, indica funcionamento irregular da IE ou do sistema de ignição.