ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL

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waldir
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ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL

Mensagem não lida por waldir »

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=26945

ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL
API SF – SG - SJ - SL – SM – SN

Imagem

Ao trocar o óleo do motor deve-se levar em conta a indicação da Montadora conforme especificado no Manual do Proprietário.

No caso do Monza são indicados:

SAE 15 W 40 ou SAE 20 W 40 ou SAE 20 W 50

com classificação API originalmente SF ou SG ou outra superior SH, SJ, SL.

E o que isso significa?


API - (Instituto Americano de Petróleo)
A especificação API é baseada nos graus de severidade das condições de trabalho aos quais os motores são submetidos.
Os motores de combustão interna que utilizam ‘spark plugs’ velas para gerar a combustão devem ser lubrificados pelos
óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca).

Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla API C- onde “C” deriva do inglês compression (compressão).

Imagem

Especificação de desempenho - API

Esta classificação é de fácil entendimento já que a progressão alfabética significa a evolução da qualidade dos óleos.
Nota-se que tem havido uma melhoria significativa a partir de 1995 (SH)

Portanto, para API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance (Ferrari, Porche, etc.), com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ, por exemplo, poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.

Essas melhorias do API são obtidas pelas empresas que fabricam e testam os diferentes tipos de óleo colocando aditivos em sua composição.
Segue abaixo alguns exemplos típicos.

Aditivos de alcalinidade: Esse aditivo promove o aumento do pH que tende a ser diminuído pela presença do enxofre, elemento do ácido sulfúrico que danifica as peças de ferro.

Anti-desgastantes: Reduz o atrito e o desgaste em qualquer temperatura.

Anti-oxidantes: Reduz o processo de oxidação do óleo quando em altas temperaturas principalmente, evitando a formação de borra e aumentando sua durabilidade.

Anti-espumante: Reduz a formação de espuma no óleo quando agitado.

Anti-ferrugem: Reduz a formação de ferrugem das peças de ferro do carro.

Corantes: Facilita a identificação de vazamentos pelos mecânicos e impede a confusão entre diferentes líquidos.

Detergentes e dispersantes: Promovem a limpeza do motor por remover os depósitos formados nos anéis, válvulas, mancais e peças com as quais o óleo do motor entra em contato. Com ele o óleo fica escuro, mas o motor se mantém limpo.

Extrema Pressão (EP): Reduz os desgastes do óleo nas altas temperaturas.

Melhorador do índice de viscosidade: Em geral, em altas temperaturas a viscosidade tende a ser reduzida.
Esse aditivo impede que isso aconteça e haja prejuízo na lubrificação.

Fonte: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o- ... z2SnSaV3DC
: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/qu ... z2SnTi4WLd

waldir
09.06.14
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phikke
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Re: ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL

Mensagem não lida por phikke »

MUITO BOM O TÓPICO VAI AJUDAR MUITO O PESSOAL !!!
Polento
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Re: ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL

Mensagem não lida por Polento »

"-Nossa que legal, que bom o tópico, vou parar de usar o óleo q o manual diz pra usar um sm sn..."

Cada mudança no óleo não ocorreu pq eles tavam "melhorando" o óleo, mas sim pq eles diminuíam o uso de aditivos pra durabilidade do motor pq esses mesmos grudam no catalizador ou sonda, aí os burrichó songa monga acreditam na grande mídia do óleo que diz que os óleos modernos são TÃO melhores que os antigos sf, que vão quenem o gado que assiste as novelas da globo e acredita nos propagandas subliminares q eles enfiam guela abaixo deles. ÓLEO PRA MONZA É SF, se não achar põe um sg, se não achar põe um sj... eu tenho um kadett efi, se vc acha q óleo sn é melhor, vc caíu na propaganda dos fabricantes q querem justificar o uso do sn nos óleos modernos, kadett e monza não come comando se vc usar óleo sf. EU FICO ENPUTECIDO COM OS CARAS DEFENDENDO O SN IGUAL MARIA VAI COM AS OUTRAS E AÍ NÃO SE ACHA MAIS FÁCIL E BARATO O ÓLEO SF, ********* ****. E outra, os tonella da vida q recomendam botar óleo de diesel q tem mais aditivo também tão errado, os detergentes desses óleos varrem o zinco (aditivo) nas partidas a frio, isso segundo um artigo da asme, por isso é melhor o sf mesmo. Isso vale pros monza carburado ou efi, o mpfi eu não sei q óleo se usa.
no Kadett gl 94...
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sjmoreno
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Re: ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL

Mensagem não lida por sjmoreno »

polento esse avatar e esse monza com as rodas pra cima ai aconteceu com vc ?
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Gilmar Martins
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Re: ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá pessoal, estou precisando de uma orientação: Sempre utilizei óleo lubrificante 20/50 AC Delco no motor, mas na última troca que fiz, mudei para Havoline 15/40 (semissintético). Esta semana quando fui fazer a troca novamente, ao retirar o óleo, percebi que a parte final estava mais espessa, tipo um "mel" isto é, mais grosso. O que será que aconteceu? Quando na troca anterior, por ocasião da mudança, troquei todo o óleo com motor quente, troquei também o filtro. A quilometragem de 5.000 km, e aproximadamente uns 6/7 meses.
Durante todo esse tempo, não abaixou do nível, também não notei nada de diferente no motor.
Será que houve alguma contaminação do óleo antigo? :roll:
Aguardo os mestres. :idea:
Obrigado,
Gilmar
Vectra 97 GLS
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