ATUADOR DE MARCHA LENTA

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waldir
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ATUADOR DE MARCHA LENTA

Mensagem não lida por waldir »

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=18999

ATUADOR DE MARCHA LENTA

Motor de passo de marcha lenta ou válvula IAC (Idle Air Control = Controle de ar da marcha-lenta)

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é um tipo de atuador de marcha lenta e é utilizado para permitir uma entrada de ar suficiente para que o motor mantenha a marcha lenta, indiferente às exigências do ar-condicionado, alternador e outros que possam afetar sua estabilidade.

Normalmente o atuador é instalado em um desvio (by pass) da borboleta, podendo controlar o fluxo de ar enquanto ela se encontra em repouso.

A válvula IAC tem a finalidade de manter uma marcha lenta estável, não só no aquecimento, mas em todas as possíveis condições de funcionamento da marcha lenta.
O atuador controla o ar da marcha lenta e a rotação do motor, de modo a evitar a parada do motor durante as alterações de carga do mesmo.

O motor de passo, comandado pela unidade de comando, retrai o êmbolo cônico (para aumentar o fluxo de ar) ou o estende (para reduzir o fluxo de ar), aumentando e reduzindo, desta forma, a rotação da marcha-lenta do motor.

Durante a marcha-lenta, a posição do êmbolo cônico é calculada baseada nos sinais de voltagem da bateria, temperatura do líquido de arrefecimento (CTS-sensor de temperatura junto a Válvula Termostática) e carga do motor (Via sensor MAP "Manifold Absolute Pressure" ou sensor de pressão absoluta.).

A UCE grava na memória as informações sobre a posição da válvula IAC. Caso haja perda de energia da bateria ou se a válvula IAC desconectar, estas informações serão incorretas. A rotação da marcha-lenta poderá ser incorreta e será preciso ajustar a válvula IAC. O ajuste do IAC é executado pela UCE, logo após a rotação do motor chegar acima de 3500 rpm e a chave de ignição for desligada.

A UCE irá ajustar a válvula IAC, deixando-a totalmente estendida, estabelecendo assim a posição zero, e a seguir, retraindo-a na posição solicitada. O movimento da válvula IAC varia em torno de 0 a 160 passos.

Para verificar se a válvula IAC está funcionando corretamente, realize as seguintes operações.

Tire a válvula IAC.
Reconecte o chicote elétrico e observe o avanço e recuo do êmbolo cônico do motor de passo.
Verifique se não há nenhum dano mecânico com o atuador.
Verifique se não há nenhuma ligação elétrica incorreta.

Caso seja apresentado o código 35 = IAC fora dos seus limites; executar os seguintes testes:
Funcionar o motor e aumentar a sua rotação lentamente até 4000 rpm, manter brevemente e soltar.
Após 5 segundos, a rotação deverá variar entre 850 a 950 rpm.
Se isso não ocorrer, verificar o sensor TPS;
Se isso não ocorrer, verificar se não há entrada de ar falso no corpo de borboleta ou coletor de admissão.

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Verificar a resistência das bobinas do motor de passo: entre os terminais A e B e C e D. O valor encontrado deve estar entre 40 a 60 Ohms.
Se o valor encontrado estiver fora da faixa, possível defeito no motor de passo;
Se o valor encontrado estiver dentro da faixa e todas as verificações estiverem em ordem, possível falha intermitente.

FONTE:Webmecauto/Doutor I.E.

COMPLEMENTANDO:
Sua função é de corrigir a marcha lenta, bem como executar a função Dashpot, que é o retardo da desaceleração. O efeito Dashpot permite a oxigenação dos traços de hidrocarbonetos(HC) oriundos da última injeção, propiciando assim a queima dos mesmos e diminuindo o índice de HC nas desacelerações.

Em alguns sistemas, todas as vezes que se liga o contato da chave "L 15", o Módulo de Controle Eletrônico entende que será dada a partida do motor, e sendo assim o obturador do Motor de Passo será recuado de 80% a 100%.

A abertura neste momento proporcionará a oxigenação da mistura suficiente para que o motor parta sem que haja a necessidade de se pisar no acelerador. Assim que o motor pegar, o Módulo de Controle irá avançar o obturador onde se consiga uma rotação próxima de marcha lenta (sempre obedecendo à indicação da temperatura do motor).

Durante o regime de Marcha Lenta, a posição do obturador é calculada pelo Módulo de Controle. Os sinais responsáveis pelo cálculo da posição do obturador são:
- Temperatura do líquido de arrefecimento
- Posição angular da borboleta
- Sinal do MAP
- Sinal da direção hidráulica
- Sinal do ar-condicionado
- Carga do alternador


NOTA: É muito importante comentar que desde uma entrada de ar indevida, como uma simples válvula mono via do hidrovácuo, poderão gerar anormalidades na posição do obturador do Motor de Passo.

MANUTENÇÃO
Para garantir o bom funcionamento do componente devemos prestar atenção para não tentar girar, puxar ou empurrar a ponta do obturador na tentativa de observar sua movimentação.


PROCEDIMENTO PARA TROCA
Normalmente o atuador já vem posicionado na posição de marcha lenta, porém podemos executar o seguinte procedimento para garantir o reconhecimento da posição do obturador pelo Módulo de Controle Eletrônico:

1. Instalar o novo Motor de Passo (chave desligada)
2. Colocar o conector elétrico (chave desligada)
3. Ligar o contato por 10 segundos
4. Desligar a chave por 15 segundos
5. Repetir os itens 3 e 4 três vezes
6. Dar a partida no motor

FONTE: http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=3787 E Doutor I.E.

waldir
09.06.14
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CristianoHi-tech
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Re: ATUADOR DE MARCHA LENTA

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Waldir, fala amigo, esse atuador é o mesmo do Corsa?

O do meu monza tá solto o pino de ferro dentro da mola (tira e sai com facilidade) :? O carro está falhando. Aqui na cidade o pessoal indica o do corsa, está correto?

Obg
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waldir
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Re: ATUADOR DE MARCHA LENTA

Mensagem não lida por waldir »

CristianoHi-tech escreveu:Waldir, fala amigo, esse atuador é o mesmo do Corsa?

O do meu monza tá solto o pino de ferro dentro da mola (tira e sai com facilidade) :? O carro está falhando. Aqui na cidade o pessoal indica o do corsa, está correto?

Obg
Cristiano, não sei.

Talvez o Carlos Freire saiba.
Estou sem o CepChev para consultar.
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Carlos A. Freire
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Re: ATUADOR DE MARCHA LENTA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

93214071 - VÁLVULA da marcha-lenta com anel - Monza 92/96, Kadett e S-10

93227674 - VÁLVULA de regulagem da marcha lenta - Corsa 94/96
17059601 - VÁLVULA de regulagem da marcha lenta - Corsa 95/96


Códigos diferentes e o CepChev não coloca como aplicações iguais.

Abs,

Carlos freire
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CristianoHi-tech
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Re: ATUADOR DE MARCHA LENTA

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

VlW Carlos Obrigado.
vrsilva
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Re: ATUADOR DE MARCHA LENTA

Mensagem não lida por vrsilva »

E aquele sinal da direção hidráulica, procede isso??? Pelo que sei não tem nada de elétrico no sistema de DH!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
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