MAU CONTATO NO PAINEL

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Tem razao Waldir, eh preciso avaliar, eu tenho boa familiaridade com co solda, ainda nao usei a tal tinta, acho que um dia vou tentar.
Numa oficina o tempo eh muito importante, mas como o que eu faco eh Hobbie, acho que ainda vou tentar algum dia.
Mas valeu!

Abracos

Gilmar
Vectra 97 GLS
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por thiagocps »

Bom dia.

Se não for pedir muito ,alguém tem as fotos desse tópico?

Estou com problemas no meu painel. O relógio/mostrador de temperatura está louco, só de virar a chave ele chega na "estratosfera" e o do voltiômetro fica no zero.

Gostaria de saber, qual fio do chicote tem o aterramento? Como é feito o aterramento do Painel?

Vi que o Amigo teve o mesmo problema, mas não consegui visualizar as fotos!

Tenho ferro de solda e fios finos, tipo de alarme... Gostaria de fazer funcionar esse painel.
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por thiagocps »

Screenshot_20200728-210945_Chrome.jpg
A onde está localizado o fio terra nesse chicote? Pretendo fazer um fio de aterramento direto da lata, porque como foi mencionado anteriormente, acredito que o meu tenha sido usado para ligar outras coisas nele (tipo alarme e rádio).

Além disso, acredito que possa ter trilhas danificadas.

Alguém tem foto ou um esquema elétrico do painel?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por thiagocps »

Por acaso o fio Marrom (terminal D_Reostato) é o ponto de terra do Painel? Posso ligar esse fio diretamente em um ponto de terra na lata do
Monza?

O fio A preto positivo, ele vem direto da bateria ou ele vem do pós chave?

Vou refazer esses 2 fios, porque tenho certeza que foram utilizados em instalações mal feita de alarme, som...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não tenho imagens, mas esse sintoma que descreve é de problemas na pci do painel e não na fiação, isso levando em conta uma instalação original. Já no seu caso, Monza GL 94, não tem painel com conta giros e voltímetro. Então pela descrição da mensagem, entendo que foi adaptado.

Desmonte o painel e analise cada trilha, certamente vai encontrar alguma aberta. Depois se ainda tiver problemas, aí aumente a avaliação para o chicote.

Use o esquema elétrico do Monza 90 para auxiliar nessa manutenção, com link para baixar gratuitamente na seção de manual desse fórum.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por thiagocps »

Carlos A. Freire escreveu: 14 Ago 2020, 12:17 Não tenho imagens, mas esse sintoma que descreve é de problemas na pci do painel e não na fiação, isso levando em conta uma instalação original. Já no seu caso, Monza GL 94, não tem painel com conta giros e voltímetro. Então pela descrição da mensagem, entendo que foi adaptado.

Desmonte o painel e analise cada trilha, certamente vai encontrar alguma aberta. Depois se ainda tiver problemas, aí aumente a avaliação para o chicote.

Use o esquema elétrico do Monza 90 para auxiliar nessa manutenção, com link para baixar gratuitamente na seção de manual desse fórum.

Abs,

Carlos Freire

Farei isso Carlos Freire e sim adaptei... Estava funcionando perfeitamente, até que pedi para instalar um alarme e um som...

Por isso estou pensando, em primeiro de tudo, cortar os fios do chicote que vem a alimentação positivo e o negativo. A dúvida é o positivo vem direto da bateria ou vem do pós chave linha 15? E o reostato, eu não uso a anos, porque uso led's... A minha ideia e cortar esse fio, e ligar diretamente no ponto de terra que vou fazer exclusivo para o painel...

Estou correto?

Baixei o manual de reparação do Monza 90
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse defeito no painel é comum, eu antes iria fazer a verificação nele, pois sendo alimentação geral, outras partes do painel também teriam mau funcionamento.
Quando a posição dos fios e onde vai ligar, use o esquema elétrico, não guardamos essas ligações e conexões de cabeça.

O diagrama esquemático refeito pelo nosso amigo aqui do fórum Leocastro, é o mesmo do manual de reparações do Monza 90, mas está mais limpo e melhor de entender do que o do manual de reparações.

Caso queira está no site do Monza Clube em: https://www.monzaclube.com/manualtec/di ... etrico.pdf


Com relação a dúvida dos acessórios instalados, também faria uma verificação neles. Mesmo depois de tudo funcionando.

Quanto a adaptação de led's eu digo que não gosto de adaptações e não vou opinar. Quando ao reostato, não é alimentação direta do painel e sim das lâmpadas, não misture com outras coisas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por dutra s a »

Só para complementar, eu recentemente mexi no meu painel e vi que o fio do reostato vem do interruptor do farol (não é linha 15 e sim pós interruptor) e nesse reostato só passa positivo e na saída dele, também são fios cinza com faixa verde, 1 para lâmpadas do painel de instrumentos e outro para lâmpadas do painel tabelier e, juntos você controla a densidade de luz pelo reostato.

Sobre o de temperatura, me lembro que se o conector do sensor estiver com folga nele, o mostrador do painel também fica pirado,.
Não sei quanto aos outros painéis que não possuem conta-giros e voltímetro, mas o meu se tiver sem 1 lâmpada de iluminação ou queimada os instrumentos ficam loucos.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder