BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
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waldir
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BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

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BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Desculpem-me, mas o texto informativo é longo, embora tenha sido resumido para o QUASE TUDO :D

Tecnologia simplificada para esta informação:
Uma bateria é um dispositivo eletroquímico que transforma energia química em energia elétrica e vice-versa. Uma bateria armazena energia elétrica para o uso quando necessário. O processo de transformação é reversível, o que significa que a bateria pode ser carregada e descarregada por várias centenas de vezes.

A bateria de 12 V é composta de 6 vasos preenchidos por 6 blocos de placas e grades de ligas de chumbo e imersos em um eletrólito.
A composição de cada bloco produz 2,1 volts em circuito aberto e com plena carga, portanto, numa bateria estes blocos interligados totalizam em média 12,6 volts. (100% de carga). A quantidade e área de superfície dessas placas são o fator essencial que define a capacidade de Ah da célula.

As grades são feitas de chumbo ligado a diferentes elementos químicos para obter determinadas características. As ligas das grades se classificam em: chumbo-antimônio (PbSb), chumbo-cálcio (PbCa) e chumbo-cálcio-prata (PbCaAg). Esta última e mais moderna é frequentemente chamada de cálcio-prata.

Eletrólito

O eletrólito permeia os poros das placas e dos separadores e preenche os espaços vazios das células. Portanto, o óxido e as partículas de chumbo da massa ativa estão sempre em contato com o eletrólito.
Quando o ácido sulfúrico é diluído em água, as moléculas do ácido se dividem em íons de hidrogênio carregados positivamente (H+) e em íons de resto de ácido carregados negativamente (SO42-). Essa divisão é necessária para tornar o eletrólito condutivo e para possibilitar a reação química durante o processo de carga e descarga.

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PRINCIPAL FUNÇÃO

A bateria desempenha o papel de uma unidade de armazenamento químico para a energia elétrica gerada pelo alternador quando o veículo está em funcionamento. Essa energia deve estar disponível para dar partida no motor depois que este tenha sido desligado. Por esse motivo, a bateria também é chamada de “bateria de partida”.

Por um lado, quando o motor estiver parado (e, portanto, o alternador também), a bateria deve ser capaz de fornecer uma alta corrente por um tempo limitado para dar partida no motor, o que é especialmente crítico em baixas temperaturas.

Por outro lado, quando o motor estiver funcionando sem marcha, desligado ou quando o alternador não produz energia suficiente para cobrir a necessidade de todos os consumidores, a bateria deve conseguir fornecer uma parte da energia elétrica aos outros componentes importantes do sistema elétrico do veículo.
A bateria também absorve os picos de voltagem do sistema elétrico do veículo para que eles não danifiquem os componentes eletrônicos sensíveis.

Os motores de partida consomem a cada partida de 180 à 250 Amperes e alguns segundos e embora a sua bateria seja de 45 à 55 Ah (se mantida a indicação da Montadora) elas suportam o fornecimento de até 700 A à 25ºC durante alguns segundos

OLHO DE CARGA (CHARGE EYE )

O indicador de carga fica embutido na tampa e tem a função de indicar o estado de carga em que a bateria se encontra.
Uma esfera que está dentro do indicador irá elevar-se de acordo com a densidade do eletrólito, tornando visível no centro do indicador um tom de cor, que poderá ser: verde, escuro ou claro, conforme o estado de carga da bateria.

Nunca recarregue baterias com indicador de carga incolor. Isso pode causar explosão.

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INSTALAÇÃO DA BATERIA NO VEÍCULO

• Instalar apenas baterias boas e plenamente carregadas (maior que 12,3 volts).
Aplicar somente o tipo de bateria recomendado para o veículo, pois guarda relação com a capacidade do alternador.
• Ao instalar a bateria, conectar primeiro o terminal positivo e depois o negativo. Até por que o respiro da bateria selada fica próximo ao polo positivo suscetível de faiscar se o conector já estiver posicionado no polo negativo. O gás (hidrogênio) liberado pela bateria é explosivo. Cigarros, chamas e faíscas próximas à bateria podem causar explosão. Nas baterias antigas o perigo aumenta.
- Em caso de paralisação prolongada do veículo (acima de um mês), recarregue antes a bateria e guarde o veículo com o cabo de aterramento desligado, ou remova a bateria para um local fresco.

• Verificar se há bom contato entre os terminais dos cabos e os polos da bateria (não colocar graxa ou outro produto diretamente nos polos da bateria).
• Verificar se os seguintes itens do sistema elétrico do veículo estão em conformidade com as especificações: Motor de Partida, Alternador, Regulador de Voltagem e Fuga de Corrente.

• Antes de retirar ou instalar a bateria no veículo, leia o Manual do Proprietário referente a cuidados e procedimentos específicos para cada aplicação.

Monza com AC. = 55 Ah e sem AC = 45 Ah que é proporcional ao gerador/alternador de 65 A e 55 A respectivamente.


A fixação deficiente dos conectores e da bateria prejudica a vida útil de uma bateria, pois as vibrações impostas são maiores do que o normal. O atrito da caixa da bateria com as superfícies de fixação provoca desgaste do material, ocasionando quebras ou vazamentos e também danos às placas no interior da bateria.

O alternador gera a corrente em amperes conforme a rotação do motor, ou seja, dependendo da rotação o alternador consegue gerar mais ou menos energia para o sistema.
Em marcha lenta o alternador gera cerca de 60% da sua capacidade nominal (65 A), ou seja, algo em torno de 39 amperes. Quando o motor é acelerado e passa de 1.500 rpm, o alternador consegue gerar mais energia, chegando aos 95% ou 62 amperes.
Ao instalar ou ligar mais consumidores elétricos (travas, som, ar-condicionado etc) em um veículo, o consumo elétrico aumenta. Se o veículo é muito utilizado em condições de trânsito urbano, nas quais o motor trabalha em marcha lenta na maioria do tempo, a capacidade de geração do alternador pode ficar menor que o consumo elétrico dos consumidores, gerando um desequilíbrio e fazendo com que a bateria entre para suprir mais energia e equilibrar o consumo. Assim, a bateria passa a fornecer energia ao invés de ser recarregada pelo alternador, criando um índice negativo de carga. (Ib -). Isso faz com que a bateria sofra maior quantidade de ciclos de carga/descarga, diminuindo assim a sua vida útil. Que bem cuidada e num sistema elétrico equilibrado a duração média é de 2 a 3 anos.

Saiba como proporcionar vida longa para sua Bateria:

- Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos.
- Espere no mínimo 10 segundos entre uma partida e outra e se possível mais tempo.

Motor de partida - consumo: 180 a 250 Ampères. (700 A suportados pela bateria na partida ) divididos por (180 A do motor de partida) = 4 partidas em sequência, daí a necessidade de dar um tempo entre as partidas, para que haja uma pequena recuperação daquela situação crítica.

- Procure um profissional especializado caso insista em não pegar.
- Só dê a partida com todos os equipamentos elétricos desligados (ar condicionado, faróis, cd's, amplificadores, etc...).
- Evite que os equipamentos elétricos fiquem ligados por muito tempo com o veículo parado.
- Toda vez que perceber que a luz de advertência acende ou pisca, procure uma auto elétrica de confiança.

Quem tem Monza a etanol, a partida rápida automática acionada pela UCE (injeção de gasolina) poderá não ser acionada entre 15 e 17ºC e com isso poderão ser necessários vários acionamentos da partida o que implicará na descarga da bateria e um possível afogamento por excesso de combustível injetado.
Providencie um botão para partida remota para preservar a bateria e o motor de partida.


vide tópico: viewtopic.php?f=14&t=24185

SOBRECARGA

A sobrecarga é um efeito que ocorre quando se tem uma corrente alta passando por um longo período de tempo pela bateria, seja este período contínuo ou com interrupções.

As reações químicas têm uma velocidade. Ao aumentar a corrente de carga em uma bateria, aumenta-se a velocidade das reações químicas em função do aumento da temperatura. A um determinado ponto, a energia excedente é transformada em calor.

As baterias automotivas apresentam uma alta resistência térmica, porém, o calor gerado nas placas durante o processo de recarga tem certa dificuldade em se dissipar, provocando o aumento da temperatura interna da bateria. A temperatura elevada leva à queima dos elementos químicos que constituem a massa ativa (elementos que fazem parte da reação de carga e descarga). A elevação da temperatura, além de provocar um ataque químico às grades, levando-as a corrosão, também as solicita mecanicamente, ou seja, as entorta, provocando ainda a queima dos separadores resultando na destruição da bateria.

A sobrecarga é causada por vários motivos. Um deles é o mau funcionamento do regulador de tensão do veículo. O regulador deve executar o gerenciamento da tensão (voltagem) que é enviada pelo alternador para a bateria e o sistema elétrico do veículo.

A bateria tem, por sua vez, a função de armazenar a carga para posterior consumo.
Em geral, a tensão admissível deve encontrar-se entre 13,5 V e 14,5 V. Toda vez que o limite de 14,5 V é ultrapassado tem-se o início de um superaquecimento na bateria originando uma possível sobrecarga.

Esta tensão varia conforme a temperatura no compartimento do motor, como descrito a seguir.

O regulador de tensão também executa outra importante ação:
Toda vez que a temperatura no compartimento do motor aumentar, o regulador de tensão deve realizar a compensação térmica desse aumento da temperatura, diminuindo a tensão de carga e consequentemente a corrente que está sendo enviada à bateria, evitando que a temperatura máxima admissível seja ultrapassada (50°C).

A utilização por longos períodos de tempo de componentes elétrico/eletrônicos do veículo com o motor desligado também pode provocar uma sobrecarga, uma vez que a bateria profundamente descarregada passa a receber carga em alta corrente, até o limite do alternador. O mesmo ocorre se dimensionar o alternador para 90 A e manter a bateria de 60 Ah.

A repetição constante desta prática leva a bateria a uma condição de sobrecarga, a ‘sobrecarga provocada por mau uso’.

As características mais frequentes de uma bateria que sofreu sobrecarga são: bateria com caixa estufada; indicador de estado de carga na cor amarela ou em tom claro; placas tortas e/ou trincadas; encolhimento ou queima dos separadores.

Lembre-se, a saúde de sua bateria depende do sistema elétrico de seu veículo, portanto, mantenha-o em ordem porque nem sempre a bateria é a culpada.
- Recargas: se necessário dê somente carga lenta, ou seja, mais ou menos 10% da capacidade da bateria.

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COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE

Fuga é gasto de energia quando o veículo está intencionalmente desligado. Além de descarregar a bateria, acelera o desgaste por descargas e recargas profundas. Vide tópicos:

viewtopic.php?f=15&t=20399

viewtopic.php?f=15&t=20399#p365250


FONTES DE INFORMAÇÃO NA WEB/INTERNET
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 4_2007.pdf
http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... ?recid=250
http://www.asbaterias.com.br/dicas-vida ... iculo.html
http://www.heliar.com.br/pt-br/suporte/ ... a-bateria/
http://g1.globo.com/carros/noticia/2012 ... ordem.html
http://revista.webmotors.com.br/opiniao ... 4080995613
http://www.manualdoautomovel.com.br/are ... 250809.pdf

18.04.2014
waldir
Editado pela última vez por waldir em 18 Abr 2014, 20:53, em um total de 3 vezes.
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coy
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Re: BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Mensagem não lida por coy »

Eita waldir hoje esta espirado, melhor pra nós.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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waldir
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Re: BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Mensagem não lida por waldir »

Olá Coy!

obrigado por apreciar.

Precisei dividir a pesquisa em 3 e a 3ª parte oportunamente a postarei.

dando uma palinha:

Bateria de Som Automotivo
Quantas vezes você utilizou uma faca de cozinha no lugar de uma chave de fenda? Quantas vezes você utilizou o alicate para apertar ou destravar um parafuso? Tenho certeza que a sua resposta foi: Várias ! Você sabe que esses produtos não foram fabricados para essa finalidade mas mesmo assim você utilizou, e sabe também que se continuar utilizando-os para essa finalidade a vida útil desses produtos irá diminuir drasticamente. Então, no mundo das baterias automotivas, não é diferente, a bateria tem como principal finalidade ceder energia elétrica para o motor de arranque para que esse possa fazer girar o motor principal do seu veículo e assim funcionar o seu carro.
Não há no seguimento de baterias chumbo-ácido um produto fabricado exclusivamente para som automotivo. Como citamos acima, essa não é a finalidade da bateria, mas mesmo estando ciente disso, utiliza-se a bateria chumbo ácido para tal finalidade, com isso, diminui-se e muito a vida útil e a qualidade da bateria chumbo-ácido que está no veículo, fazendo com que você tenha que adquirir uma nova bateria em menos tempo do que ela foi projetada para durar....

Vou pesquisar mais e talvez entrar na alternativa de colocar uma 2ª bateria e um alternador de maior amperagem para uma informação mais consciente.

Bom feriado prolongado!

Abs

waldir
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Re: BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Mensagem não lida por waldir »

COMPLEMENTANDO

Assistam o vídeo a seguir que complementa a matéria sobre as baterias com informações sobre Baterias Estacionárias e Baterias Gel, sendo que estas duas ultimas podem ser aplicadas ao aparelhamento de Som nos veículos com algum ganho.

Por outro lado são mais caras que as comuns destinadas para a partida do motor. Além de serem mais caras as baterias Gel precisa de cuidados especiais no carregamento pois podem no carregamento inadequado Voltagem/Amperagem formar bolhas no eletrólito Gel e danificar irremediavelmente a bateria.



A bateria de gel pode dar problemas durante o carregamento?

Na verdade não, mas há regras a serem seguidas quando você carregar as baterias de gel. Você vai ter que carregá-las em um ritmo mais lento para evitar o excesso de formação de bolhas dentro da bateria. Elas não podem ser carregadas rapidamente em carregadores automotivos devido a este problema. Elas também têm que ser carregadas a uma tensão mais baixa do que as baterias comuns. Sobrecarga fará com que o gel se torne permanentemente poroso. Isto irá afetar a vida da bateria e irá causar uma perda de energia.
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Re: BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Waldir, preciso que vc me ajude numa empreitada.

É o seguinte, possuo som alto no meu monza (1 boca de 15', uma corneta Selenium de 200 rms e um tweeter pra compensar o grave, empurrados por um modulo de 700w). Minha bateria é de 50ah, claro q ela nao aguenta a pressão e descarrega com facilidade, alias, ela 'cai' no voltimetro do carro até mesmo com AC e farois ligados ao mesmo tempo. To a ponto de troca-la e a minha pergunta é a seguinte, uma bateria de amperagem maior vai resolver meu problema? Lembrando que o meu alternador é um Bosch de 65a.

Na minha humilde visao de leigo, eu to namorando essa bateria aqui: http://www.ninjaproaudio.com.br/categor ... -450e.html

E essa aqui da Delco: http://www.emporiodasbaterias.com.br/ec ... riginal-GM

Obg desde já!
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Re: BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Mensagem não lida por waldir »

Matheus,

não posso lhe ajudar muito por que não tenho amplificador no Monza e o radio raramente eu ligo.

Porém o alternador tem que estar muito bom para repor a carga para duas baterias. Ou depois de consumir parte da carga colocar num carregador externo com "carga lenta" para não torrar a bateria.

É possivel colocar um alternador de maior amperagem 90 Ah, mas é possivel que ele venha a danificar bateria de 60Ah... o ideal é que a bateria seja de 90Ah também

Mas, no youtube há alguns videos como fazer a tal ligação da bateria auxiliar. O ideal é que se coloque um ou mais disjuntores





Fora isso pode-se dedicar uma bateria estacionária dedicada ao som, mas é uma bateria bem cara.

É o que posso ajudar.
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Re: BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Mensagem não lida por tyo »

muito bom Waldir parabéns!!
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Re: BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Na vdd Waldir, eu não tenho intenção de por duas baterias, tô cotando preços entre algumas opções que eu julguei interessante entendeu? Então assim, a minha dúvida é se uma bateria de amperagem maior (70ah p cima) iria dar conta de satisfazer ao meu som sem que ela ficasse arriando toda hora. Essa é a minha maior dúvida.

Peguei uma Moura de 60ah com o meu sogro e a diferença é nítida, até na partida. O carro vira mais leve.
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