ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Enéias »

Certo Carlos.

Essas medições fiz antes de limpar os contatos que citei. Estou limpando outros contatos agora do alarme que parece estar funcionando, só preciso ligar um fio que vai no rádio, vou refazer as medições e ver este cabo da bateria/arranque/alternador que citou, pois não verifiquei, se não me engano só verifiquei o + da bateria e não o arranque/alternador.


Abraço.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A medição de queda de tensão deve ser feita de uma ponta do cabo para outras pontas. Não é em relação de positivo para negativo ou vice versa.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

DÉCO escreveu:.
O aterramento da lanterna é este mesmo, que pelo que vc disse esta desligado (credito da foto caramaneiro) :

Imagem

Um fio da bomba e outro da lanterna, acredito que reinstalando ele vai resolver este problema de queima de lampadas .

Dica : depois que resolver, por que vc nao troca tudo por led ? fica show e economiza energia (10% da energia da halogena) , alias acho muito legal as led's piscando na hora da seta . . . foi apenas sujestao ok ?
Os leds que encontrei até agora piscam muito rápido. Vc tem algum macete para resolver isso? :smt017
Eu ja troquei todas as outas por led, só falta os piscas. :smt010

Outra coisa, depois que troquei as do freio por leds, o black light fica sempre acesa fraquinha e quando pisa no freio
acende totalmente, por que? :smt031

Abç,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

Os leds que encontrei até agora piscam muito rápido. Vc tem algum macete para resolver isso? :smt017
Eu ja troquei todas as outas por led, só falta os piscas. :smt010


Qualquer led vai piscar muito rápido o sinal de seta no painel também vai piscar rápido como se a lâmpada estivesse queimada.
Para resolver isso precisa colocar um resistor de 10 ohms de fio, na frente e na traseira para cada lanterna o que não é vantagem...
ou fazer uma ligação em separado colocando um relé dedicado ao pisca-pisca, um do lado esquerdo para frente e ré e outro para o lado direito o que também não é vantagem ao meu ver.
A boa e velha lâmpada de 1 polo e 1 posição é o suficiente.
Idem para a lâmpada de ré. Pelo tempo em que ficam acesas não consomem muito e duram bastante. Mesmo se ficar com a luz de emergência piscando.

Mas, gosto é gosto e não se discute. :smt023

Outra coisa, depois que troquei as do freio por leds, o black light fica sempre acesa fraquinha e quando pisa no freio
acende totalmente, por que? :smt031Abç,Gilmar
Se está ligando fraquinho é por que está energizado antes do tempo (provávelmente há um erro na ligação).
Os fios do brake-light devem ser ligados junto com a luz de freio no positivo e negativo como corresponder.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Então waldir, o problema da lâmpada do freio no meu Classic 91 MPFI é que a lâmpada do freio é de dois polos, um para a lanterna e outro para o freio, a primeira fica ligada o tempo todo enquanto usa a lanterna. No caso da lanterna traseira do Classic já está totalmente detonada (onde aloja a lâmpada está queimada) devido ao calor da lâmpada normal. Por isso eu coloquei os LEDs.

Abçs, e obrigado pelas dicas

Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

Gilmar,
Nada contra colocar led nas lanternas de freio. Eu também coloquei. (só que eu fiz as minhas de 2 polos) É a solução mais barata e pode ficar eternamente com o pé no freio nos congestionamentos que não derrete o plástico. Talvez alguém observe que usar Osram não queima... mas se já queimou, ou se troca a lanterna inteira ou pões leds vermelhos.

No pisca-pisca (setas a direita ou esquerda) é que são difíceis devido o modulo do pisca-setas trabalhar com a impedância ôhmica das lâmpadas
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por mspagiari »

Imagem



Ontem reparei q a ponta deste fio de aterramento da segunda foto ao lado do sensor de temperatura está solto com um pingo de solda, onde ele é conectado? Obrigado.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Originalmente não é esse o ponto de aterramento. É preciso entender qual o motivo de colocarem esse ponto de aterramento e, de onde para onde vai esse cabo adaptado.
O cabo negativo da bateria vai a carroceria, acima do farol esquerdo e para um parafuso que prende o câmbio no motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder