VELAS DE IGNIÇÃO - TABELA - ATUALIZAÇÃO

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waldir
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VELAS DE IGNIÇÃO - TABELA - ATUALIZAÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

VELAS DE IGNIÇÃO - TABELA - ATUALIZAÇÃO
(de Set.2011)

Tabelas dos maiores fabricantes de velas no Brasil NGK e BOSCH para aplicação nos Monzas

NGK
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FONTE: http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... 2-2013.pdf

BOSCH
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EQUIVALÊNCIA NGK E BOSCH

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FONTE: http://img837.imageshack.us/img837/9043/rgou.png

Green Plug ( eletrodo central em V) e Grove V (Super Plus) a centelha de ambos descarrega do
eletrodo central pelas laterais facilitando a ignição da mistura.
Nas velas NGK o sulco no eletrodo central em V automaticamente 'força' a centelha para as laterais.

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As velas Groove V da Bosch tem efeito semelhante ao Green Plug onde o V Groove está no eletrodo central.
Groove significa sulco estreito/meia-cana.
Se reparar no diagrama da NGK o eletrodo lateral(massa) forma uma meia-cana; o eletrodo massa da vela Bosch também, além de ser apontado.
Tal conformação nas velas faz com que a centelha vindo do eletrodo central procure o caminho mais fácil/curto, ou seja, vai descarregar nas laterais da meia-cana ou na ponta e nunca centralizada como as velas antigas.

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GRAU TÉRMICO:
BOSCH = Os valores são crescentes 0, 6 fria e 13 super quente
N G K = Os valores são decrescentes (numeração menor é para operação mais quente)

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AUMENTO DA FOLGA DO ELETRODO (gap)

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Embora no diagrama não esteja claro, a ponta de prova vermelha está encostada no eletrodo central.

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DURABILIDADE DE UMA VELA COMUM, GREEN PLUG E SUPER PLUS

20.000 KM, porém, é importante examiná-las pelo menos uma vez ao ano se não atingir tal quilometragem quando poderá verificar o grau de carbonização, óleo, ferrugem apontando a 'saúde' do motor.
Devido o seu custo baixo em torno de R$50,00 o jogo compensa trocá-las uma vez ao ano.

Vela de Nova Geração: IRIDIUM e LASER IRIDIUM

http://www.ngkntk.com.br/automotivo/velas-de-ignicao/

Com durabilidade prevista para 100.000 Km e menor demanda em energia KV
Não há aplicação definida para os motores antigos como o do Monza, porém, por conta e risco é possível achar
denominações que se adaptem: Diâmetro da Rosca, Comprimento da Rosca, Grau Térmico.
Custo: cerca de R$70,00 cada vela.

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Velas Laser Iridium com pastilha no eletrodo massa.

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Abs
waldir
17.11.2013
Editado pela última vez por waldir em 19 Nov 2013, 13:39, em um total de 1 vez.
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tyo
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Re: VELAS DE IGNIÇÃO - TABELA - ATUALIZAÇÃO

Mensagem não lida por tyo »

valdir no monza a vela iridium melhora o consumo
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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waldir
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Re: VELAS DE IGNIÇÃO - TABELA - ATUALIZAÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

tyo escreveu:valdir no monza a vela iridium melhora o consumo
tyo,
acredito que sim. Há alguns monzeiros experimentando a bobina MI + Velas Iridium.

No caso dos EFI's há que manter a regulagem do CO via medidor de gases para conseguir a mistura correta, nem pobre, nem rica.
Cabos de vela com resistência ohmica correta e bobina de ignição mandando bem e mais avanço do distribuidor correto e no etanol o aquecimento do coletor na fase fria, mais VT funcionando.
Equacionado tudo isso, com a Vela Iridium poderá ser um plus.
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waldir
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Re: VELAS DE IGNIÇÃO - TABELA - ATUALIZAÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

Hoje, 04.12.13 efetuei a troca do conjunto de velas e antes de colocá-las eu medi a resistência e acompanharei futuramente daqui 6 meses e depois ao completar 1 ano.

Coloquei Green Plug BPR7E-D NGK que mediram: 4,36; 4,53; 4,60; 4,53 K Ohms

Troquei os cabos também NGK CS G65 cuja resistência é a que segue: Cabo da bobina = 1,54 K; Cabo 1º cil = 4,87;
2º cil 4,53; 3º cil 3,21 e 4º cil 2,53
...............

Por curiosidade eu medi as velas que tirei ( Bosch com 11 meses e 7.000 km) 1º cil 5,42 k; 2º cil 5,43k; 3º cil 5,43k; 4º cil 5,44k
Cabo Dayco 11 meses e 7.000km): bobina 2,06k; 1ºcil 5,52k; 2º cil 4,96k; 3º cil 3,60k; e 4º cil 2,97 Estes 2 conjuntos estão guardados para uma eventualidade/emergência

Tinha um conjunto de cabos de vela usado anterior ao Dayco e ao medi-los o 2º cil estava com resistência maior que 20K. Resultado joguei-os fora. Eram da NGK.

Sugiro que ao sentirem anomalias na combustão, cheiro de combustível no escapamento e não for CO desregulado, o vilão poderá ser cabos e velas.

Estou preparando uma matéria para publicar nas DICAS sobre a medição de impedância ohmica de alguns componentes: bobina de ignição, impulsora, motor de passo, velas e cabos comparativo entre marcas etc que postarei oportunamente.
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Re: VELAS DE IGNIÇÃO - TABELA - ATUALIZAÇÃO

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir, só tenho uma coisa e te dizer, parabéns cara. Você e mais algumas pessoas no fórum, conseguem cada vez mais enriquecer esse fórum que JÁ É rico.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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waldir
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Re: VELAS DE IGNIÇÃO - TABELA - ATUALIZAÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva escreveu:Waldir, só tenho uma coisa e te dizer, parabéns cara. Você e mais algumas pessoas no fórum, conseguem cada vez mais enriquecer esse fórum que JÁ É rico.

Vinicius,
obrigado pelas considerações.

Faço isso de bom grado e com comprometimento.
Quando me associei a este forum fui ajudado pelo Carlos Freire, José Leal, Rafaelo, Diego Paiva, Luiz Carlos RJ, Marcel Murai, David Crozeta e outros tantos Monzeiros participativos com suas dúvidas e soluções e comentários e tudo isso Não Tem Preço. Visto que a partir daí eu faço as manutenções no meu Monza e ele só entra na oficina para serviços pesados: amortecedores, buchas do eixo traseiro e outras que dependem de elevador.

Os incitadores são os Monzeiros que postam os problemas e nos induzem a procurar a solução e esse é o exercício bem vindo.

Abs
waldir
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