BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Carlos A. Freire escreveu:A bomba de combustível do meu Monza é Delphi, meu alternador gera os 14,2v ee costuma durar muito tempo.entre 70.000 e 90.000km meses 16 anos com o carro já troquei várias vê,de e a última, sé não estiver enganado foi em 2012. Só que meu Monza é gasolina e não costumo andar com menos de 1/4 de combustível.
Carlos eu abasteço semanalmente completando o tanque e é quase sempre a mesma litragem 30 a 35 lt até a boca já que não tenho canister.

A bomba nova está silenciosa, acho que porque é zero. A Delphi que emperrou ou queimou estav fazendo uma zoeira que escutava na cabine já era prenuncio de queima.

Como disse na MP vou procurar uma oficina que faça a medição de pressão na linha e vazão. E trocar o filtro de combustível juntamente com a troca de óleo. Vendo o diário de bordo, eeu tenho trocado o filtro de combustível a cada 6 mil km e o óleo eu já troquei 2 vezes com 5mil. O anterior à este último trocado foi o de alumínio e que formou a geleca. Rodei por aqui e não achei o filtro plastico, precisei pedir para o meu filho e ele comprou 3 pç em S.Paulo. Vou colocar aquele engate rápido na mangueira do filtro e aí é possivel achar o filtro plástico. (Ocorre que extrudar a caneca de alumínio e rebordar a tampa está mais barato que injetar o plástico e colar a tampa).
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Deu sorte mestre Waldir, em achar uma Delphi nacional.
Ano passado precisei trocar a minha, achei Delphi e Marelli ambas da China. Então, (frango xadrex por frango xadrex), fui de Marelli por $120 na época, contra $180 da Delphi. Mas se a durabilidade está ruim, vou recondicionar a antiga e ficar de stdby.
Qto a informação da voltagem de operação, desconheço. A que troquei era Delphi, não sei se era original, a mais de 4 anos tenho o carro e já tive que trocar 2 X o regulador voltagem alternador devido excesso carga. E a Delphi suportou.
Então, WALDSR, me parece que foi o DR Carro que comentou sobre a voltagem da bomba de combustivel... vou procurar o video para enterder melhor o que foi dito.
Aqui em Campinas nas principais autopeças só tem a Weber em torno de R$120 a Delphi $180 e a Bosch R$240, antigamente tinha a da Marval bem baratinha mas com durabilidade ruim.

Vou comprar outra Delphi e deixar no estoque. O engraçado é que no mes passado fui até Holambra e levei a Weber para passear no portamalas
Se tivesse pifado no caminho... de nada adiantaria.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Acho que todo equipamento fabricado para ser aplicado em veículos suporta bem até 15 volts.
O problema da bomba de combustível é que ela é refrigerada pelo próprio combustível.
Um pré filtro com restrição pode prejudicar a refrigeração da bomba, bem como rodar com o tanque sempre na reserva, ou deixar o combustível acabar...mesmo que seja uma vez só.
Eu não tenho tido problemas frequentes de bomba. No meu Monza anterior substituí a bomba logo depois de ter comprado o carro e rodei depois por anos sem problemas. E nem era uma dessas de marcas consagradas. Era uma Indisa, gordinha (precisei deixar a braçadeira que suporta a mesma toda aberta, e até eu me desfazer do carro ela estava ótima.
No Monza atual substituí a original GM por uma Delphi, que está até hoje.
No caso da gasolina o pré filtro geralmente está em bom estado. Já no álcool tenho lido que entope com mais frequência. Não sei se é verdadeira essa afirmação. :smt017

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Luiz Carlos e Amigos,

Eu também não ando com o combustivel no cheiro, raríssimas vezes cheguei a menos de 1/4... só quando eu troquei o pré-filtro em 1º de Abril
Imagem.
o anterior eu havia trocado quando entrei no forum em 2008 aquele sim estava sujo marrom café-forte

Eu estou pensando se quando explodiu a minha bateria em Ago-15, se não danificou componentes,(foi como se fosse desligar a bateria com o motor funcionando) a partir daquele evento eu precisei trocar o sensor da pósição da borboleta (com 8 meses-) e mais recentemente o MAP colocado em Fev.15 e por agora a Bomba... e eu estou culpando o Sensor da Borboleta Delphi made in China e pode ser danos causados pela bateria ?!

As bombas anteriores eu achei que 3 anos estava na média de durabilidade, tanto é que eu tinha outra *Marelli" Shing-Ling no estoque :(
Por exemplo Map, S.P.Borboleta, Hei, Bomba Combust. eu deixo de reserva... Se bem que o Hei já está com mais 5 anos e é Marelli e tenho outro Marelli zero no estoque.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por WALDSR »

Realmente, surtos de voltagem causam vários danos.Como citei anteriormente, já troquei 2x o regulador por voltagem excessiva, Na 1ª vez, o resultado foi a queima do módulo temporizador, desembaçador do vidro traseiro e bateria que deixou de segurar carga. Pq andei muito tempo na condição,(a noite na estrada e longe de tudo), e tb tive que trocar o tubo d'água(flauta) pois na oficina que fizeram o serviço quebraram na remoção. Na 2ª vez que ocorreu, já tinha instalado painel com voltimetro e estranhei a leitura sempre acima do normal e com breves picos, mas desta vez eu mesmo troquei.
V1, V2, T.O.Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No meu Monza, nesses 16 anos com o carro, eu nunca troquei o pré filtro. Nem mesmo desmontei para ver o estado. O que faço de vez em quando e verificar a pressão e vazão da linha de combustível, o que foi feito no meio desde ano e estava normal.

Já o regulador de tensão do alternador, esse troquei muitas peças, muitos dos defeitos eram de pico de tensão. Mas ultimamente, depois de ter colocado o 034 tive mais sossego. Já deve ter mais de 3 anos após a última troca e continua bom, pelo menos por enquanto. Antes, com o 032 durava em média 8 meses. Esse relato já foi postado aqui no fórum em tópicos sobre esse tema.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Regulador de Tensão
Fora os outros tantos que paguei para trocar, os últimos foram Ago-13 e depois em JUL-14 foi feito uma manutenção preventiva do alternador, que nunca tinha sido feita e o regulador foi trocado novamente. Na ocasião eu pedi para colocarem o 034 e o reparador choramingou que não dava ajuste... e eu não insisti.

Quando pifar novamente eu mesmo vou tentar trocar por um 034, embora a posição por baixo só no cavalete é estafante, mas vou tentar.

Eu notei o seguinte: o último regulador (Jul-14) não colocava 14,3V sempre ficava em 14,1 no maximo 14,25V... depois que coloquei a bateria nova em substituição à que explodiu ele atinge normalmente 14,3V (Instalei um mini-multimetro digital onde fico monitorando a voltagem... trauma de queima do HEI :D (Marelli 20.08.10 - 5 aninhos)

Com a bateria anterior com farois ligados + ventoinha a voltagem caia para 13,6 V e às vezes 13,4V
Com a bateria nova com farois ligados + ventoinha a voltagem fica em 13,9 V e às vezes 13,8 V

Pena que a lâmpada alógena é uma grande consumidora 55W e não há como mudar isso... cada lâmpada consome 4 A
As lâmpadas led existentes H4 (boas) dependem de dissipador de calor para fazer o mesmo efeito da alógena e são caríssimas e as Xênons (irregulares) consomem 5 a 6 A o par (35W) que num congestionamento e com chuva, AC ligado, ventilador, desembaçador, fariam toda a diferença e não roubaria carga da bateria eventualmente, pq as vezes o regulador consegue liberar maior tensão e corrente(A) pelo menos é o que diz a teoria :D .
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por WALDSR »

[quote="waldir"]Regulador de Tensão
"..Quando pifar novamente eu mesmo vou tentar trocar por um 034, embora a posição por baixo só no cavalete é estafante, mas vou tentar. .."

Recomendo que tire o Alternador. A posição de trabalho é ingrata e qdo for instalar o novo não terá visão do posicionamento dos carvões que tem carga de mola e tem que entrar semi recolhidos. Com o Alternador na bancada é na hora.
Imagem
Imagem
Imagem
V1, V2, T.O.Imagem
Responder