BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Sempre tive curiosidade de saber como funciona a bomba elétrica Delphi e
então desmontei a velha que foi reposta no mês passado.
O combustível passa por um duto lateral aos imãs 1/2 lua que fazem o campo magnético e
entra pelo impulsionador e antes de sair o combustível é filtrado mais uma vez numa malha de 0,15 ou 0,2 mm

vide as fotos:
Imagem

Imagem

Imagem

Eu "acho" que a bomba para devido desgaste no carvão e do coletor do induzido (estator), por que o impulsionador de combustível
não apresenta desgaste. Há 'empresas' que recondicionam e re-colocam no mercado por 50 reais com garantia (?) de 6 meses

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por rafamts »

Legal Waldir! Interessante saber mais sobre o funcionamento dessa bomba. Parabéns pelo trabalho.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por vrsilva »

Aqui em Sorocaba tem uma empresa que recondiciona bombas, meu pai já comprou uma vez para um dos monzas dele, e também meu primeiro chefe trocou do omega 2.2 que ele tinha por uma recondicionada pela mesma empresa que meu pai comprou, aliás meu pai trocou depois do meu ex-chefe, e fui eu que falei pro meu pai... são bombas originais recondicionadas mesmo... eles fazem exatamente isso, recondicionam a parte elétrica que é o que realmente dá problema em qualquer motor elétrico... É sempre as escovas... e essa parte dá problema em geral por forçar o sistema que por consequência gera um sobre-aquecimento que faz danificar as escovas...

Minha Dremel eu já torrei as escovas dela e derreti a placa de controle de velocidades por conta de forçar demais e esquentar muito com o uso pesado...

No caso da bomba de combustível o que causa o estresse é linha de combustível entupida, filtros ruins, muita sujeira no tanque que faz entupir o filtro interno da própria bomba...

Veja que temos 4 filtros na linha de combustível, um no pescador, o filtro externo, um na própria bomba, e um no bico injetor, acho que não esqueci de nenhum... Mas para que a vida da bomba seja longa, é necessário que, toda a linha esteja sem obstrução...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por coy »

Show Waldir, eu estava pensando em abrir a bomba tambem para ver como ela é internamente e vc me poupou este trabalho.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Corrigindo um erro que cometi

Na 2ª foto desta página eu indiquei que a entrada era na traseira perto dos conectores da bomba, quando na realidade

alí é a SAÍDA de combustível para o filtro.

Imagem

Sistema de Filtragem:

1- Pré filtro dentro do tanque ( malha fina)
2- Filtro da bomba de combustível (malha mais grossa)
3- Filtro de combustível ( papel com abertura de alguns microns)
4- Filtro no entorno da Válvula Injetora (bico) (de malha finíssima)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

A quem interessar possa, e fique esperto!

Quinta feira passada à noite, minha bomba de combustivel 'pifou' e tive que acionar o guincho para levar o Monza até em casa.
Dificuldade terrivel para trocar a bomba injetora na rua defronte a minha casa (tem um aclive), eu tinha no meu estoque de peças uma Weber - Magnete Marelli que paguei R$90,00 em Nov-14 - garantia 6 meses da data da nota.

Dei a partida e não funcionou... então pensei deve ser outro problema, mas o sintoma quando parou foi de falta de combustivel no TBI ?!
Hei não era pq eu injetava gasolina e o motor pegava 'no cheiro da gasosa'.
Meu amigo mecânico mais dois amigos dele e eu conseguimos colocar o Monza na garagem, por que havia dormido na rua na quinta feira pp

No dia seguinte sexta-feira descobri que não chegava combustivel na entrada do TBI... então aproveitei para limpar o TBI novamente... ainda achei uma geleca que se desprendeu enquanto eu usava o filtro de alumínio/Bosch.

Aí pensei/amos está obstruida a linha. Coloquei alcool pela linha perto do TBI com uma seringa e vi escorrer pela mangueira que desconectei do filtro, cujo filtro de linha aproveitei para trocar (abrindo-o estava sujíssimo -1 ano em 29.10.15 = 6000Km).

Procurei novamente mecânico amigo que tem a oficina na mesma rua em que moro e levamos a bomba da Marelli para testar a vazão numa bancada de teste e foi reportaddo que estava ótima pressionando 2,8 bar.

Coloquei-a no lugar e testei ela estava funcionando e estava mandando combustível para uma garrafa pet... ao montá-la normal, isto é, encaixando o filtro não conseguia mandar combustível ao TBI. (Talvez um defeito intermitente, sei lá)

Hoje de manhã olhando a embalagem descobri que a dita cuja é Made in China. :smt021 :smt021
O barato sai caro e como diz sempre o Carlos Freire, peça nova também vem com com defeito e aí vc fica 'maluco' (não com todas essas palavras :smt011

Comprei outra bomba Delphi (R$ 178,00 made in Brazil) para substituir a Delphi que queimou e me deixou na rua ( é a terceira vez com durabilidade de uns 3 anos cada (a última comprada 17.08.12 Delphi R$142,50 reposta em Março 2013 durou 22.000 Km) - ouvi um comentário que a Delphi vai bem com 12V no máximo 13V, acima disso pode queimar e o meu alternador tá mandando 14,2~14,3V... vou pesquisar a veracidade e eventualmente reduzir a voltagem da entrada da bomba com uma cascata de diodos retificadores). Foi só colocar a Delphi nova e dar a partida que funcionou. :D :D só alegria

Se eu tivesse substituido pela Weber/Marelli na ocasião deixando a Delphi de "estepe" teria trocado a Marelli em garantia, mas comprei para o estoque e dancei com a garantia.
Agora vou pintar a Weber de verde e jogar no mato pra ninguém achar :smt021

É isto
waldir
10.10.15
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A bomba de combustível do meu Monza é Delphi, meu alternador gera os 14,2v ee costuma durar muito tempo.entre 70.000 e 90.000km meses 16 anos com o carro já troquei várias vê,de e a última, sé não estiver enganado foi em 2012. Só que meu Monza é gasolina e não costumo andar com menos de 1/4 de combustível.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por WALDSR »

[quote="waldir"]A quem interessar possa, e fique esperto!

"..Comprei outra bomba Delphi (R$ 178,00 made in Brazil) para substituir a Delphi que queimou e me deixou na rua ( é a terceira vez com durabilidade de uns 3 anos cada (a última comprada 17.08.12 Delphi R$142,50 reposta em Março 2013 durou 22.000 Km) - ouvi um comentário que a Delphi vai bem com 12V no máximo 13V, acima disso pode queimar e o meu alternador tá mandando 14,2~14,3V... "

Deu sorte mestre Waldir, em achar uma Delphi nacional.
Ano passado precisei trocar a minha, achei Delphi e Marelli ambas da China.
Então, (frango xadrex por frango xadrex), fui de Marelli por $120 na época, contra $180 da Delphi.
Mas se a durabilidade está ruim, vou recondicionar a antiga e ficar de stdby.
Qto a informação da voltagem de operação, desconheço. A que troquei era Delphi, não sei se era original, a mais de 4 anos tenho o carro e já tive que trocar 2 X o regulador voltagem alternador devido excesso carga. E a Delphi suportou.
V1, V2, T.O.Imagem
Responder