BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

WALDSR, Pô cara vc que me dá um enfarto? :D :D

brincadeira,

depois que eu consegui reapertar a abraçadeira da mangueira do coletor ao rabo do suporte da VT que fica do lado... eu acho que dá para arriscar e trocar o regulador que são 2 parafusos... mas tô pensando no custo(esforço, dor no braço etc) x benefício. Logicamente no elevador é mais tranquilo.
Para tirar o alternador aumentam os numeros de operações + correia + esticador, no way!
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Lembrando que o regulador de tensão 034 não entra em todo alternador Bosch. Alguns entram como no meu Monza GLS 96 e outros não como do Monza Club 94 de um amigo.
Sempre troquei esse regulador com alternador montado no carro.
A última revisão grande nesse alternador foi em 2008 a procura de algo que pudesse estar danificado o regulador. Não foi encontrado nada errado e aproveitamos para troca dos rolamentos e um novo regulador que tinha pifado.
Esse novo durou apenas 8 meses, depois mais outro com baixa durabilidade até que coloquei o 034 no lugar do 032. Esse está durando bem
Lembro que antigamente trocavamos as escovas (carvão) dos regulares pois duravam muito. Hoje trocamos essas peças com escovas ai da novas.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por WALDSR »

waldir escreveu: "..Para tirar o alternador aumentam os numeros de operações + correia + esticador, no way!
.."

E tb tem que remover a bomba da DH, senão não remove a fixação superior. Por baixo sem chance.. :roll:
Imagem

Recomendei a remoção, para evitar isso:
Imagem
Quebrou o fio no pé do carvão, na tentativa de recolocar,trincou.Tive que comprar outro.
Mas já recuperei a peça, achei um carvão da Makita idêntico (não sei qto a durabilidade).
Tá no estoque.
V1, V2, T.O.Imagem
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

WALDSR,

Você me ajudou a resolver. É uma operação que vale a pena pagar a autoelétrica (de confiança, como nas outras vezes) do que
me "contorcer" para me divertir no arrasto debaixo do Monza. Na autoelétrica que sou cliente eles colocam no elevador e trocam
rapidinho e com direito de eu assistir e inspecionar :D

Valeu pelas informações/fotos
EU = Na ocasião eu pedi para colocarem o 034 e o reparador choramingou que não dava ajuste... e eu não insisti.
Carlos Freire = Lembrando que o regulador de tensão 034 não entra em todo alternador Bosch. Alguns entram como no meu Monza GLS 96 e outros não como do Monza Club 94 de um amigo.
Quando foi feita a revisão no alternador o reparador respondeu de cara que não dava ajuste, até por que ele teria que abrir uma embalagem zero que em não dando certo, um novo cliente poderia recusar a aplicação de um 034 pensando que a autoelétrica estaria querendo 'empurrar' uma peça velha (eu poderia pensar o mesmo se não tivesse confiança na autoelétrica/no dono :smt010 . A outra alternativa seria eu bancar o custo, isto é, não deu certo coloca o 032 e cobra os dois reguladores que numa autoelétrica deve custar 50% à mais do que no balcão da autopeças.
Editado pela última vez por waldir em 13 Out 2015, 19:51, em um total de 5 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

ouvi um comentário que a Delphi vai bem com 12V no máximo 13V, acima disso pode queimar e o meu alternador tá mandando 14,2~14,3V... vou pesquisar a veracidade e eventualmente reduzir a voltagem da entrada da bomba com uma cascata de diodos retificadores).
Não consegui achar o video que o Dr.Carro falava comparativamente sobre as Bombas de Combustivel (Marval, Bosch, Delphi) e disse algo sobre a voltagem de 12V e até 9V para a Delphi (cuja afirmação eu não gravei mentalmente pq estava procurando informação sobre a linha entupida etc.).

Com o que diz a matéria abaixo vou "inferir" que devo ter escutado que a Bomba Delphi funciona (bem) com 12 até com 9V e outras bombas nem tanto (inferi isto)

Na matéria abaixo há a informação de que a voltagem no conector da bomba deve estar 1 volt menor do que se encontra na bateria e isto mostra que a bomba quando o regulador extrapola para 15V ela suporta os 14V (no limite creio) e quando a bateria está "miando" com 12V a bomba vai funcionar com 11V. O alternador mandando 14,3V ou 13,8V estaria atuando com 13,3V e 12,8V respectivamente e "tranquilamente" desde que o filtro da linha esteja limpo :smt023

Com bateria em 11,5V o motor de partida pode não ser acionado (talvez a bomba Delphi funcione com 10V)
Com bateria em 10 V a UCE deixa de funcionar (talvez a Bomba Delphi ainda funcione com 9V, mas de nada adiantaria)

O que isso pode significar: menor voltagem na Bomba de Combustivel = menor pressão (mau contato no conector gerando maior resistência implicará na redução da pressão da bomba).

http://aparecidooliveira.blogspot.com.b ... tivel.html
simplificando:
Imagem

Leia os comentários que fizeram na matéria abaixo
http://aparecidooliveira.blogspot.com.b ... tivel.html

Imagem

Imagem

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

TESTE DA BOMBA DE COMBUSTIVEL :smt023 É o teste que vou procurar fazer.
O Carlos Freire sempre recomenda para diagnosticos e aí está para quem nunca viu como.

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

a quem interessar possa:
OUT/2015 -Comprei outra bomba Delphi (R$ 178,00 made in Brazil) para substituir a Delphi que queimou e me deixou na rua ( é a terceira vez com durabilidade de uns 3 anos cada (a última comprada 17.08.12 Delphi R$142,50 reposta em Março 2013 durou 22.000 Km) - ouvi um comentário que a Delphi vai bem com 12V no máximo 13V, acima disso pode queimar e o meu alternador tá mandando 14,2~14,3V... vou pesquisar a veracidade e eventualmente reduzir a voltagem da entrada da bomba com uma cascata de diodos retificadores). Foi só colocar a Delphi nova e dar a partida que funcionou. só alegria
Hoje 22.01.18 fiquei na rua novamente e precisei de guincho do seguro... parou num lugar sem sombra e não foi fácil.(das 11:00 às 12:00 mais ou menos)
Levado o Monza na oficina há 2 quadras de casa fui buscar outra bomba Delphi do meu estoque. Comprada em Jan de 2016 paguei R$197,00 Delphi Made in Brazil.
A bomba anterior citada acima durou 15.000 km de out 2015 a jan 2018 (26 meses)

Tem se mantido a média de cada 2 anos uma bomba.

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 2&start=16
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá valdir: Estou estranhando que a bomba acabe tão cedo assim. Você usa muito o carro? há uns 4 anos deu problema na bomba de combustível do meu Vectra (97 GLS gasolina) na estrada (perdeu pressão), com muito custo cheguei na cidade (Catanduva) era um feriado (1 de Janeiro), não consegui socorro no mesmo dia, tive que pernoitar na cidade para ser socorrido no outro dia. O mecânico que me atendeu pediu uma bomba, que na época com mão de obra e tudo ficou em 150 conto. Nem sei que marca é essa bomba. Já rodei uns 30 k com o carro e está tudo bem.
Sei que vc é um expert em elétrica, já tenho acompanhado muito de seus tópicos e fico admirado com suas orientações. Mas pessoalmente acho que deve ter alguma coisa errada com essas bombas.
Interessante que as as antigas bombas mecânicas praticamente acabavam junto com os carros. Eu tive um Monza Classic 86 durante 8 anos, nunca troquei a bomba de combustível dele. Atualmente tenho um Classic 90, que minha esposa usa, na verdade anda só dentro da cidade, mas já está com 3 anos e quando comprei já estava com a bomba e até agora tudo bem. Bem mas isso é outra história.

Já ouvi dizer que rodar com o tanque muito baixo pode forçar a bomba. Não sei se isso procede, mas acho que é um fator a ser levado em conta. Sei lá apenas um palpite.

Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder