BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Gilmar,

Se fosse num passado, talvez mais que 6 anos eu trocava o filtro com mais de 8.000 km, mas há 4 anos com certeza que eu troco a cada 6 meses quando troco o óleo do carter + filtro + filtro de ar.

Há uma única possibilidade que eu penso é o da voltagem. Normalmente a voltagem está em 14 a 14,2 volts. Falta fazer a redução da voltagem via diodos em cascata para chegar próximo de 12,6 à 13V seria necessário incluir um relé e talvez um zener para acioná-lo quando a voltagem for maior que 14 V. Porque uma cascata estática de redução de 0, 6V, 1,2V, 1,8V vai danificar ou impedir o funcionamento quando a bateria estiver com 12,3V cairia para 11,1V e ou com todos os consumidores ligados (13,5V) chegaria apenas 11,7 V na bomba e falharia eu penso.

Mantenho o tanque sempre cheio, completo uma vez por semana com 30 litros em média. Por não ser bomba imersa eu ACHO que pode aquecer um pouco em congestionamentos, sol forte...

Antes da bomba temos o pré-filtro em queda livre; depois a filtragem grossa dentro da bomba e depois o esforço para passar pelo filtro de papel até chegar à nova filtragem mais fina na válvula injetora no TBI e manter a pressão da linha... deve aquecer um pouco.

Logo logo vou comprar outra para estoque... se pifar em casa eu mesmo troco, mas essa loteria só ocorre no transito.

Ontem cedo fiquei esperando o guincho plataforma 1 hora. O motorista desceu a plataforma do caminhão, deu a partida e colocou o Monza na plataforma direto. Quando descarregou na frente da oficina, não pegou mais, ou seja aqueceu e não funcionou...

obrigado pelas considerações

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ok valdir, a ideia de manter a voltagem mais estável acho muito boa. Eu sou leito em eletrônica. Para se ter uma ideia, estudei eletrônica básica quando ainda se usavam válvulas em radio e TV. Mas não tem como desenvolver um circuito que possa manter os 12 volts constante, tipo uma fonte estabilizada, como utilizada em aparelhos eletrônicos? Se estou falando "abobrinha" me desculpe.
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Gilmar,
não vi possibilidade ainda de colocar um regulador estável. Há um CI 7812, mas a entrada tem que ser um valor fixo para que o 12V seja mantido e como vc sabe o regulador do alternador entrega de 13,5 à 14,3V oscilando conforme entram em funcionamento os consumidores.
A cascata de diodos funciona bem para os led's que quanto mais próximo dos 12 V, vai manter os 3 ou 3,4 V ou 2,0 V conforme os led's e vai evitar reduzir a vida deles... vc já deve ter visto luz de placa led ou lanterna led piscando.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Na minha opinião não é a tensão que está deixando a bomba de combustível com baixa durabilidade. A construção da boma já está previsto a variação de tensão. Motores elétricos são componentes que a tensão com variação de 10% para mais ou para menos tem influência na longevidade do equipamento.
Se fosse o caso, milhares de pessoas estariam passando por esse problema e outros motores do veículo também já dariam problemas.

Para mim a causa deve ser investigada, verificando todas as possibilidades, começando na avaliação do aquecimento da peça, pressão e vazão da linha de combustível e por aí vai.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pois é Carlos, eu mencionei o tal "regulador" por que, veja por exemplos as lâmpadas LEDs. Atualmente os fabricantes as fazem funcionar praticamente "enforcadas" por desculpas da eficiência, e qualquer variação já sabe o que acontece. Parece que a tendência é mesmo essa de que tudo funcione no limite, com a desculpa de "maximalizar" tudo. Mas como disse, eu sou muito "xucro" para dizer isso. É que eu sou de uma geração que as coisas eram feitas para durar. (Tenho um relógio que comprei quando tinha 17 anos. Só foi na relojoaria para fazer limpeza e lubrificação, a única coisa que foi trocada diversas vezes, foi a pulseira). (desculpe o desabafo)
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

<<<Para mim a causa deve ser investigada, verificando todas as possibilidades, começando na avaliação do aquecimento da peça, pressão e vazão da linha de combustível e por aí vai. Carlos Freire>>>

Quanto ao aquecimento, estou inferindo que aqueça, por que não fui colocar a mão lá ou medir com um termômetro laser.
A pressão que sai da bomba deve ser padrão.

Revendo os meus guardados sobre o assunto: Eu "acho" que a bomba para devido desgaste no carvão e do coletor do induzido (estator), por que o impulsionador de combustível não apresenta desgaste. Há 'empresas' que recondicionam e recolocam no mercado por 50 reais com garantia (?) de 6 meses

Imagem

Imagem

A Associação Brasileira dos Reparadores Independentes de Veículos (Abrive) recomenda aos motoristas que chequem a cada 20 mil quilômetros a bomba de combustível de seu veículo, pois caso este componente apresente problemas mecânicos, o motorista ficará com o carro parado por pane seca (falta de combustível). O problema é mais comum do que se imagina. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de São Paulo, e da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), somente na capital paulista e nas rodovias do estado são guinchados cerca de 800 carros/dia por falta de combustível.

"""de acordo com a especificação de fábrica, uma determinada bomba deve bombear, no mínimo, 600 ml de vazão em 30 segundos com uma pressão de 3 bar no sistema. Para fazer o teste, identifique e retire o relé da bomba de combustível.

[Eu waldir acrescento que matematicamente em 50 minutos é filtrado um tanque de 60 litros. Por isso é importante manter o filtro de combustivel sempre novo/6 meses, pra mim que rodo 50 km/dia]

Seus componentes foram projetados para atender as funções da bomba tanto na presença de gasolina agressiva (alto teor de solventes e de etanol), responsável por prejudicar principalmente os componentes plásticos e de borracha; como também considera o uso de etanol agressivo (excesso de água e alta acidez), que pode ocasionar corrosões em componentes metálicos e redução da durabilidade do sistema de comutação do motor da bomba. http://omecanico.com.br/fazendo-o-combustivel-circular/"""

Bomba Delphi/Monza Kadett

Especificações do Fabricante

Marca: Delphi

Código da Peça: BCD00101

NCM: 84133010

Linha: Leve

Pressão: 2 Bar

Vazão: 95 Litros/Hora

Altura: 20 cm

Largura: 10 cm

Comprimento: 10 cm

Peso Bruto: 0.5 kg
Código da Montadora:

Chevrolet: 06443268 | 06443402
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir, disse que a bomba está com baixa longevidade. Eu não passo por isso, porém, meu Monza é gasolina.
Meus amigos que tem Monza álcool, um deles é um Club 94 álcool que sempre cito aqui no fórum, também não passam por esse problema.

Quando indico aqui no fórum, não apenas nesse tópico, para verificar a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível, não é só para identificar problemas na bomba de combustível, mas sim em todo circuito. Bomba, filtro, pré filtro, regulador de pressão, válvula injetora, TBI, mangueiras e toda linha de retorno, até mesmo a válvula que está na tampa do gargalo de abastecimento pode influenciar.
Muitos se preocupam apenas com a pressão, mas a vazão é igualmente importante para o bom funcionamento do sistema.
O ideal é que a pressão fique em 2.0 bar e a vazão em 1,5 l/min.

Lembro de um Kadett 96 da família que apresentou defeito na tampa de combustível e afetava muito a vazão e eu descobri o defeito removendo a tampa do lugar e tudo se normalizou. Uma obstrução em qualquer parte da linha pode causar transtornos e a avaliação começa com a verificação desses valores.
Entendo que se a bomba não está durando, é por que tem algo de errado relacionado ao sistema que ela está, que pode estar fazendo trabalhar forçada ou fora da temperatura normal de funcionamento.

Não sei se serve como parâmetro, mas no meu Monza GLS 96 gasolina, a bomba dura em média 90.000km. A que menos durou foi 70.000km. Estou com esse carro a quase 19 anos (comprei no mês abril), que estava com 30.000km e hoje está com 329.000km.
Essas bombas trocadas nesse tempo, apenas uma parou de uma vez sem antes dar algum tipo de aviso. Todas as outras apresentou os seguinte sintoma.

Ao ligar o carro frio, funcionava corretamente, mas depois de aquecido, se parar o motor por uns 10min, o motor não funcionava, a bomba não virava. Dando umas pequenas batidas na peça ela voltava a funcionar. Não havia problema com pressão e a vazão, não afetava o funcionamento do motor e nem o desempenho. Poderia acelerar que não dava falta ou motor engasgava. Era só na partida com motor aquecido e parado por pouco tempo. Apenas uma das bombas morreu e não funcionou de jeito algum e também não deu nenhum tipo de aviso antes.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BOMBA ELETRICA DE COMBUSTÍVEL - CURIOSIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Vou procurar testar pressão de linha e etc conf. você indicou.
Vou verificar se este meu amigo tem os equipamentos ou procurar uma outra oficina que só cuida de injeção eletrônica e que queria R$60,00 reais para medir os gases da combustão. Vamos ver quanto ele pede. Aqui em Campinas tudo é difícil nesse aspecto.. não há concorrência para baixar preços... quem tem equipamentos cobra o olho da cara... talvez seja mais barato ir na concessionaria GM.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder