FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI
Enviado: 28 Ago 2012, 16:08
OBS: Se a moderação julgar que a matéria é muito pesada/grande e técnica para ser postada no Forum, por favor, podem excluí-la.
Funcionamento do Módulo HEI - High Energy Ignition
Publicação da Oficina Brasil - Edição de Agosto 2012 - http://www.oficinabrasil.com.br
Flavio Xavier - [email protected]
Nesta matéria, veremos este componente utilizado nos modelos Kadett e Monza da General Motors com injeção eletrônica Delco Multec 700. Este fica localizado embaixo da mesa do distribuidor, sendo basicamente, uma ignição eletrônica, enviando para a UCE os pulsos da bobina que indica o tempo certo para a centelha e os recebe devidamente corrigidos no momento de energizar a bobina de ignição (faísca).
O mesmo possui 8 pinos de ligação elétrica com o sistema de injeção do veículo, onde, a função de cada um destes, os diagramas correspondentes e os dados obtidos com a análise, veremos na sequência da matéria.
PINO B3 DA UCE - LINHA DE MASSA (SiNAl DE REFERÊNCIA BAIXA)
Ligado ao pino G do módulo HEI, é a linha de diagnóstico da massa de potencia do módulo HEI. A "UCE" mede a queda de tensão desta linha para determinar eficiência do aterramento para carga de bobina de ignição.
PINO 85 DA UCE - LINHA DE SINAL DE ENTRADA DE RPM
Ligado ao pino R do módulo HEI, é a linha de entrada de rotação do motor. O módulo HEI envia para a UCE um pulso elétrico'
de 5,00 volts DC (onda quadrada) com uma frequência proporcional a rotação. Para cada 300 RPM = 10 Hz. Assim:
PINO 04 DA UCE - CONTROLE DE AVANÇO DE IGNiÇÃO (SINAL EST OU ELETRONIC SPARK TIMING)
Ligado ao pino E do módulo HEI, é a linha de sinal que a UCE manda para o módulo HEI para "chave ar" a base do transistor de potência para ignição.
Na partida, SOMENTE quando a rotação ultrapassar 450 'RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia este sinal de tensão de 5,00 volts DC através do terminal "D4" para o terminal "D" do modulo HEI.
PINO 05 DA UCE - LINHA DE CONTROLE DE DESVIO DE COMANDO DO HEI (BY-PASS)
Ligado ao pino B do módulo HEI, é a linha de controle do circuito de potência de ignição. Durante a partida, enquanto a rotação do motor estiver abaixo de 450 RPM, o módulo HEI controla o avanço da ignição, com valor fixo em 10°.
Quando a rotação ultrapassar acima de 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia um sinal de tensão de 5,00 volts DC (sinal de referência) através do terminal "B5" para o terminal "C" do modulo HEI. Este sinal desabilita o circuito de controle do módulo HEI, e, a partir deste momento, a UCE assume o controle do avanço de ignição, através da saída EST (terminal D4 da UCE até terminal D do módulo HEI).
Quando houver falha nesta linha, o sinal NÃO chega até o modulo HEI, que ignora a linha EST, onde não vai haver correção de avanço de ignição (o ponto de ignição fica travado).
Caso paire alguma dúvida sobre os diagramas escaneados, favor indicar que postarei o pedaço do diagrama em 'zoom'
Abs
waldir
Funcionamento do Módulo HEI - High Energy Ignition
Publicação da Oficina Brasil - Edição de Agosto 2012 - http://www.oficinabrasil.com.br
Flavio Xavier - [email protected]
Nesta matéria, veremos este componente utilizado nos modelos Kadett e Monza da General Motors com injeção eletrônica Delco Multec 700. Este fica localizado embaixo da mesa do distribuidor, sendo basicamente, uma ignição eletrônica, enviando para a UCE os pulsos da bobina que indica o tempo certo para a centelha e os recebe devidamente corrigidos no momento de energizar a bobina de ignição (faísca).
O mesmo possui 8 pinos de ligação elétrica com o sistema de injeção do veículo, onde, a função de cada um destes, os diagramas correspondentes e os dados obtidos com a análise, veremos na sequência da matéria.
PINO B3 DA UCE - LINHA DE MASSA (SiNAl DE REFERÊNCIA BAIXA)
Ligado ao pino G do módulo HEI, é a linha de diagnóstico da massa de potencia do módulo HEI. A "UCE" mede a queda de tensão desta linha para determinar eficiência do aterramento para carga de bobina de ignição.
PINO 85 DA UCE - LINHA DE SINAL DE ENTRADA DE RPM
Ligado ao pino R do módulo HEI, é a linha de entrada de rotação do motor. O módulo HEI envia para a UCE um pulso elétrico'
de 5,00 volts DC (onda quadrada) com uma frequência proporcional a rotação. Para cada 300 RPM = 10 Hz. Assim:
PINO 04 DA UCE - CONTROLE DE AVANÇO DE IGNiÇÃO (SINAL EST OU ELETRONIC SPARK TIMING)
Ligado ao pino E do módulo HEI, é a linha de sinal que a UCE manda para o módulo HEI para "chave ar" a base do transistor de potência para ignição.
Na partida, SOMENTE quando a rotação ultrapassar 450 'RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia este sinal de tensão de 5,00 volts DC através do terminal "D4" para o terminal "D" do modulo HEI.
PINO 05 DA UCE - LINHA DE CONTROLE DE DESVIO DE COMANDO DO HEI (BY-PASS)
Ligado ao pino B do módulo HEI, é a linha de controle do circuito de potência de ignição. Durante a partida, enquanto a rotação do motor estiver abaixo de 450 RPM, o módulo HEI controla o avanço da ignição, com valor fixo em 10°.
Quando a rotação ultrapassar acima de 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia um sinal de tensão de 5,00 volts DC (sinal de referência) através do terminal "B5" para o terminal "C" do modulo HEI. Este sinal desabilita o circuito de controle do módulo HEI, e, a partir deste momento, a UCE assume o controle do avanço de ignição, através da saída EST (terminal D4 da UCE até terminal D do módulo HEI).
Quando houver falha nesta linha, o sinal NÃO chega até o modulo HEI, que ignora a linha EST, onde não vai haver correção de avanço de ignição (o ponto de ignição fica travado).
Caso paire alguma dúvida sobre os diagramas escaneados, favor indicar que postarei o pedaço do diagrama em 'zoom'
Abs
waldir