FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
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waldir
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por waldir »

Renatosouza escreveu:ok waldir, mas eu me refiro a essas pontas parecidas com uma estrela que na foto da matéria estão alinhadas com as pontas fixas com o mesmo formato.
OBG.
Renato, entendi agora, mas, não sei lhe responder precisamente.

busquei uma foto no meu arquivo e está igual ao seu, embora esteja com o rotor percebe-se a ponta da estrela no meio da janela.

Imagem

Penso que o distribuidor foi desacoplado da torre e posicionado o relutor junto ao batente magnético para 'sair bem na foto' :D

Eventualmente algum monzeeiro poderá responder isso.

Abs

waldir
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dutra s a
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por dutra s a »

waldir , acredito que ele esteja dizendo sobre a posiçao das 4 pontas da mesa ( estrela) com as 4 torres da base, se for, o que manda a posiçao seria o cincronismo do motor devido ao enciaxe no comando de valvulas , entao acho que ele esta pensando que ao desligar o motor as 8 pontas tem que ficar alinhadas, quando na verdade nao do jeito que se desligar vai ficar, me corrigem se estiver errado

no meu mesmo , muitas vezes eu vi e a ponta do rotor ( cachimbo) sempre parava apontando pra baixo e as pontas das esterlas ficavam entre as distancias das pontas da base fixa, ( apontando para sudeste, 4 horas ,,, olhando pela lateral do carro de frente ao rotor)

abs estamos ai
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Esse Waldir acha cada ouro. Putz, nunca achei essas informaçoes. Olhe que já desmontei/montei o carro todo ..rs..
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por Surfin »

Já que o assunto é modulo HEI, será que esse aqui substitui o nosso e dura tanto quanto os originais (que vinham de fábrica)?

=> http://www.summitracing.com/parts/acf-19179578
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dutra s a
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por dutra s a »

Surfin escreveu:Já que o assunto é modulo HEI, será que esse aqui substitui o nosso e dura tanto quanto os originais (que vinham de fábrica)?

=> http://www.summitracing.com/parts/acf-19179578

surfin amigao, como vai ?!

acho que o topico a seguir que originou este mesmo, tem detalhes muitos especificos sobre sua pergunta e a duvida de tantos outros alem de bobina eletrica :

viewtopic.php?f=6&t=14599

abs estamos ai
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por Cleiton sousa lau »

desculpa pois to tentando mudar meu monza e 91 sle 1 bico pois agora to muito nervoso com os mecânico de m... que tem aqui o cara não sabe mexer e colocar defeito em tudo no carro tirei o carro de la hora o problema e regular a injeção pois tem hora que ele fica acelerado e tem horas que vou estica alguma macha ele não anda. falei um monte para o mecânico.
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waldir
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por waldir »

Cleiton sousa lau escreveu:desculpa pois to tentando mudar meu monza e 91 sle 1 bico pois agora to muito nervoso com os mecânico de m... que tem aqui o cara não sabe mexer e colocar defeito em tudo no carro tirei o carro de la hora o problema e regular a injeção pois tem hora que ele fica acelerado e tem horas que vou estica alguma macha ele não anda. falei um monte para o mecânico.
Cleiton, poderá ter dificuldade.

Motor acelerado intermitente pode ser desde entrada falsa de ar; carbonização na agulha do motor de passo.

Problema com a marcha pode ser entrada falsa de ar, mangueira do Map ou o Map

Se o mecânico não sabe mexer e se ele for um fuçador é capaz de colocar mais defeito. Vc entra com um defeito e sai com 3 defeitos novos.

Hoje em dia os donos de Monza tem que fazer especialização em mecânica, em carburadores (quem os tem) e em Injeção Eletronica Multec 700

Abs
waldir
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waldir
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por waldir »

Segue uma descrição do Flavio Xavier, autor desta matéria (1ª mensagem), só que menos técnica, isto é, sem os gráficos de ilustração

O modulo HEI (High Energy Ignition) é um amplificador de ignição ou nada mais do que um repetidor de sinal em 2 sentidos. Como diz o estripador, Vamos por partes:
Pinos P e N - Vão ligados ao pinos A e B da bobina impulsora, o pino A é a meia senoide + e o N a meia senoide -, isto a gente considera como o sensor de rotação indutivo do sistema, ele vai fornecer a exata posição do motor, para controle de ignição.

Pinos + e C - São respectivamente 12,00 VDC e pulso negativo da bobina de ignição (linha 1)
Conector 4 pinos

Pino B (By pass) - Linha de controle do circuito de potência de ignição. Durante a partida, enquanto a rotação do motor estiver abaixo de 450 RPM, o módulo HEI controla SOZINHO, independente da UCE, o avanço da ignição, com valor fixo em 10º ou o valor que estiver ajustado no distribuidor.

Quando a rotação passar acima de 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia um sinal de tensão de 4,00 a 5,00 VDC (sinal de referência) através do terminal “B5” da UCE para o terminal “B” do modulo HEI. Este sinal desabilita o circuito de controle do módulo HEI, e, a partir deste momento, a UCE assume o controle do avanço de ignição, através da saída EST (terminal D4 da UCE até terminal D do módulo HEI).

Pino G (Ground) - Linha de diagnóstico da capacidade de aterramento da mesa do modulo HEI (as costas do módulo HEI, onde a gente coloca a pasta de transferência de calor). A UCE mede a queda de tensão desta linha para determinar eficiência do aterramento para carga de bobina de ignição. Os 2 parafusos de fixação servem de aterramento do HEI também.

Pino R (RPM) - Linha de SAÍDA de rotação do motor para a UCE Delco (Rochester e depois Delphi). O módulo HEI envia para a UCE um pulso elétrico de 5,00 VDC (onda quadrada) com uma frequência proporcional a rotação. Para cada 300 RPM = 10 Hz. Então a 900 RPM = 30 Hz.

Pino E (Linha de controle de avanço de ignição, sinal EST ou Electronic Spark Timing) - Sinal que a UCE manda para o módulo HEI para LIGAR a base do transistor de potência para ignição. Na partida, SOMENTE quando a rotação ultrapassar 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia este sinal de tensão de 5,00 volts através do terminal “D4” para o terminal “E” do modulo HEI.

O maior problema deste sistema é o calor que o cabeçote passa para o distribuidor. O driver já trabalha quente (algo como 90W, com pico de 180W) e o motor está quente, então não consegue trocar calor com a superfície, e mais o calor do motor, então sobrecarrega o driver, SE O TROÇO NÃO FOR BOM (DELCO/Delphi, BOSCH E OUTROS), esquece, é perda de tempo, botar MARCAS PARALELAS, é retrabalho, ou melhor, cobrar a primeira vez para instalar a peça, e trabalhar de graça na segunda vez para tirar a peça com falha e ter que dar garantia da peça. Quem perdeu foi você e não o cliente, então trabalha uma vez só e com garantia de qualidade, põe a original e não te incomoda.

Quando é que o problema é seu e não do cliente???????
Somente quando ele passar os documentos do carro para o seu nome, se não o problema é dele, vc está dando a solução, botar a peça correta................... Flavio Xavier

Na integra em: http://arquivo.oficinabrasil.com.br/for ... POST=11027
......................

11.01.14
waldir
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