Dicas de limpeza: Pneus, estofados, couro e forros

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Dicas de limpeza: Pneus, estofados, couro e forros

Mensagem não lida por PedroCTR »

Olá amigos Monzeiros!!!!

Gosta dos pneus da caranga bem PRETINHOS e BRILHOSOS, sem engurdurar ou lambuzar??
-->Graxa de sapatos NUGGET ou WASSINGTON<--
Você aplica com um escova, como faria nos seus sapatos, espera uns 5~7 minutos e passa a escova novamente para puxar o brilho. PRONTO!!! Brilho seco e instantâneo, e se pegar poeira ou chuva é só passar um pano (não pode ser pano que solte fiapos) que o brilho volta. Essa aplicação normalmente perdura de 15~20 dias, não agride a borracha mas precisa ter cuidado pra não manchar as bordas do aro, se for liga leve/diamantado.

Vidros brilhosos, fáceis de limpar e que escoam bem a água?
-->CERA EM PASTA! (preferencialmente 3M, Carnu ou Grand Prix)<--
Aplicação segue o mesmo processo da aplicação na pintura. Só precisa um pouco de cuidado para não "melecar" as borrachas.

Estofamentos limpos, sem manchas? Forro de teto/portas/laterais traseiros e outros de tecido/tapeçaria limpos e ainda com perfume agradável?
-->Limpa Estofado e Plástico AUTOSHINE<--
Bancos em tecido, laterais de porta e forros traseiros em tecido, tapeçaria interna e porta-malas, forro do teto e colunas enfim, que possuam manchas não muito impregnadas ou sujeira cotidiana ficarão renovados com esse spray. Você pulveriza, aguarda 10~15 minutos e passa um pano seco (que não solte fiapos, nem tinta..) depois deixa secar naturalmente. fiz no meu Monza e o forro do teto que estava bem amarelado e com muitas manchas, ficou na tonalidade original de novo. Nos bancos e carpete interno também é muito bom, deixa um aroma muito bom, suave e sem ser enjoativo. Pra bancos em couro e acabamentos em vinil/plástico recomendo o 3M Refresh. Não tem perfume, mas não engordura, dá brilho e renova partes que sofrem desgaste constante, como volante, pomo de câmbio, pedaleira e apoios de braço das portas.

E eram essas minhas dicas, espero ter ajudado de algum modo.
Sobre o custo, aqui na minha cidade (Rio Grande, no RS) com cerca de R$25~30 reais você monta esse "kit".

Abraços monzeiros!
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Josiel freire
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 225
Registrado em: 14 Ago 2011, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas de limpeza: Pneus, estofados, couro e forros

Mensagem não lida por Josiel freire »

Olá amigo monzeiro. :D

é interessante essas dicas de limpeza geral... como vc esta já nesta lida com limpeza e tal.. como se faz para tirar aquelas manchas que ficam no carro quando se passa cera com politriz, fica umas marcas da politriz mesmo. tipo" rastros ". espero que entenda! :smt023
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dicas de limpeza: Pneus, estofados, couro e forros

Mensagem não lida por luiz sle »

Nunca se passa cera no parabrisas. Aquilo faz a palheta trepidar, e além de não limpar bem o barulho é irritante!
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 698
Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas de limpeza: Pneus, estofados, couro e forros

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

o correto para limpar o parabrisas é pasta de polir, deixa ele bem limpo por fora e não atrapalha a palheta, por dentro, agua e sabão neutro com uma esponja, depois de seco, passe um alcool e depois você encera, por dentro, fica perfeito, por dentro e por fora, ideal pra quem pega a estrada.

Para o couro uma solução bem mais eficiente e barata é usar creme hidratante para pele, você passa com uma flanela, o couro absorve hidrata e conserva e fica um cheiro muito agradável.
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Dicas de limpeza: Pneus, estofados, couro e forros

Mensagem não lida por Enéias »

Belas dicas...o monzão aqui precisa de umas palhetas novas, trepida de gasta hehe

O tecido dos bancos prefiro tirar e lavar, bem mais trabalhoso mas também muito melhor.

Os pneus comprei um pretinho AC Delco que depois que seca nem poeira pega, é show...

Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas de limpeza: Pneus, estofados, couro e forros

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bom galera, falando em limpeza, eu li num post de restauração aqui, testei é é incrivelmente bom...

Para limpar os plásticos duros do Monza, como porta-trecos, painel, soleiras, luz interna individual, etc. que ficam amarelados com o tempo, encardidos, com marca de graxa preta dos sapatos que raspam nela... vc limpa, passa de tudo e nada, continua igual...

Agora seus problemas acabaram...kkkk

Dica do Diego Paiva em seu post de restauração: uma parte de Vanish e uma parte de água de lavadeira (Cândida). Dá uma espumada quando vc mistura. Daí, é passar com um pano. A peça de plástico fica nova! Só serve para plástico duro. Não serve para couro, o courvim da porta ou qualquer outro material.

Obviamente não faz diferença para plástico preto, somente para os coloridos.

Abs
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dicas de limpeza: Pneus, estofados, couro e forros

Mensagem não lida por luiz sle »

Evandro, tenho quase certeza que funciona em plástico preto. O preto absorve muita terra, fica com a textura marrom. Mesmo passando pano úmido, veja etc. Não sai!
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas de limpeza: Pneus, estofados, couro e forros

Mensagem não lida por WizardMaster »

Bom galera vou dxar aqui minha esperiência com produtos de limpeza automotiva, tenho $600 em produto de limpeza pro meu monza.
E recomendo os seguintes para as situações específicas descritas pelo autor do topico.

Pneus.
é complicado pois a maioria dos produtos sai com facilidade ou perdem brilho.
Uso e recomendo:
"Meguiars Gold Class Brilha Pneu Endurance"
Este realmente é bom e fixa muito bem ao pneu deichando um brilho muito bom por varios dias, proteção e o melhor ñ gruda nda.
Tomaria cuidado com outros produtos ñ específicos para uso em pneus pois com o tempo vai ressecando/deteriorando a borracha do mesmo.

Vidros
Como ja falado cera em vidro nunca é recomendado e até a tal massa pode deteriorar o vidro com o tempo.
Uso e recomendo:
"Mothers Limpa Vidros Glass Cleaner"(este pode passar por dentro e por fora do vidro com filme ou sem)
Em seguida:
"Autoshine Glass Shield Cristalizador de Vidros" (só por fora)
Ou pra quem quer um exelente resultado por até 6 meses recomendo:
"Carlack Kit Selante de Vidros"
Este é mais caro e tem tecnica p/ aplicar mas o resultado é exelente. Mas usando os 2 primeiros se tem um bom resultado, este cristalisador de vidros eu ando a uns 70Km e ñ uso palheta em chuva pq a agua ñ para no vidro.

Estofamentos, painel, plasticos externos/internos etc.:
Uso e recomendo:
"Perol APC flotador" (limpeza em geral)
"Meguiars Quik Interior Detailer"
"Meguiars Ultimate Renova Plásticos Protectant"
Os dois ultimos dão proteção UV a estas partes alem de renovar a cor e brilho natural.
E quem tem couro usem o "Meguiars Gold Class Hidratante de Couro Rich Leather", ouvi falar que é exelente para esta finalidade.

E na lavagem do monzão nda como um bom shampoo automotivo, ñ usem detergente devido a sua carga de abrasivos.
Usem 2 baldes um com shampoo diluido e outro com agua limpa, recomendo luvas/panos de MicroFibra para lavar, evite esponjas/panos de algodão pois acumulam areia/sugeira da proria "pintura" o que pode arranhar o verniz e sempre lavem em linha reta assim evita aqueles redemoinhos na pintura.

Fazendo isso vc garante proteção basica ao seu monza e com o tempo notará a diferença interna e externa dele.
Quem ama cuida :smt023
No mais cuidado com os lava a jato (ñ desmerecendo o trampo de ninguém)
E fica aí minhas dicas.

Fiquem com Deus.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Responder