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COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Enviado: 27 Ago 2011, 07:30
por waldir
COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE
Utilizando um multímetro na escala amperes ou miliamperes.
Esse aparelho é capaz de medir o valor exato de energia que esta sendo consumida da bateria. Desconecte o cabo negativo da bateria, a ponta de teste negativa do multímetro coloca no pólo negativo da bateria, a ponta de teste positiva coloca no cabo da bateria que foi desconectado do pólo negativo.
Os valores encontrados deve estar dentro dos valores fornecido pelo fabricante. Ex:

Capacidade da bateria em Amp. Corrente de fuga Máxima em Amperes
até 45 Ah 0,020 Ah
de 50 até 40 Ah 0,040 Ah
de 75 até 90 Ah 0,070 Ah
de 100 até 200 Ah 0,280 Ah

Obs. O uso de lâmpadas de teste não é aconselhado, pois a lâmpada só acende depois que a corrente ultrapassa a 1Ah.
E o teste se torna falho.

TESTE DO SISTEMA
Como testar o sistema elétrico do veiculo? O excesso de acessórios elétricos não originais no veículo prejudica o seu equilíbrio sistema elétrico. Neste caso o alternador fica com capacidade insuficiente para repor a carga perdida, podendo descarregar a bateria.
Para testar o equilíbrio elétrico do veículo:
Verifique a polaridade do alicate amperímetro para evitar erros de interpretação na análise; Com o alicate amperímetro do equipamento de análise do sistema elétrico “abrace” todos os cabos que saem do pólo positivo da bateria e dê a partida no veículo.

Se não for possível “abraçar” todos cabos que saem do pólo positivo da bateria, conecte o alicate amperímetro nos cabos que saem do pólo negativo;
Com o veículo na marcha lenta (valor especificado p/ cada veículo) e todos os consumidores elétricos desligados observe se a corrente que flui para a bateria é igual a zero (0) ou positiva (+); Depois, repita o teste com o veículo na marcha lenta e todos os consumidores elétricos ligados, menos pisca-pisca e o alerta, e observe se a corrente que flui para a bateria é igual a zero (0) ou positiva (+);

Caso a leitura seja negativa, significa que o alternador não está conseguindo suprir todos os consumidores elétricos nesta condição. Isto pode ocorrer porque a marcha lenta está muito baixa ou porque existem muitos consumidores elétricos instalados; Regule a marcha lenta do motor, conforme a especificação do fabricante. Caso o problema não desapareça, retire o excesso de consumidores elétricos ou troque o alternador por um de maior capacidade.
Como testar o MOTOR DE PARTIDA? O motor de partida é o componente elétrico responsável por girar o volante do motor do veículo numa rotação mínima pré-estabelecida que garanta a explosão do motor principal.

Para testar o motor de partida:

Instale o equipamento de análise de sistema elétrico no veículo, que possua um alicate amperímetro, e faça o ajuste de zero na escala de corrente verificando a corrente de partida. Caso esteja fora de especificação procure por buchas ou rolamentos gastos, mau contato na fiação ou na malha terra. Verifique também se a potência do motor de partida está de acordo com a especificada para o veículo. Verifique se as escovas ou rolamentos não estão desgastados. Corrija o problema antes de prosseguir os testes.
Como testar o REGULADOR DE TENSÃO?O regulador de tensão é um circuito eletrônico acoplado na carcaça do alternador responsável por garantir que a tensão do sistema elétrico do veículo fique dentro dos valores pré - estabelecidos.

Teste o regulador de tensão:

Com o motor ligado na marcha lenta, aguarde até que a corrente de recarga na bateria esteja abaixo de 5A;
A tensão deve ser medida primeiramente com os consumidores elétricos desligados e com o motor em marcha lenta, e posteriormente com os consumidores elétricos ligados e com o motor aproximadamente a 1500 rpm conforme tabela abaixo;
A tensão deve ficar entre 13,5V e 14,5V (para veículos 12 Volts);
Caso o valor obtido esteja fora desta faixa, verifique:

Ajuste de marcha lenta,
Correias frouxas,
Regulador de tensão com problema.
Corrente de recarga = Ampères
Marcha Lenta.
Qual deve ser a temperatura da bateria durante o processo de recarga? A temperatura da bateria durante o processo de recarga não deverá ultrapassar 50º C

http://www.clinicarms.com/dicas-tecnica ... e-corrente

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Enviado: 27 Ago 2011, 08:27
por jesuino b ferreira
muito bem explicado.gostei :smt023

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Enviado: 27 Ago 2011, 13:39
por ronaldo theodoro
Muito bom :smt023 :smt023 :smt023
Abs

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Enviado: 27 Ago 2011, 18:30
por bartkoguerra
ok! muito legal o teste !!! :smt024

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Enviado: 27 Ago 2011, 20:20
por régis santos
muito bom mesmo , gostei muito ,muito bem explicado, parabéns waldir.... :smt023 :smt023 :smt023

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Enviado: 27 Ago 2011, 22:51
por danilo-sn
muito bom, mas nao tenho multimetro com alicate...

abs.

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Enviado: 28 Ago 2011, 00:03
por jcseujcs
Muito legal! Parabéns!

Abraços

Julio Cesar da Silva

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Enviado: 28 Ago 2011, 08:29
por Carlos A. Freire
danilo-sn escreveu:muito bom, mas nao tenho multimetro com alicate...

abs.

Não precisa de multi teste com alicate amperímetro. Um multi teste comum, que meça acima de 1A já dá para fazer esse teste. Em geral a maioria dos multi testes tem escala de 100 e 200ma, 10A e 20A. Outros não tem escala que medem amperes.

Abs,

Carlos Freire