Ótimas dicas! Sabendo utilizar os equipamentos de forma correta se pode fazer muita coisa.
Sorte a todos!
COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE
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Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE
Monzeiros, aprecie sem moderação, use com sabedoria!
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE
Multitestes tipo 'clamp' que medem amperagem DC são dificeis de achar e caríssimos.
Só compensa ter um desses se for uma loja de baterias ou oficina de elétrica.
Mas uma coisa é certa: é muito mais prático e seguro medir carga de alternador, etc, com um desses, ao invés de soltar cabos aqui e ali, arriscando a provocar um curto. :smt023
Existem aparelhos bem sensíveis, usados inclusive para teste de fontes de força, dessas que se usa muito em informática.
http://www.powerstream.com/DC-clamp.htm
Abraços
Só compensa ter um desses se for uma loja de baterias ou oficina de elétrica.
Mas uma coisa é certa: é muito mais prático e seguro medir carga de alternador, etc, com um desses, ao invés de soltar cabos aqui e ali, arriscando a provocar um curto. :smt023
Existem aparelhos bem sensíveis, usados inclusive para teste de fontes de força, dessas que se usa muito em informática.
http://www.powerstream.com/DC-clamp.htm
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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- waldir
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Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE
Amigos,
Na minha verificação quinzenal, eu meço a voltagem da bateria; se o alternador está carregando e limitado ao máximo de 14,3V; se a bateria está segurando carga, isto é, 12,6V (100% carregada); faço o teste de condutividade do liquido de arrefecimento e verifico o nivel no reservatório de expansão; verifico o nível do óleo do carter; nível do fluido de freio; nível do reservatório de partida a frio; se não há vazamentos visíveis; se os conectores do distribuidor e velas estão firmes e encaixados etc
E nesta verificação foi percebido uma perda de carga da bateria de 50%, isto é de 12.6 para 12,35V
E o teste de fuga medindo com o amperímetro entre o polo negativo da bateria e o conector estava acusando uma diferença de 0,14A isto é 140 miliamperes/h o que é excessivo e o dobro do valor normal para minha bateria que é de 0,070A (bateria de 65A)
Para tentar achar o consumidor fui tirando fusível por fusível da linha J e olhando no digital do multímetro, até que ao tirar o K1 o multímetro acusou queda para 0,070A. Chequei o interruptor do porta malas e ele não estava desligando a lanterna interna. Sorte por um lado que eu havia trocado a lâmpada torpedo por vários leds e a fuga ficou baixa em 0,07miliamperes... e por outro lado foi KHDA minha que "colei' fio errado no interruptor.
A historia do evento foi só para exemplificar como pode ser procurada a seção onde está ocorrendo a fuga com esta ferramenta-multímetro e sistema de busca.
Garrinhas com fio de 300mm cada + 1000mm do multímetro (1.300mm) é possível fazer o multímetro chegar no para brisas, dispensando o trabalho de leitura de uma segunda pessoa, ou seja, dá para fazer a busca sozinho.
A drenagem de 0,0751A (arredondada para 0,08 pelo multímetro) corresponde ao alarme Positron antigo de 19 anos e modulos, mais radio (relógio interno)
Grau de dificuldade: cabeça fria e paciência e sorte, por que eu poderia ter começado a verificar os fusíveis da direita para a esquerda, isto é, do N para o J na cx de fusíveis.
Editando: Um detalhe que esqueci de mencionar: Mexer com os fusíveis de porta fechada é muito desconfortável. E ao abrir a porta ascende a luz do salão e a do capuz do motor e logicamente as lâmpadas alteram o consumo e consequentemente a amperagem. Há o recurso de apertar o interruptor, mas leva uns 3 ou quatro segundos para estabilizar e fazer a leitura no multímetro/amperímetro.
Optei por soltar o interruptor da porta para não acender as luzes e fazer a leitura direta e mais rápida.
A drenagem de 0,34A é relativo a 0,08A dos modulos + 0,26A do conjunto de lâmpadas/leds do salão e os leds do capuz do motor = 0,34A
Comparativamente: 1 lampada torpedo do salão + 1 lâmpada torpedo do capuz demandariam 0,56A x2 = 1,12 A (led = 0,26A)
A drenagem de 0,58A é relativo aos 0,34A anterior + painel aceso (com leds) + faroletes com leds + lâmpadas da placa + lâmpadas leds do freio 4 conjuntos com 1/3 aceso(polo 1 do freio permanente)
Comparativamente: iluminação do painel 6 lâmpadas pinguinho de 1,2W = 0,08A x 6 = 0,48A
faroletes lâmpada pingão 5W x 2 = 0,80A +
2 lâmpadas = 0,80A de placa pingão
4 lampadas 5 w freio 1 polo permanente = 1,60A
Total lâmpadas incandescentes = 3,68A
Total lâmpadas leds = 0,24A
Com isso pode-se ter a ideia do gasto mínimo proporcionado pelos leds.
Nessa brincadeira comparamos 4,80A consumidos com lâmpadas incandescentes contra 0,50A com os leds
Abs
waldir
Na minha verificação quinzenal, eu meço a voltagem da bateria; se o alternador está carregando e limitado ao máximo de 14,3V; se a bateria está segurando carga, isto é, 12,6V (100% carregada); faço o teste de condutividade do liquido de arrefecimento e verifico o nivel no reservatório de expansão; verifico o nível do óleo do carter; nível do fluido de freio; nível do reservatório de partida a frio; se não há vazamentos visíveis; se os conectores do distribuidor e velas estão firmes e encaixados etc
E nesta verificação foi percebido uma perda de carga da bateria de 50%, isto é de 12.6 para 12,35V
E o teste de fuga medindo com o amperímetro entre o polo negativo da bateria e o conector estava acusando uma diferença de 0,14A isto é 140 miliamperes/h o que é excessivo e o dobro do valor normal para minha bateria que é de 0,070A (bateria de 65A)
Para tentar achar o consumidor fui tirando fusível por fusível da linha J e olhando no digital do multímetro, até que ao tirar o K1 o multímetro acusou queda para 0,070A. Chequei o interruptor do porta malas e ele não estava desligando a lanterna interna. Sorte por um lado que eu havia trocado a lâmpada torpedo por vários leds e a fuga ficou baixa em 0,07miliamperes... e por outro lado foi KHDA minha que "colei' fio errado no interruptor.
A historia do evento foi só para exemplificar como pode ser procurada a seção onde está ocorrendo a fuga com esta ferramenta-multímetro e sistema de busca.
Garrinhas com fio de 300mm cada + 1000mm do multímetro (1.300mm) é possível fazer o multímetro chegar no para brisas, dispensando o trabalho de leitura de uma segunda pessoa, ou seja, dá para fazer a busca sozinho.
A drenagem de 0,0751A (arredondada para 0,08 pelo multímetro) corresponde ao alarme Positron antigo de 19 anos e modulos, mais radio (relógio interno)
Grau de dificuldade: cabeça fria e paciência e sorte, por que eu poderia ter começado a verificar os fusíveis da direita para a esquerda, isto é, do N para o J na cx de fusíveis.
Editando: Um detalhe que esqueci de mencionar: Mexer com os fusíveis de porta fechada é muito desconfortável. E ao abrir a porta ascende a luz do salão e a do capuz do motor e logicamente as lâmpadas alteram o consumo e consequentemente a amperagem. Há o recurso de apertar o interruptor, mas leva uns 3 ou quatro segundos para estabilizar e fazer a leitura no multímetro/amperímetro.
Optei por soltar o interruptor da porta para não acender as luzes e fazer a leitura direta e mais rápida.
A drenagem de 0,34A é relativo a 0,08A dos modulos + 0,26A do conjunto de lâmpadas/leds do salão e os leds do capuz do motor = 0,34A
Comparativamente: 1 lampada torpedo do salão + 1 lâmpada torpedo do capuz demandariam 0,56A x2 = 1,12 A (led = 0,26A)
A drenagem de 0,58A é relativo aos 0,34A anterior + painel aceso (com leds) + faroletes com leds + lâmpadas da placa + lâmpadas leds do freio 4 conjuntos com 1/3 aceso(polo 1 do freio permanente)
Comparativamente: iluminação do painel 6 lâmpadas pinguinho de 1,2W = 0,08A x 6 = 0,48A
faroletes lâmpada pingão 5W x 2 = 0,80A +
2 lâmpadas = 0,80A de placa pingão
4 lampadas 5 w freio 1 polo permanente = 1,60A
Total lâmpadas incandescentes = 3,68A
Total lâmpadas leds = 0,24A
Com isso pode-se ter a ideia do gasto mínimo proporcionado pelos leds.
Nessa brincadeira comparamos 4,80A consumidos com lâmpadas incandescentes contra 0,50A com os leds
Abs
waldir
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Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE
Pergunta boba: alternador carregando muito pode ocasionar fuga de centelha em cabos de vela e bobina? Meu monza sempre carregou 14,2v, mas agora começou a marcar 14,5v, 14,6v, fica oscilando muito! Estou desconfiando do bendito regulador que já tem mais de um ano (Gauss). Sem contar que o carro tá oscilando que é uma beleza!
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Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE
Curiosidade também em saber...rafamts escreveu:Pergunta boba: alternador carregando muito pode ocasionar fuga de centelha em cabos de vela e bobina? Meu monza sempre carregou 14,2v, mas agora começou a marcar 14,5v, 14,6v, fica oscilando muito! Estou desconfiando do bendito regulador que já tem mais de um ano (Gauss). Sem contar que o carro tá oscilando que é uma beleza!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- waldir
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Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE
Rafael e Viniciusrafamts escreveu:Pergunta boba: alternador carregando muito pode ocasionar fuga de centelha em cabos de vela e bobina? Meu monza sempre carregou 14,2v, mas agora começou a marcar 14,5v, 14,6v, fica oscilando muito! Estou desconfiando do bendito regulador que já tem mais de um ano (Gauss). Sem contar que o carro tá oscilando que é uma beleza!
A resposta é não. Lembrando que o secundário da bobina de ignição excitado pela bobina do primário qué é excitada pela bobina impulsora e modulada pelo módulo Hei vai gerar aproximadamente 28 a 35 KV embora com 8 a 15 KV faz bem o serviço com abertura de 0,8mm nas velas , o desgaste que eleva o gap para mais de 1,0 vai demandar 30 KV aprox gerando aquecimento na bobina de ignição como um todo e num dado momento 'torra'.
O vazamento se dá devido isolação insuficiente,isto é, isolação baixa, alta resistência das velas devido carbonização excessiva, encharcada de óleo, isolador da vela trincado, rotor do distribuidor (cachimbo) trincado, tampa do distribuidor com oxidação(zinabre) nos bornes de distribuição, grafite central gasto.
O regulador de tensão 'abrindo' vai danificando o Hei e outros componentes mais sensíveis. Vale trocar rapidinho que é mais barato (30 a 40 reais) sem juntar com Hei e outros.
Abs
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE
Waldir, obrigado por sanar a dúvida. Tenho um regulador novinho aqui em casa da marca Bosch. Amanhã vou trocar. Hoje, fazendo uso do multímetro para verificar a tensão da bateria com carro ligado, observei muita oscilação nas tensões. Dava picos de 14,60v e caía para 8,0v; depois passava para 14,5v, enfim, ficava oscilando a todo instante. Da outra vez que tive problema com regulador a tensão não ficava oscilando, apenas marcava muito baixa ou muito alta.