Rafael e Viniciusrafamts escreveu:Pergunta boba: alternador carregando muito pode ocasionar fuga de centelha em cabos de vela e bobina? Meu monza sempre carregou 14,2v, mas agora começou a marcar 14,5v, 14,6v, fica oscilando muito! Estou desconfiando do bendito regulador que já tem mais de um ano (Gauss). Sem contar que o carro tá oscilando que é uma beleza!
A resposta é não. Lembrando que o secundário da bobina de ignição excitado pela bobina do primário qué é excitada pela bobina impulsora e modulada pelo módulo Hei vai gerar aproximadamente 28 a 35 KV embora com 8 a 15 KV faz bem o serviço com abertura de 0,8mm nas velas , o desgaste que eleva o gap para mais de 1,0 vai demandar 30 KV aprox gerando aquecimento na bobina de ignição como um todo e num dado momento 'torra'.
O vazamento se dá devido isolação insuficiente,isto é, isolação baixa, alta resistência das velas devido carbonização excessiva, encharcada de óleo, isolador da vela trincado, rotor do distribuidor (cachimbo) trincado, tampa do distribuidor com oxidação(zinabre) nos bornes de distribuição, grafite central gasto.
O regulador de tensão 'abrindo' vai danificando o Hei e outros componentes mais sensíveis. Vale trocar rapidinho que é mais barato (30 a 40 reais) sem juntar com Hei e outros.
Abs