TESTE NO SENSOR M A P

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
gdavis
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Mai 2014, 10:09
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por gdavis »

waldir escreveu:É possível desconectar o MAP e dar a partida, se melhorar o defeito está no MAP. Confira se não há inversão nas mangueiras conectadas no TBI

Se a luz de anomalia acende, faça o teste lampejante e veja o que acusa.

Procure o teste na seção de dicas.
Waldir, eu fiz os testes e o lampejante, acusa erro 33 sempre e no multímetro sempre essas medições que postei antes, as mangueiras estão certas. Só queria ter certeza de mais algum possível teste antes de comprar um sensor novo
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por waldir »

davis,

33 é mangueira furada. Eu tenho um joelho na entrada do MAP conectado com um caninho de polipropileno que entra num outro joelho e no TBI. E já me ocorreu de trinca na borracha do joelho. Como eu não tinha outro eu vedei com silicone de alta e substitui na próxima semana (Kit limpeza do TBI)

Como o seu Monza é a gasolina pode ser algum dano na conexão ou borracha de vedação junto ao TBI.
Vc disse que ao trocar a borracha resolveu por uma semana. Inspecione novamente mais criteriosamente e com boa iluminação. Quando encaixa nos diâmetros maiores a mangueira abre ou se colocou larga demais fica frouxa e entra ar acusando o código 33.

Codigo 34 quando a mangueira dobra ou quando há combustível dentro da MAP
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
gdavis
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Mai 2014, 10:09
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por gdavis »

waldir escreveu:davis,

33 é mangueira furada. Eu tenho um joelho na entrada do MAP conectado com um caninho de polipropileno que entra num outro joelho e no TBI. E já me ocorreu de trinca na borracha do joelho. Como eu não tinha outro eu vedei com silicone de alta e substitui na próxima semana (Kit limpeza do TBI)

Como o seu Monza é a gasolina pode ser algum dano na conexão ou borracha de vedação junto ao TBI.
Vc disse que ao trocar a borracha resolveu por uma semana. Inspecione novamente mais criteriosamente e com boa iluminação. Quando encaixa nos diâmetros maiores a mangueira abre ou se colocou larga demais fica frouxa e entra ar acusando o código 33.

Codigo 34 quando a mangueira dobra ou quando há combustível dentro da MAP
Então Waldir, eu troquei tudo pq nesse joelho de borracha tinha quebrado e a mangueira estava bem ressecada. Eu desmontei tudo e olhei com cuidado junto com uma lanterna e não achei nenhum furo ou entrada de ar. Essa borracha realmente é de um diâmetro menor, mas quando coloquei no sensor deixei a borracha um tempo em água quente pra ficar mais fácil de ajustar e fiz isso com o sensor fora do carro, avaliei bem antes de colocar de volta pra ter certeza que não teria algum dano na borracha
gdavis
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Mai 2014, 10:09
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por gdavis »

gdavis escreveu:
waldir escreveu:davis,

33 é mangueira furada. Eu tenho um joelho na entrada do MAP conectado com um caninho de polipropileno que entra num outro joelho e no TBI. E já me ocorreu de trinca na borracha do joelho. Como eu não tinha outro eu vedei com silicone de alta e substitui na próxima semana (Kit limpeza do TBI)

Como o seu Monza é a gasolina pode ser algum dano na conexão ou borracha de vedação junto ao TBI.
Vc disse que ao trocar a borracha resolveu por uma semana. Inspecione novamente mais criteriosamente e com boa iluminação. Quando encaixa nos diâmetros maiores a mangueira abre ou se colocou larga demais fica frouxa e entra ar acusando o código 33.

Codigo 34 quando a mangueira dobra ou quando há combustível dentro da MAP
Então Waldir, eu troquei tudo pq nesse joelho de borracha tinha quebrado e a mangueira estava bem ressecada. Eu desmontei tudo e olhei com cuidado junto com uma lanterna e não achei nenhum furo ou entrada de ar. Essa borracha realmente é de um diâmetro menor, mas quando coloquei no sensor deixei a borracha um tempo em água quente pra ficar mais fácil de ajustar e fiz isso com o sensor fora do carro, avaliei bem antes de colocar de volta pra ter certeza que não teria algum dano na borracha
Bom dia galera, depois de 1 mês eu consegui parar pra analisar esse problema com calma e percebi que a mangueira estava mal encaixada, fazendo com que o orifício do sensor ficasse obstruído ou com pouca passagem de ar. O problema foi resolvido removendo a mangueira e reconectando com mais cuidado e atenção. Lembrando que não estou usando um conector tipo "L", usei uma mangueira de 3mm pra fazer as conexões.

Obrigado a todos que ajudaram e insistiram nesse problema da mangueira.
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por rafamts »

Verifiquei que a tensão de retorno no sensor map do meu carro fica em torno de 1,0 volts inicialmente, conforme o motor vai aquecendo chega a 0,2 volts. Acredito que não deveria cair tanto, correto?
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por waldir »

Rafael, eu estava verificando na apostila do Doutor IE e consta que a medição do retorno pode cair até 220mV que é o seu caso.

Na aceleração a voltagem (no retorno) podendo chegar acima de 3V e na desaceleração a voltagem mergulha.

Vc está sentindo alguma dificuldade?

Quando o meu MAP estava com problema ele não sustentava a aceleração e só descobri que era o MAP por que eu desliguei e vim embora pra casa numa boa e depois providenciei a troca pelo 'estepe' que tinha em casa eram Delphi e o que pifou era mais novo que o que estava guardado.

Se não está com problemas deixe quieto. No meu caso como estou a 700 metros posso ter leitura até de 0,8V inicialmente.

A membrana interna do MAP ela flamba e muda a voltagem de retorno
Imagem

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por rafamts »

Waldir, obrigado pelas informações. Desconfiei do map pois meu carro está oscilando muito a marcha lenta na fase fria. Fica pipocando muito com má queima de combustível. Depois que o motor esquenta fica uma maravilha. Já testei o sensor de borboleta e de temperatura e estão ok. Válvula termostática também ok. Por isso decidi averiguar o map.

Abraço,
Rafael
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por rafamts »

Waldir, testei novamente o map e acredito que esteja ok. Ficou dentro dos valores especificados por você. Em acelaração ultrapassou 3,0 volts, e em desacelerações caiu para perto de 220 milivolts. Em marcha lenta ficou mais ou menos estável. Troque a mangueira do map, pois já estava desgastada!
Responder