AVANÇO INICIAL DA IGNIÇÃO - PONTO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

AVANÇO INICIAL DA IGNIÇÃO - PONTO

Mensagem não lida por waldir »

Ponto de Ignição – Avanço Inicial da Ignição

No motor de 4 tempos(admissão, compressão, explosão e exaustão) a inflamação/explosão da mistura ar e combustível deve se iniciar no final da compressão; isto é, a faísca da vela (centelha de alta tensão da bobina) deve ocorrer milímetros antes da superfície do pistão atingir o PMS – Ponto Morto Superior.

Imagem
ou
http://img339.imageshack.us/i/grauspms0.png

O avanço da ignição se faz necessário devido à mistura ar/combustível não se inflamar por completo instantaneamente para que gere uma pressão máxima para um bom rendimento no motor. Portanto, a queima se dá de forma progressiva levando certo tempo para a combustão total.

Quando o pistão esta em PMS, dizemos que ele está em 0° (zero grau). Porém, a ‘faísca’ da vela é lançada na câmara antes do PMS que significa que a árvore de manivelas não atingiu o ponto 0º.

Imagem
ou
http://img855.imageshack.us/i/grauspms.png

O avanço da ignição é o ângulo (em graus) faltante para que o pistão chegue ao 0°. No caso do Monza 1.8 a gasolina; 1.8 a álcool e 2.0 a gasolina, a especificação é de 10° APMS (Antes do Ponto Morto Superior); e nos motores 2.0 a álcool a especificação é de 7° APMS

Se o motor estiver com o avanço atrasado, perderá rendimento por que a mistura ar/combustível estará totalmente queimada quando o pistão estiver descendo, quando então ocorre a perda de pressão e o pistão recebe menor impulso.
Se e quando o avanço estiver muito adiantado, haverá uma contra pressão no pistão, portanto, terá dificuldades para atingir o PMS e tal exagero reflete em uma partida pesada.
(informações disponíveis na NET)

waldir
Editado pela última vez por waldir em 29 Mar 2011, 14:31, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: AVANÇO INICIAL DA IGNIÇÃO - PONTO

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Ola Waldir, lendo o seu topico, entendi um pouco mais o que esta acontecendo com o meu carro.
Ele vira muito pesado. entao com ajuda de um monzeiro do forum eu mechi nele. De frente pro capu eu trouxe o distb.dele mais pra mim (farol) o carro passou a virar bem melhor( porem uma semana depois reparei que o contagiro -tinha caido de 0.9 (gás) para 0.7 +ou- e o ponteiro de econom. subiu sozinho e marcava na metade. entao percebi que o carro nao estava legal e ai voltei com o dist. pra bem perto de onde estava, o carro vira + pesado porem o ponteiro de economia voltou para normal e o contagiros passou a marcar 0.8( acho que tem que marcar 0.9) isso no gás. na gasosA ele sobe + um pouco.

o que vc me recomenda? deixa assim mesmo ou subir mais um pouco para a rotaçao se aproximar de 1000RPM???

Abraços
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: AVANÇO INICIAL DA IGNIÇÃO - PONTO

Mensagem não lida por waldir »

caramaneiro1 escreveu:Ola Waldir, lendo o seu topico, entendi um pouco mais o que esta acontecendo com o meu carro.
Ele vira muito pesado. entao com ajuda de um monzeiro do forum eu mechi nele. De frente pro capu eu trouxe o distb.dele mais pra mim (farol) o carro passou a virar bem melhor( porem uma semana depois reparei que o contagiro -tinha caido de 0.9 (gás) para 0.7 +ou- e o ponteiro de econom. subiu sozinho e marcava na metade. entao percebi que o carro nao estava legal e ai voltei com o dist. pra bem perto de onde estava, o carro vira + pesado porem o ponteiro de economia voltou para normal e o contagiros passou a marcar 0.8( acho que tem que marcar 0.9) isso no gás. na gasosA ele sobe + um pouco.

o que vc me recomenda? deixa assim mesmo ou subir mais um pouco para a rotaçao se aproximar de 1000RPM???

Abraços
Caramaneiro,
Nada sei sobre instalação do GNV que sensores ou alterações afetam/equilibram o conjunto.

Porém, o acerto do ponto(avanço/retardo da ignição) via movimentação do distribuidor deve ser feito com pistola estroboscópica, ou pistola de ponto como a chamam.
E para tanto a ECU deve estar em modo de ajuste com jumper no conector ALDL na posição A e B. Deve-se esperar a ventoinha ligar pela 2ª vez e depois fazer o jump o que ligará a ventoinha novamente. Com a pistola direcionada para a polia de serviços e a marcação na capa da correia dentada fazer a leitura e aí sim o ajuste via distribuidor.

Ajustar de ouvido não dá precisão e se não jumpear o A e B a Central compensaa a mexida e volta próximo ao que estava antes.

Há várias informações sobre ajuste de ponto aqui no forum, mas achei esta que dá uma boa indicação

viewtopic.php?f=3&t=15176

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: AVANÇO INICIAL DA IGNIÇÃO - PONTO

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

vejam a atualização desta matéria em: viewtopic.php?f=15&t=30781
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder