Econometro do painel cinza agarrado

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Econometro do painel cinza agarrado

Mensagem não lida por luizh »

Bem, eu reparei uma coisa há tempos no econometro(ou vacuometro) do Monza GLS com painel cinza (94 e posteriores) ele parece que é agarrado... lento pra responder, desde novo... e eu já vi isso em 2 outros Monzas semelhantes ao meu, tambem novos na época, e nao entendia o porque, visto que nos antigos do painel "vela verde" ele era de funcionamento rapidinho, quase que imediato, batia o pé no acelerador e o ponteirinho pulava. No meu 94, eu desligava o motor e ele as vezes demorava mais pra chegar ao zero que o ponteiro do combustivel com o tanque pela metade... ehheeh!

Um belo dia tive que desmontar o painel pra trocar o cabo do velocimetro, e resolvi dar uma olhada nesse troço... Aí fiz succao com a boca e o troço continuava lerdão... meia hora pra se movimentar... Diacho ! ! Não é assim que tem que funcionar... aí resolvi dar um jato de óleo M1 spray(aquele da lata vermelha) dentro do buraquinho onde encaixa o tubinho de vácuo(vide foto) esperei um pouco e PIMBA ! ! O bichinho começou a funcionar que nem os de antigamente... ficou espertinho de novo e assim está até hoje... já tem uns 10 meses...

Imagem

Alguem mais nota isso?? Se quiserem, depois eu ponho um videozinho do ponteiro mexendo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Econometro do painel cinza agarrado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

luizh escreveu:Bem, eu reparei uma coisa há tempos no econometro(ou vacuometro) do Monza GLS com painel cinza (94 e posteriores) ele parece que é agarrado... lento pra responder, desde novo... e eu já vi isso em 2 outros Monzas semelhantes ao meu, tambem novos na época, e nao entendia o porque, visto que nos antigos do painel "vela verde" ele era de funcionamento rapidinho, quase que imediato, batia o pé no acelerador e o ponteirinho pulava. No meu 94, eu desligava o motor e ele as vezes demorava mais pra chegar ao zero que o ponteiro do combustivel com o tanque pela metade... ehheeh!

Um belo dia tive que desmontar o painel pra trocar o cabo do velocimetro, e resolvi dar uma olhada nesse troço... Aí fiz succao com a boca e o troço continuava lerdão... meia hora pra se movimentar... Diacho ! ! Não é assim que tem que funcionar... aí resolvi dar um jato de óleo M1 spray(aquele da lata vermelha) dentro do buraquinho onde encaixa o tubinho de vácuo(vide foto) esperei um pouco e PIMBA ! ! O bichinho começou a funcionar que nem os de antigamente... ficou espertinho de novo e assim está até hoje... já tem uns 10 meses...

Imagem

Alguem mais nota isso?? Se quiserem, depois eu ponho um videozinho do ponteiro mexendo.
Tive um Monza SL/E 87, um Sl/E 91 e tenho a 8 anos um GLS 96, nunca senti diferença no funcionamento desse equipamento.
De qualquer forma, todo marcador com ponteiro tem silicone para o ponteiro ficar mais estável, e ao jogar o desengripante você deve ter removido esse silicone, ex: Se você reparar, o marcador de combustível ao desligar a chave não "cai" muito rápido, pois, está sob ação do silicone.
O vacuômetro do meu Monza atua normalmente, conforme acelero, se move rapidamente acompanhado o acelerador.

Abs,

Carlos Freire
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Econometro do painel cinza agarrado

Mensagem não lida por luizh »

Carlos A. Freire escreveu: De qualquer forma, todo marcador com ponteiro tem silicone para o ponteiro ficar mais estável, e ao jogar o desengripante você deve ter removido esse silicone, ex: Se você reparar, o marcador de combustível ao desligar a chave não "cai" muito rápido, pois, está sob ação do silicone.
O vacuômetro do meu Monza atua normalmente, conforme acelero, se move rapidamente acompanhado o acelerador.

Abs,

Carlos Freire
Certo, mas eu nao joguei desengripante e sim lubrificante e o meu aqui era agarrado total ! Tanto que ele descia mais devagar que o ponteiro do combustivel. Um vacuometro(econometro é nome fantasia picareta.. arghh...) tem responder rápido, que nem um conta-giros ou o velocimetro.

Aqui muitas vezes eu pisava até o fundo de terceira, passava pra quarta pisava até o fundo mais um pouco e só aí é que ele ainda estava chegando no meio da escala ! Todos os monzas de painel verde que já vi, o vacuometro é extremamente ágil, servia até pra diagnostico de entrada falsa de ar e outros problemas na marcha lenta.. pois ele oscilava bem nesses casos.

Agora não sei se foi coincidencia o fato de eu ter visto isto nos outros dois monzas semelhantes, até porque eles eram praticamente "Sequenciados" ... tinham diferença de saída de fábrica de menos de 40 dias um pro outro, entao pode ter sido um lote dessas peças que saiu sem o silicone ou outra forma de lubrificação interna...


O que importa é que agora o meu tá funcionando relax ! E é lógico que nem mexi nos outros marcadores.. tá todo mundo lá, descendo devagarzinho... suave.... uaaaaahhhhhhhhh dá até sono...hehehe
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luizh,

estranho essa sua observação no vacuômetro.
Como disse na mensagem anterior, meu Monza GLS 96 (painel cinza, acende amarelo), e os outros que tive (painel preto, acende verde) não havia diferença no funcionamento.
Como membro do Monza Clube do Brasil, sempre ando em Monza de amigos, de quase todos os anos de fabricação, inclusive em viagens e aqui na cidade. Todos funcionaram da mesma forma, sempre obedecendo o movimento do acelerador.
Já ví problemas nesse marcador, mas o sintoma era de o ponteiro ficar tremendo ou não ir até embaixo totalmente, e todos os casos eram Monza gasolina carburado e havia obstrução no conector da mangueira do vacuômetro lá em cima do coletor de admissão. Feito a desobstrução, o equipamento funcionou normalmente.

Abs,

Carlos Freire
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

Carlos, olha só, apesar de eu ter uma experiencia com Monza fenomenal, pois praticamente cresci e aprendi tudo que sei de mecanica com ele, eu prefiro acreditar no que voce está falando, pois acho que voce deve ter mais contato com mais Monzas diferentes, na oficina que eu levo por exemplo o único monza que aparece por lá é só o meu, o povo que eu conheço foi mudando de carro e só eu fui ficando com ele, a maioria tem vectras, corollas, Golf, Polo, Gol e etc...

Mas eu tenho certeza do que estou falando, o meu monza 94, desde novo, além dos desses 2 outros 94 novos na época, tem esse vacuômetro "lerdo" e o outro 85 Fase II a álcool que tem aqui em casa, comprado novo, e original até onde é possível tem o vacuometro com respostas rápidas inclusive já passei por essa experiencia de "tremedeira" com ele, e ainda hoje quando está muito frio e ele demora a pegar, quando voce gira o arranque muito tempo o vacuometro fica dando aqueles pulinhos conforme dá a sucção dos cilindros...

Eu vou fazer um videozinho com o celular do meu 94 como está agora com a lubrificação, posto aqui e voce confere...

Inclusive quando andei no primeiro Monza 94 em 1994 mesmo, e eu só tinha o 85, uma das coisas que eu reparei foi isso, justamente por ter mudado o desenho do painel, e o dono ainda me perguntou se o vacuometro do meu 85 não era lento daquele jeito mesmo...
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Sem querer ser chato mas já sendo..rs..rs.rs..vc colocou óleo dentro....tudo bem... mas não tem um diafragma ali? o óleo não vai atacar a tal?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

Tem nao... pelo menos nesse meu nao tem... o tubinho parece que tem outra peça metálica muito fina por dentro que faz o papel de um embolo, que nem uma seringa, e acho que essa haste é que era a agarrada.. é o que tô falando, já fiz isso tem um tempo razoável e até agora ele continua perfeito... essa foto eu tirei recentemente, e tirando um pouco de excesso do óleo da época, que já escorreu e eu limpei, tá tudo na perfeita sintonia !
Responder