FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Marcio Medeiros
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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por Marcio Medeiros » 23 Out 2016, 15:08

Obrigado Waldir! :ok:

monza91
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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por monza91 » 05 Nov 2016, 09:47

Bom dia pessoal. Precisei tirar o tubo de distribuiçao da água, pois estava vazando um pouco, e quando fui tirar quebrou de vez. Antes de tirar anotei a ligação das mangueiras, que estavam assim (perdão Waldir, peguei o seu desenho!):

Imagem

O ar quente está desligado desde que peguei o carro. A questão é: isso está certo?

Pergunto porque já tive problemas do tipo: com o ar condicionado desligado, a temperatura passa da metade e só então aciona a ventoinha. Com o ar condicionado ligado, a ventoinha fica ligada no primeiro estágio e a temperatura geralmente não passa do meio.

Seria necessário inverter alguma mangueira e colocar um tampão? Meu Monza é um 91/92 EFI.

Grato

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Carlos A. Freire
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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por Carlos A. Freire » 05 Nov 2016, 10:05

Monza 91, se acompanhar e ler esse tópico e outros sobre o mesmo assunto, vai perceber que o desenho que o Waldir fez está errado. No carro dele, pelos relatos também está errado.
Na saída do cavalete da válvula termostática, a parte de cima vai para o ar quente ou quando não tem, vai tampado. A saída de baixo vai para o coletor de admissão. Alguns carros como o meu, a mangueira tem 3 pontas, sendo saída de baixo do cavalete da VT, coletor de admissão e outra ponta no tubo de distribuição de água.

Abs,

Carlos Freire
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monza91
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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por monza91 » 05 Nov 2016, 10:33

Obrigado Carlos!

Pois é, achei este tópico um tanto confuso. Mas vou fazer a ligação conforme a sua orientação.

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waldir
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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por waldir » 05 Nov 2016, 14:50

Imagem
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Falcox
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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por Falcox » 19 Dez 2016, 02:26

Galera tiltei aqui! Li todo este debate e fiquei em dúvida agora! Meu monza e 94 efi 2.0 gasolina e vou ligar o ar quente dele q foi desativado.
Ja retirei o radiador e vou ver se tem concerto ou compro outro enfim. Desde q peguei o carro a saida 5 está tampada e a 2 vai para o coletor e se entendi o certo e a 5 ir no coletor e a 2 para o radiador de ar quente! Do jeito q está ligado o marcador sobe so um pouco acima da marca azul e liga a ventuinha e na rodovia nem sai da marca azul! Então suponho q esteja funcionando errado certo? assim q tiver o radiador de ar quente dele vou inverter as mangueiras e ver no que dá! Então so confirmando 5 coletor e 2 radiador. Algum conselho de cuidados para não detonar o motor? Sempre achei estranho ele so levantar a temperatura parado, estou andando com motor frio todo esse tempo! Enfim fazendo a troca ele vai andar melhor e ficar um pouco mais econômico.
20161218_082659.jpg
20161218_070832.jpg
20161218_071234.jpg
20161210_160619.jpg
Bom se ñ conseguirem ver na minha folga vou mexer novamente! Dai tiro mais umas fotos e posto aqui pra ver como está as mangueiras.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
:naosei: se tudo na vida fosse pão! seria-mos todos padeiros :lol:

Falcox
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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por Falcox » 19 Dez 2016, 02:41

Esqueci de dizer tenho vt com a ponta que fecha a sainda 2 e uso aditivo radiex na proporção 5 litros de agua e 2 litros de radiex!
20161208_163529.jpg
Pela tabela seria outra mangueira, mas ela e fina na ponta e ñ encaixava no coletor!
20161209_161746.jpg
Sera q o coletar esta errado? Enfim a mangueira encaixou perfeitamente mesmo ñ sendo o que o catalogo informava e o coletor esta esquentando.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
:naosei: se tudo na vida fosse pão! seria-mos todos padeiros :lol:

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Luiz Carlos (Rio)
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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por Luiz Carlos (Rio) » 19 Dez 2016, 18:58

Falcox

Segundo o catálogo Jamaica, a mangueira 7094 RB é equivalente à mangueira original 93201927.

Segundo o catálogo de peças Chevrolet, é aplicável ao Monza à gasolina de 1992 até 1996.
Para o Monza à álcool a mangueira original aplicável é a 52257280, Jamaica 7099 MM.
Só estou achando que a mangueira que vc mostrou tem a parte que vai encaixada no coletor mais comprida que a original.

Imagem

Abs
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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por Falcox » 21 Dez 2016, 00:44

Obrigado luis carlos pela resposta! Vou procurar está mangueira! Mas foi dificil achar está que instalei, a que encontro facil e parecida mas ñ encaixa no coletor! A saida q vai no coletor e bem fina.
Pretendo instalar o ar neste sabado mesmo! E vou colocar as mangueiras no lugar certo!
A saida do coletor na entrada de baixo e o radiador de ar quente na entrada de cima! Vou tirar umas fotos e posto aqui como ficou! :ok:
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Eugean
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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por Eugean » 12 Ago 2017, 19:21

Boa noite pessoal
Vim relatar o problema que tive a respeito do assunto deste tópico
Recentemente meu Monza deu PT na bronzina de biela do primeiro pistão viewtopic.php?f=33&t=35875
A VT que estava neste Monza era sem rabicho e não havia me atentado a isto, entao uma bela noite com o carro ligado estava esperando um colega e para meu azar só vi a fumaça subindo do motor, o gargalo do radiador que recebe a mangueira que vem da VT estourou vazou R$ 140,00 de aditivo e mais 80,00 da troca da lateral de plástico do radiador, entao como tinha reformado o motor resolvi trocar todas as peças do sistema de arrefecimento, suporte da VT, VT sensores e aditivo, ai que começou a dor de cabeça comprei a válvula com rabicho e conectei do mesmo jeito que estava antes, tampão embaixo e a mangueira do coletor em cima e toda vez a temperatura subia ate a acender a luz de advertência e de repente a temperatura despencava de uma vez.
Fui procurar informações e cheguei ate este tópico inverti as mangueiras atrás do suporte tampão em cima e mangueira do coletor embaixo e o sistema voltou ao normal.
Lembrando meu Monza não tem AC nem AQ.
Agradeço a todos por estas informações foi de grande ajuda.
Um grande abraço a todos

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