LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
- waldir
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LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
O Carter fica embaixo do motor e é o depósito do óleo quente que lubrifica as arvores de manivela e das válvulas e os pistões.
Já perguntei para alguns mexânicos e me disseram:
- não esquenta cabeça... sabe o Carter, aquele treco bojudo que o carinha do posto tira aquele “butijão” pra vazar o óleo quente? Tem uma chapa ali onde sempre enrosca galhos, barro, saco de lixo, garrafa pet, tá ligado?
- Uhn...
-Então com o movimento do carro acima de 39km/h, o ar que passa pelos buracos da chapa e vai ventilando... ventilando... forçadamente
Amigos, não é isso,
eu até desconfiava que não fosse o que o mexânico falou... tão ignorante quanto eu era à respeito, ou um tremendo gozador... ?
SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER:
Durante o ciclo de potência de combustão, certa quantidade de combustível não queimado, gases altamente corrosivos e vapores de água passam para o Carter através dos anéis dos pistões.
Para evitar que estes produtos deteriorem o óleo lubrificante do motor, condição esta que causaria danos aos pistões, anéis etc, eles são removidos do Carter através da circulação de ar fresco proveniente do filtro de ar.
Após a sua mistura com o ar, vão para o filtro de ar e para o coletor de admissão e daí para as câmaras de combustão para serem queimados, já que, sendo altamente poluentes não podem ser liberados na atmosfera.
E o responsável por esta Ventilação Forçada do Carter é o famoso Blow-By e a mangueira com derivação cujas fotos seguem:
As fotos acima pertencem ao Paulo Campos do Vectra-Clube.
http://img104.imageshack.us/img104/mang ... 1/w400.png[/img][/url]
[/
[url=http://imageshack.us]
O entupimento da conexão, e do Blow-by (filtro metálico), ou mangueira deste sistema pode causar:
Marcha - lenta irregular
Marcha - lenta baixa
Vazamento de óleo
Presença de óleo no filtro de ar
Borra no Carter
Uma mangueira com vazamento (rachada, furada) pode causar:
Marcha - lenta irregular
Falha no Motor
Marcha - lenta elevada
LIMPEZA
Filtro do Blow-by
O filtro metálico pode ser encontrado nas Autorizadas por R$50,00 (importado).
Por ser metálico é possível limpá-los com Thinner (preferencialmente devido a goma) ou Querosene. É só deixá-lo imerso por algum tempo, ou colocá-lo em um vidro de boca larga e agitar de vez em quando e trocar o solvente até ter liberado a sujidade. (não use pincel, pois os pelos ficam presos no filtro) Pronto, secou, está semi-novo. ?
Aproveite troque a junta da tampa de válvula com limitadores Sabó R$11,78 (jan2009)
LIMPEZA DA MANGUEIRA
Na derivação, diâmetro menor, pode-se introduzir uma tirinha comprida de pano de 5 a 10 mm , ou um barbante grosso de algodão, usando também um arame mais rígido para ir empurrando. Puxe o barbante de volta e se estiver muito sujo, repita a operação, ou uma tirinha de pano trançada conforme as
"ferramentas caseiras" exemplificada na foto.
Por ultimo, pegue 2 ou 3 tiras de pano de algodão (camiseta velha - foto) de uns 20 x 3 cm. Amarre-as ao meio com um arame acima de 1 mm de diâmetro com 50 cm de comprimento e introduza numas das pontas e puxe pela outra ‘arrastando pelo tubo o chumaço de pano, repita a operação se estiver muito sujo. Não use solvente na mangueira pois ajuda ressecá-la e rachá-la
Se não quiser ter este trabalho e divertimento, uma mangueira nova custa cerca de R$30,00
LIMPEZA DO ‘CANINHO’ DE ENCAIXE NO COLETOR DE ADMISSÃO
Com um pedaço de 15 cm de arame de 0,8mm, introduza pelo furo do caninho, puxe de volta e vá limpando o resíduo num pano. Repita esta operação até eliminar a sujeira ou o possível entupimento. É normal formar aí uma borra de goma entupindo o dito cujo. Se o caninho estiver livre o arame adentra por mais de 10 cm . Pode-se aproveitar o spray de limpar o TBI, introduzindo o tubinho direcionador vermelho aspergindo o desengraxante.
INDÍCIOS:
A cada troca de óleo e virada do filtro de ar, observe se há óleo na ‘panela’ do filtro.
Se estiver sujo verifique o estado da mangueira se não há rachaduras e se não há gosma de óleo no caninho do coletor de admissão.
Bom divertimento com economia.
waldir
Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Waldir, nessa mangueira que sai da tampa de válvulas, no meu está faltando aquela parte mais fina! E no coletor tem um pedaço de mangueira isolado com um parafuso! Tem como adaptar uma mangueira mais fina ali de novo ou só uma nova?
E ainda perguntando, quanto custa uma mangueira como essa?
E ainda perguntando, quanto custa uma mangueira como essa?
- waldir
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Weuller,weuller escreveu:Waldir, nessa mangueira que sai da tampa de válvulas, no meu está faltando aquela parte mais fina! E no coletor tem um pedaço de mangueira isolado com um parafuso! Tem como adaptar uma mangueira mais fina ali de novo ou só uma nova?
E ainda perguntando, quanto custa uma mangueira como essa?
Adaptação eu não creio pq o coletor de admissão aspira, portanto a adaptação teria que ser muito bem feita e não vai superar uma vulcanização de fábrica. A mangueira alternativa/paralela está em torno de R$30,00 para o Monza 95
As mangueiras são:
82 a 86 90128466
87 a 91 52271321
92 a 96 52287367
waldir
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Muito bom.
preciso fazer a limpeza desse filtro blowby que fica na tampa de valvulas.
Acho que nunca mexeram ali.
preciso fazer a limpeza desse filtro blowby que fica na tampa de valvulas.
Acho que nunca mexeram ali.
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Parabéns pelo tópico! Certa vez por curiosidade fui mexer nestas mangueiras do blow-by e descobri que uma delas estava bem entupida... não passava nada! Realizei a limpeza e senti uma certa melhora no carro. Não cheguei a limpar o filtro interno, mas com certeza é um serviço que deve ser feito! Fiquei 4 anos com o Monza e nunca mexi nisso... (até acho que era o mesmo filtro de fábrica).
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Eu limpei do meu quando troquei a junta da tampa de válvulas!!!
O filtro tava entupido!!
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O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Grande Waldir! Acabei de ler o tópico que me foi indicado pelo meu xará, o diego paiva e acho que os problemas de vazamento de oleo na tampa de adiçao de oleo na tampa de cabeçote é culpa desse filtro do blow by entupido, sem dizer que as minhas mangueiras desse sistema estao completamente ressecadas e até rachadas ou partidas em algumas partes!
Só uma pergunta, posso dar uma boa lavada de Car 80 (o tal liquido de limpar a TBI) nesse filtro antes de colocar no thinner/querosene ou é melhor fazer o contrário?
E a junta da tampa de válvulas, tem que ser trocada obrigatoriamente?
Abraçao!
Só uma pergunta, posso dar uma boa lavada de Car 80 (o tal liquido de limpar a TBI) nesse filtro antes de colocar no thinner/querosene ou é melhor fazer o contrário?
E a junta da tampa de válvulas, tem que ser trocada obrigatoriamente?
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'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
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EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
[quote="
Só uma pergunta, posso dar uma boa lavada de Car 80 (o tal liquido de limpar a TBI) nesse filtro antes de colocar no thinner/querosene ou é melhor fazer o contrário?
E a junta da tampa de válvulas, tem que ser trocada obrigatoriamente?
Abraçao![/quote]
Fastback,
pode usar sim o Car 80, não pensei nisso. Talvez não precise usar outro solvente mais barato ou use após o Car 80.
A junta se estiver boa, dê uma secada e aproveite a mesma. Vc deve saber que o aperto dos parafusos deve ser moderado e cruzados para não empenar a tampa. E é ideal que a junta tenha os limitadores.
waldir
Só uma pergunta, posso dar uma boa lavada de Car 80 (o tal liquido de limpar a TBI) nesse filtro antes de colocar no thinner/querosene ou é melhor fazer o contrário?
E a junta da tampa de válvulas, tem que ser trocada obrigatoriamente?
Abraçao![/quote]
Fastback,
pode usar sim o Car 80, não pensei nisso. Talvez não precise usar outro solvente mais barato ou use após o Car 80.
A junta se estiver boa, dê uma secada e aproveite a mesma. Vc deve saber que o aperto dos parafusos deve ser moderado e cruzados para não empenar a tampa. E é ideal que a junta tenha os limitadores.
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