LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por waldir »

Imagem

O Carter fica embaixo do motor e é o depósito do óleo quente que lubrifica as arvores de manivela e das válvulas e os pistões.

Já perguntei para alguns mexânicos e me disseram:
- não esquenta cabeça... sabe o Carter, aquele treco bojudo que o carinha do posto tira aquele “butijão” pra vazar o óleo quente? Tem uma chapa ali onde sempre enrosca galhos, barro, saco de lixo, garrafa pet, tá ligado? :wink:
- Uhn...
-Então com o movimento do carro acima de 39km/h, o ar que passa pelos buracos da chapa e vai ventilando... ventilando... forçadamente :lol:

Imagem

Amigos, não é isso,
eu até desconfiava que não fosse o que o mexânico falou... tão ignorante quanto eu era à respeito, ou um tremendo gozador... ?

SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER:

Durante o ciclo de potência de combustão, certa quantidade de combustível não queimado, gases altamente corrosivos e vapores de água passam para o Carter através dos anéis dos pistões.

Para evitar que estes produtos deteriorem o óleo lubrificante do motor, condição esta que causaria danos aos pistões, anéis etc, eles são removidos do Carter através da circulação de ar fresco proveniente do filtro de ar.

Após a sua mistura com o ar, vão para o filtro de ar e para o coletor de admissão e daí para as câmaras de combustão para serem queimados, já que, sendo altamente poluentes não podem ser liberados na atmosfera.

E o responsável por esta Ventilação Forçada do Carter é o famoso Blow-By e a mangueira com derivação cujas fotos seguem:

Imagem

Imagem

As fotos acima pertencem ao Paulo Campos do Vectra-Clube.


Imagem
Imagem
http://img104.imageshack.us/img104/mang ... 1/w400.png[/img][/url]



Imagem[/

[url=http://imageshack.us]Imagem


O entupimento da conexão, e do Blow-by (filtro metálico), ou mangueira deste sistema pode causar:

Marcha - lenta irregular
Marcha - lenta baixa
Vazamento de óleo
Presença de óleo no filtro de ar
Borra no Carter

Uma mangueira com vazamento (rachada, furada) pode causar:

Marcha - lenta irregular
Falha no Motor
Marcha - lenta elevada


LIMPEZA

Filtro do Blow-by
O filtro metálico pode ser encontrado nas Autorizadas por R$50,00 (importado).

Por ser metálico é possível limpá-los com Thinner (preferencialmente devido a goma) ou Querosene. É só deixá-lo imerso por algum tempo, ou colocá-lo em um vidro de boca larga e agitar de vez em quando e trocar o solvente até ter liberado a sujidade. (não use pincel, pois os pelos ficam presos no filtro) Pronto, secou, está semi-novo. ?

Aproveite troque a junta da tampa de válvula com limitadores Sabó R$11,78 (jan2009)

LIMPEZA DA MANGUEIRA

Na derivação, diâmetro menor, pode-se introduzir uma tirinha comprida de pano de 5 a 10 mm , ou um barbante grosso de algodão, usando também um arame mais rígido para ir empurrando. Puxe o barbante de volta e se estiver muito sujo, repita a operação, ou uma tirinha de pano trançada conforme as
"ferramentas caseiras" exemplificada na foto.

Por ultimo, pegue 2 ou 3 tiras de pano de algodão (camiseta velha - foto) de uns 20 x 3 cm. Amarre-as ao meio com um arame acima de 1 mm de diâmetro com 50 cm de comprimento e introduza numas das pontas e puxe pela outra ‘arrastando pelo tubo o chumaço de pano, repita a operação se estiver muito sujo. Não use solvente na mangueira pois ajuda ressecá-la e rachá-la

Se não quiser ter este trabalho e divertimento, uma mangueira nova custa cerca de R$30,00

Imagem

LIMPEZA DO ‘CANINHO’ DE ENCAIXE NO COLETOR DE ADMISSÃO

Com um pedaço de 15 cm de arame de 0,8mm, introduza pelo furo do caninho, puxe de volta e vá limpando o resíduo num pano. Repita esta operação até eliminar a sujeira ou o possível entupimento. É normal formar aí uma borra de goma entupindo o dito cujo. Se o caninho estiver livre o arame adentra por mais de 10 cm . Pode-se aproveitar o spray de limpar o TBI, introduzindo o tubinho direcionador vermelho aspergindo o desengraxante.

INDÍCIOS:
A cada troca de óleo e virada do filtro de ar, observe se há óleo na ‘panela’ do filtro.
Se estiver sujo verifique o estado da mangueira se não há rachaduras e se não há gosma de óleo no caninho do coletor de admissão.

Bom divertimento com economia.

waldir
weuller

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por weuller »

Waldir, nessa mangueira que sai da tampa de válvulas, no meu está faltando aquela parte mais fina! E no coletor tem um pedaço de mangueira isolado com um parafuso! Tem como adaptar uma mangueira mais fina ali de novo ou só uma nova?
E ainda perguntando, quanto custa uma mangueira como essa?
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por waldir »

weuller escreveu:Waldir, nessa mangueira que sai da tampa de válvulas, no meu está faltando aquela parte mais fina! E no coletor tem um pedaço de mangueira isolado com um parafuso! Tem como adaptar uma mangueira mais fina ali de novo ou só uma nova?
E ainda perguntando, quanto custa uma mangueira como essa?
Weuller,
Adaptação eu não creio pq o coletor de admissão aspira, portanto a adaptação teria que ser muito bem feita e não vai superar uma vulcanização de fábrica. A mangueira alternativa/paralela está em torno de R$30,00 para o Monza 95

As mangueiras são:
82 a 86 90128466
87 a 91 52271321
92 a 96 52287367

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
alquini
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1252
Registrado em: 06 Out 2007, 22:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por alquini »

Muito bom.

preciso fazer a limpeza desse filtro blowby que fica na tampa de valvulas.

Acho que nunca mexeram ali.
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por Alex »

Parabéns pelo tópico! Certa vez por curiosidade fui mexer nestas mangueiras do blow-by e descobri que uma delas estava bem entupida... não passava nada! Realizei a limpeza e senti uma certa melhora no carro. Não cheguei a limpar o filtro interno, mas com certeza é um serviço que deve ser feito! Fiquei 4 anos com o Monza e nunca mexi nisso... (até acho que era o mesmo filtro de fábrica).
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por rogertecmec »

Eu limpei do meu quando troquei a junta da tampa de válvulas!!!
O filtro tava entupido!!
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por Fastback »

Grande Waldir! Acabei de ler o tópico que me foi indicado pelo meu xará, o diego paiva e acho que os problemas de vazamento de oleo na tampa de adiçao de oleo na tampa de cabeçote é culpa desse filtro do blow by entupido, sem dizer que as minhas mangueiras desse sistema estao completamente ressecadas e até rachadas ou partidas em algumas partes!

Só uma pergunta, posso dar uma boa lavada de Car 80 (o tal liquido de limpar a TBI) nesse filtro antes de colocar no thinner/querosene ou é melhor fazer o contrário?

E a junta da tampa de válvulas, tem que ser trocada obrigatoriamente?

Abraçao!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por waldir »

[quote="

Só uma pergunta, posso dar uma boa lavada de Car 80 (o tal liquido de limpar a TBI) nesse filtro antes de colocar no thinner/querosene ou é melhor fazer o contrário?

E a junta da tampa de válvulas, tem que ser trocada obrigatoriamente?

Abraçao![/quote]


Fastback,
pode usar sim o Car 80, não pensei nisso. Talvez não precise usar outro solvente mais barato ou use após o Car 80.

A junta se estiver boa, dê uma secada e aproveite a mesma. Vc deve saber que o aperto dos parafusos deve ser moderado e cruzados para não empenar a tampa. E é ideal que a junta tenha os limitadores.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder