SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

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waldir
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SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir » 09 Dez 2008, 20:23

Olá Amigos Monzeiros,

Segue um “faça você mesmo” por conta e risco, porém, muito fácil. Grau de dificuldade = 4 :smt015

Material necessário:

Válvula Termostática 93215643 Monza/Kadett/Ipanema 1.8/2.0 EFI 91/ R$ 51,75 + R$0,95 anel retentor de borracha
Não esqueça de comprar o anel de borracha, vc vai precisar dele. :smt018

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Chave estrela 10mm
Chave de Fenda p/ abraçadeira
Silicone alta Temperatura (opcional)
Desengripante se os parafusos estiverem emperrados

1.- Para evitar riscos de queimar as mãos, realize a troca com o motor frio.

2.- Com a chave estrela experimente soltar o parafuso da válvula, se tiver emperrado espirre um desengripante enquanto remove as outras peças.

2.- Solte e desloque a ‘panela’ do filtro de ar para facilitar o manuseio

3.- Solte a abraçadeira da mangueira junto à válvula e desloque a mangueira. Mantendo a tampa do reservatório fechado, irá vazar cerca de 1 litro de solução de arrefecimento

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4.- Solte os parafusos da válvula e retire-a. Limpe a flange de assentamento.

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5.- Coloque o anel de borracha no canal apropriado na flange e se achar necessário passe uma camada fina :smt017 de silicone para alta temperatura.

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6.- Enxugue o alojamento e a flange da carcaça e encaixe a válvula já na posição dos parafusos e insira e enrosque os parafusos com os dedos mantendo firme a válvula e depois dê o aperto final por igual nos parafusos com a chave estrela, sem exagerar. :smt021 Daqui a 40.000 Km você deverá trocá-la novamente.

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7.- Depois que secar o silicone, tire o excesso com um estilete.

8.- Reposicione o conjunto do filtro de ar, verifique se não soltou alguma mangueirinha. :smt023

9.- Abra a tampa do reservatório de expansão da água e complete com a emulsão refrigerante :mrgreen: ou água.

10.- Ligue o motor e observe a formação de bolhas de ar, quando cessar as bolhas e começar a sair vapor da água feche a tampa e deixe acionar a ventoinha por 3 vezes e desligue o motor.

11.- Quando esfriar, abra a tampa do reservatório e verifique se ainda há necessidade de completar o nível.

12.- Na manhã seguinte, verifique mais uma vez o nível de água, se necessário complete.

Bom divertimento! :smt020


Comparação:

Na VT da Thompson estava gravado 92º +/- 2º C (foi cortada a informação na foto e eu não quis redimensionar) :smt015
Esta válvula tinha entre 6 a 8 anos até eu cismar que estava com problema e aprender que é recomendável a troca nos 40mil Km

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Marcel Murai
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Marcel Murai » 09 Dez 2008, 20:56

Valdir,
se a carcaça do termostato estiver boa, não precisa por silicone nao. meu nunca usei isso ali.

:smt023
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alquini
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por alquini » 09 Dez 2008, 21:17

A marcel...mas é so uma camada fina :smt017 como o waldir mesmo disse kkkkkkkkkkkk
Viu na foto tem um bom exemplo

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waldir
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir » 10 Dez 2008, 08:12

Marcel Murai escreveu:Valdir,
se a carcaça do termostato estiver boa, não precisa por silicone nao. meu nunca usei isso ali.

:smt023
Marcel,
vc tem razão, o anel deve vedar o suficiente.
Ocorreu que na válvula Thompson, talvez por diferença de medida no diâmetro do alojamento do anel, ou inabilidade de montagem, quando retirei a carcaça velha, o anel tinha sido mastigado e rompido... se não tivesse o silicone poderia ter vazado.

Na nova estou pecando por excesso, mas a aplicação da 'camada fina' :lol: é opcional. (não quis sujar o dedo para espalhar fininho)

Como eu disse antes, a valvula termostática durou mais de seis anos, porém qdo foi trocado a carcaça onde vai a VT no inicio deste ano, o mecanico passou silicone ( o vazamento da carcaça era junto ao cabeçote e estava corroido os dois... o cabeçote foi enchido com solda e faceado e carcaça é nova)
E a corrosão foi culpa minha que era desleixado qto ao aditivo de arrefecimento. :smt021

Obrigado por comentar.
Abraço

waldir
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mello3
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por mello3 » 10 Dez 2008, 10:56

Essa válvula com essa "traseirinha" aí não é do ga$olina???

Quando comprei a minha VT, tinha a com traseirinha do gasolina e sem ela na versão álcool...

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Marcel Murai
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Marcel Murai » 10 Dez 2008, 11:47

mello3 escreveu:Essa válvula com essa "traseirinha" aí não é do ga$olina???

Quando comprei a minha VT, tinha a com traseirinha do gasolina e sem ela na versão álcool...
Melo,
A valvula da Wahler eh a mesma do 2.0 alcool e gasolina...só 1.8 alcool eh diferente
:smt023
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por mello3 » 10 Dez 2008, 12:10

Marcel Murai escreveu: Melo,
A valvula da Wahler eh a mesma do 2.0 alcool e gasolina...só 1.8 alcool eh diferente
:smt023
A que comprei era THOMSON e eram diferentes, conforme o combustível...

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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Diego Paiva » 11 Dez 2008, 09:56

Muito legal! Eu já fiz a troca dessa válvula, coloquei uma Wahler também. Mas não usei silicone não. :mrgreen: :smt023
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