SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
pudim
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 76
Registrado em: 16 Set 2012, 18:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por pudim »

waldir escreveu:
Minha duvida em si e o seguinte eu tirando a válvula termostática vaza alguma coisa, eu posso fazer o processo normal de substituição, e depois no outro dia levar para trocar o aditivo ?
pudim,
pode fazer sim, ao tirar a válvula termostática poderá vazar no máximo 2 litros. O sistema do Monza recebe 7 litros e com ar quente 7,5 litros. E o liquido de arrefecimento em sua maior parte fica acumulado por assim dizer no entorno das câmaras de combustão, mangueiras baixas e radiador.

Depois que trocar a VT complete com água e depois leve para fazer a limpeza. Se for demorar mais que 2 dias para a limpeza é melhor fazer a 'sangria' de ar no pé do sensor de temperatura no cavalete da VT. Há topicos à respeito.

Abs

waldir
entendi, vou fazer o que vc recomendou, vou deixar para fazer na segunda feira, de manha ja troco a vt e a tarde já faço a limpeza e adiciona o aditivo novo,

vou procurar sobre a sangria vlw flw
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

pudim,

para limpar o sistema de arrefecimento vai ter que tirar a VT. Se você quer comprar a VT por conseguir melhor preço, tudo bem...

Pode optar por fazer a troca vc mesmo, ou que façam a troca onde for fazer a limpeza... só vc conhece as razões.

Escolha um bom aditivo, concentrado ou não e coloque-o na proporção indicada no rótulo ou no manual do proprietario do Monza que é de 40% de aditivo e o resto água [há produtos que serão necessários 3 frascos de 1 litro cada e completar com 4 de água; e há concentrados que basta 1 litro para 6 de água].

Há inúmeras matérias na seção " Ar condicionado/Ventilação e Arrefecimento" deste forum.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Só para complementr o tópico, o ideal para saber como e em quais temperaturas a válvula termstática está abrindo e fechando é fazer os logs padrões 1 e um teste de estrada em velocidade constante de 80 km/h no plano por 5 minutos com o scanner do link da minha assinatuta. No meu Monza estva tudo OK com ela , mas na Meriva está fechando em 68ºC quando o esperado era 87º, e na Zafira estava fechando à 66ºC, o da Zafira já troquei, o da Meriva estou aguardando a oportunidade, porque não dá para fazer na garagem do condomínio.

Como percebi o defeito? Em dias muito frios, na estrada o ar quente não esquentava, isso porque a válvula termostática estva fechando só em 66º muito "morno" para aquecer o habitáculo do carro.
pudim
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 76
Registrado em: 16 Set 2012, 18:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por pudim »

waldir escreveu:pudim,

para limpar o sistema de arrefecimento vai ter que tirar a VT. Se você quer comprar a VT por conseguir melhor preço, tudo bem...

Pode optar por fazer a troca vc mesmo, ou que façam a troca onde for fazer a limpeza... só vc conhece as razões.

Escolha um bom aditivo, concentrado ou não e coloque-o na proporção indicada no rótulo ou no manual do proprietario do Monza que é de 40% de aditivo e o resto água [há produtos que serão necessários 3 frascos de 1 litro cada e completar com 4 de água; e há concentrados que basta 1 litro para 6 de água].

Há inúmeras matérias na seção " Ar condicionado/Ventilação e Arrefecimento" deste forum.

Abs

waldir
Então para vc entender a situação.

Aonde vou fazer a limpeza, eles trabalham com essa maquina do video abaixo, e eles não trocam a VT. Por isso vou ter que dividir em 2 etapas

http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dilt8A

Sou nooba e tenho receio de eu mesmo fazer a troca da vt.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Pudim,

ok entendi.

1- Se vc tem observado que a VT está funcionando normal, isto é, a abertura acompanha o sensor de temperatura/UCE, não vejo necessidade de trocá-la. Mas, aja conforme quiser. Se não comprou a VT ainda, dê preferência a marca Whaler 92/107ºC

2- A troca é tranquila... prefira trocar com o motor frio e use WD40 nos 3 parafusos.

4- Não há necessidade de colocar o silicone de alta temperatura (vermelho) que exagerei no início do tópico (hoje não ponho mais). e quando comprar a VT peça também o anel de borracha para a vedação que é o suficiente para uma boa montagem.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
pudim
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 76
Registrado em: 16 Set 2012, 18:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por pudim »

waldir escreveu:Pudim,

ok entendi.

1- Se vc tem observado que a VT está funcionando normal, isto é, a abertura acompanha o sensor de temperatura/UCE, não vejo necessidade de trocá-la. Mas, aja conforme quiser. Se não comprou a VT ainda, dê preferência a marca Whaler 92/107ºC

2- A troca é tranquila... prefira trocar com o motor frio e use WD40 nos 3 parafusos.

4- Não há necessidade de colocar o silicone de alta temperatura (vermelho) que exagerei no início do tópico (hoje não ponho mais). e quando comprar a VT peça também o anel de borracha para a vedação que é o suficiente para uma boa montagem.

Abs

waldir
opa vamos lá ja comprei a Whaler 92/107ºC paguei R$ 58,00 junto com o anel de borracha.

EU perguntei me responderam e ainda não entendi muito bem, eu tirando a válvula vai fazer todo o óleo do carro ?
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

EU perguntei me responderam e ainda não entendi muito bem,
eu tirando a válvula vai fazer todo o óleo do carro ?
Eu acho que vc está perguntando sobre a água(arrefecimento) e não sobre óleo.

Eu afirmei que no máximo poderá vazar 2 litros de água e na parte abaixo da válvula (motor, mangueiras e o próprio radiador) sobrarão ainda 5 litros.

Depois que vc colocar a VT nova vc completa o sistema pelo reservatório de expansão... e aí pode ir até a oficina fazer a limpeza do sistema pela máquina.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
juliano estevao
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 152
Registrado em: 20 Set 2012, 00:04
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por juliano estevao »

pessoal eu comprei uma vt na concessionaria, waler 72 87 , meu carro é 2.0 2e , essa valvula ta correta ?
Responder