SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
- waldir
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SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Olá Amigos Monzeiros,
Segue um “faça você mesmo” por conta e risco, porém, muito fácil. Grau de dificuldade = 4 :smt015
Material necessário:
Válvula Termostática 93215643 Monza/Kadett/Ipanema 1.8/2.0 EFI 91/ R$ 51,75 + R$0,95 anel retentor de borracha
Não esqueça de comprar o anel de borracha, vc vai precisar dele. :smt018
Chave estrela 10mm
Chave de Fenda p/ abraçadeira
Silicone alta Temperatura (opcional)
Desengripante se os parafusos estiverem emperrados
1.- Para evitar riscos de queimar as mãos, realize a troca com o motor frio.
2.- Com a chave estrela experimente soltar o parafuso da válvula, se tiver emperrado espirre um desengripante enquanto remove as outras peças.
2.- Solte e desloque a ‘panela’ do filtro de ar para facilitar o manuseio
3.- Solte a abraçadeira da mangueira junto à válvula e desloque a mangueira. Mantendo a tampa do reservatório fechado, irá vazar cerca de 1 litro de solução de arrefecimento
4.- Solte os parafusos da válvula e retire-a. Limpe a flange de assentamento.
5.- Coloque o anel de borracha no canal apropriado na flange e se achar necessário passe uma camada fina :smt017 de silicone para alta temperatura.
6.- Enxugue o alojamento e a flange da carcaça e encaixe a válvula já na posição dos parafusos e insira e enrosque os parafusos com os dedos mantendo firme a válvula e depois dê o aperto final por igual nos parafusos com a chave estrela, sem exagerar. :smt021 Daqui a 40.000 Km você deverá trocá-la novamente.
7.- Depois que secar o silicone, tire o excesso com um estilete.
8.- Reposicione o conjunto do filtro de ar, verifique se não soltou alguma mangueirinha. :smt023
9.- Abra a tampa do reservatório de expansão da água e complete com a emulsão refrigerante ou água.
10.- Ligue o motor e observe a formação de bolhas de ar, quando cessar as bolhas e começar a sair vapor da água feche a tampa e deixe acionar a ventoinha por 3 vezes e desligue o motor.
11.- Quando esfriar, abra a tampa do reservatório e verifique se ainda há necessidade de completar o nível.
12.- Na manhã seguinte, verifique mais uma vez o nível de água, se necessário complete.
Bom divertimento! :smt020
Comparação:
Na VT da Thompson estava gravado 92º +/- 2º C (foi cortada a informação na foto e eu não quis redimensionar) :smt015
Esta válvula tinha entre 6 a 8 anos até eu cismar que estava com problema e aprender que é recomendável a troca nos 40mil Km
Segue um “faça você mesmo” por conta e risco, porém, muito fácil. Grau de dificuldade = 4 :smt015
Material necessário:
Válvula Termostática 93215643 Monza/Kadett/Ipanema 1.8/2.0 EFI 91/ R$ 51,75 + R$0,95 anel retentor de borracha
Não esqueça de comprar o anel de borracha, vc vai precisar dele. :smt018
Chave estrela 10mm
Chave de Fenda p/ abraçadeira
Silicone alta Temperatura (opcional)
Desengripante se os parafusos estiverem emperrados
1.- Para evitar riscos de queimar as mãos, realize a troca com o motor frio.
2.- Com a chave estrela experimente soltar o parafuso da válvula, se tiver emperrado espirre um desengripante enquanto remove as outras peças.
2.- Solte e desloque a ‘panela’ do filtro de ar para facilitar o manuseio
3.- Solte a abraçadeira da mangueira junto à válvula e desloque a mangueira. Mantendo a tampa do reservatório fechado, irá vazar cerca de 1 litro de solução de arrefecimento
4.- Solte os parafusos da válvula e retire-a. Limpe a flange de assentamento.
5.- Coloque o anel de borracha no canal apropriado na flange e se achar necessário passe uma camada fina :smt017 de silicone para alta temperatura.
6.- Enxugue o alojamento e a flange da carcaça e encaixe a válvula já na posição dos parafusos e insira e enrosque os parafusos com os dedos mantendo firme a válvula e depois dê o aperto final por igual nos parafusos com a chave estrela, sem exagerar. :smt021 Daqui a 40.000 Km você deverá trocá-la novamente.
7.- Depois que secar o silicone, tire o excesso com um estilete.
8.- Reposicione o conjunto do filtro de ar, verifique se não soltou alguma mangueirinha. :smt023
9.- Abra a tampa do reservatório de expansão da água e complete com a emulsão refrigerante ou água.
10.- Ligue o motor e observe a formação de bolhas de ar, quando cessar as bolhas e começar a sair vapor da água feche a tampa e deixe acionar a ventoinha por 3 vezes e desligue o motor.
11.- Quando esfriar, abra a tampa do reservatório e verifique se ainda há necessidade de completar o nível.
12.- Na manhã seguinte, verifique mais uma vez o nível de água, se necessário complete.
Bom divertimento! :smt020
Comparação:
Na VT da Thompson estava gravado 92º +/- 2º C (foi cortada a informação na foto e eu não quis redimensionar) :smt015
Esta válvula tinha entre 6 a 8 anos até eu cismar que estava com problema e aprender que é recomendável a troca nos 40mil Km
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Valdir,
se a carcaça do termostato estiver boa, não precisa por silicone nao. meu nunca usei isso ali.
:smt023
se a carcaça do termostato estiver boa, não precisa por silicone nao. meu nunca usei isso ali.
:smt023
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
A marcel...mas é so uma camada fina :smt017 como o waldir mesmo disse kkkkkkkkkkkk
Viu na foto tem um bom exemplo
Viu na foto tem um bom exemplo
- waldir
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Marcel,Marcel Murai escreveu:Valdir,
se a carcaça do termostato estiver boa, não precisa por silicone nao. meu nunca usei isso ali.
:smt023
vc tem razão, o anel deve vedar o suficiente.
Ocorreu que na válvula Thompson, talvez por diferença de medida no diâmetro do alojamento do anel, ou inabilidade de montagem, quando retirei a carcaça velha, o anel tinha sido mastigado e rompido... se não tivesse o silicone poderia ter vazado.
Na nova estou pecando por excesso, mas a aplicação da 'camada fina' é opcional. (não quis sujar o dedo para espalhar fininho)
Como eu disse antes, a valvula termostática durou mais de seis anos, porém qdo foi trocado a carcaça onde vai a VT no inicio deste ano, o mecanico passou silicone ( o vazamento da carcaça era junto ao cabeçote e estava corroido os dois... o cabeçote foi enchido com solda e faceado e carcaça é nova)
E a corrosão foi culpa minha que era desleixado qto ao aditivo de arrefecimento. :smt021
Obrigado por comentar.
Abraço
waldir
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Essa válvula com essa "traseirinha" aí não é do ga$olina???
Quando comprei a minha VT, tinha a com traseirinha do gasolina e sem ela na versão álcool...
Quando comprei a minha VT, tinha a com traseirinha do gasolina e sem ela na versão álcool...
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Melo,mello3 escreveu:Essa válvula com essa "traseirinha" aí não é do ga$olina???
Quando comprei a minha VT, tinha a com traseirinha do gasolina e sem ela na versão álcool...
A valvula da Wahler eh a mesma do 2.0 alcool e gasolina...só 1.8 alcool eh diferente
:smt023
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- mello3
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
A que comprei era THOMSON e eram diferentes, conforme o combustível...Marcel Murai escreveu: Melo,
A valvula da Wahler eh a mesma do 2.0 alcool e gasolina...só 1.8 alcool eh diferente
:smt023
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Muito legal! Eu já fiz a troca dessa válvula, coloquei uma Wahler também. Mas não usei silicone não. :smt023
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