SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Roger Werner escreveu:olá pessoal, estou com um probleminha quanto a esta válvula termostática, bom, na verdade o problema não é todo voltado a ela, mas faz parte, tenho percebido meu niível de agua tem baixado muuito rápido, tenho que completar pelo menos duas vezes na semana, e hoje mesmo pela manha quando fui completar percebi que quando a agua desceu pro motor, apareceu uma bolhinha encima da válvula, onde deveria estar bem vedado! porém, já vai fazer quase um ano que troquei esta valvula, só que quando o mecânico foi soltar o parafuso de cima, ele quebrou, e nao tinha como tirar ele da carcaça do termostato, dai para prender ele colocou só um tipo de silicone lá, ate então nao tinha vazamento, está começando agora, o que posso fazer? como removo aquele parafuso quebrado?! conto com a ajuda de todos, abraços!
Roger, nas lojas de ferramentas há Extratores de parafusos quebrados. É vendido um conjunto de 6 peças; os de marca boa custa 50/60 reais os ching-ling 15 reais.

é preciso fazer um furo no parafuso e depois colocar o estrator e virá-lo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-nota-_JM

http://www.youtube.com/watch?v=ys56wxHC2X8

Se o parafuso quebrou rente a carcaça da VT, ou seja quebrou a cabeça, tirando a VT deve ter um toco de parafuso que com WD40 e um bom alicate de pressão e muita paciência é possivel fazer o milagre e economizar a grana do extrator.

Temporáriamente pode colocar novo silicone, tiranto a válvula, besuntando de silicone de alta temperatura. Na válvula vai um anel de vedação que custa 1 real e tendo os tres parafusos para aperto não há necessidade do silicone.

As fotos iniciais onde besuntei de silicone, foi puro exagêro, não havia necessidade, tanto que eu raspei e coloquei somente o anel e não vasa.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Roger Werner
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 13 Jun 2010, 12:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Roger Werner »

hehe, valeu Waldir! vou tentar esse milagre, pois pelo que me lembre sobrou um cotoquinho mesmo! :smt005 será que fica muito ruim de tirar essa valvula agora, tendo em vista que foi colocado silicone da ultima vez? ahhh, e se for pra fazer o furo, eu teria que remover a carcaça do termostato do motor certo? pois fica ruim o acesso de furadeira naquele local! abraços :smt023
Monza SL/E 2.0 1990 Gasolina

Fotos do Monza! viewtopic.php?f=33&t=21201
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Roger Werner escreveu:hehe, valeu Waldir! vou tentar esse milagre, pois pelo que me lembre sobrou um cotoquinho mesmo! :smt005 será que fica muito ruim de tirar essa valvula agora, tendo em vista que foi colocado silicone da ultima vez? ahhh, e se for pra fazer o furo, eu teria que remover a carcaça do termostato do motor certo? pois fica ruim o acesso de furadeira naquele local! abraços :smt023
Roger,

Compre um parafuso na medida. e compre um anel novo para a VT
Remova a tampa do filtro, a carcaça do filtro para abrir espaço para vc trabalhar, pq o bico sugador de ar fica em cima da VT.
De fato ali para fazer furo vai precisar de um chicote com mandril na ponta devido o espaço. Vamos torcer para que vc consiga tirar com o alicate de pressão.

Com o motor frio, tire a mangueira 'S' da carcaça e do radiador e espirre qualquer desengripante WD etc nos parafusos (inclusive no quebrado) e com uma chave 10 vá virando devagar... não economize no desengripante e no tempo de espera para o desengripante agir.

Tirados os dois parafusos é só puxar a carcaça que a cola cede. Limpe a cola com a mão ou com um estilete ou chave de fenda enquanto espera o wd agir no cotoco.
Prenda o alicate de pressão no cotoco e gire devagar para a esquerda e se estiver duro demais ponha mais desengripante e gire para a direita apertando e depois para a esquerda até tirar, nesse vai e vem, desengripante nele :D

Limpou direitinho, colocou o anel, encaixou, colocou os parafusos e apertou-os gradativamente, recoloque a mangueira S aperte as abraçadeiras e estará pronto.
Complete o reservatório de expansão; recoloque o conjunto do filtro, confira tudo se está no lugar certo, e finalize dando a partida.

Boa Sorte, Bom Trabalho.

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 06 Nov 2011, 12:52, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Roger Werner
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 13 Jun 2010, 12:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Roger Werner »

valeu Waldir, tudo entendido, assim que fizer posto os resultados! obrigado mesmo! abraço!
Monza SL/E 2.0 1990 Gasolina

Fotos do Monza! viewtopic.php?f=33&t=21201
juniorunderground
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 300
Registrado em: 08 Ago 2009, 13:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por juniorunderground »

Preciso de ajuda de vcs
Meu carro quando esquenta, começa a sair aquele vapor pela tampa, achei q o problema era ali.
Resolvi entao fazer uma limpeza, fiz a troca de toda da agua do sitema, q tinha muita ferrugem.

Completei a agua no nivel certo, liguei o carro com sem a tampa do reservatario, achei q a agua iria abaixar, mas foi ao contrario ela subiu até derramar.
Será q a valvula travou fechada?
Roger Werner
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 13 Jun 2010, 12:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Roger Werner »

juniorunderground escreveu:Preciso de ajuda de vcs
Meu carro quando esquenta, começa a sair aquele vapor pela tampa, achei q o problema era ali.
Resolvi entao fazer uma limpeza, fiz a troca de toda da agua do sitema, q tinha muita ferrugem.

Completei a agua no nivel certo, liguei o carro com sem a tampa do reservatario, achei q a agua iria abaixar, mas foi ao contrario ela subiu até derramar.
Será q a valvula travou fechada?
então junior, sou leigo no assunto, mas quando a minha válvula travou acontecia isso, mas demorava, chegava na metade do ponteiro de temperatura a ventoinha nao ligava e subia a agua! mas concerteza alguem ti responde se é isso mesmo! no meu era, troquei a valvula e resolveu! :smt017 boa sorte! abraço
Monza SL/E 2.0 1990 Gasolina

Fotos do Monza! viewtopic.php?f=33&t=21201
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

juniorunderground escreveu:Preciso de ajuda de vcs
Meu carro quando esquenta, começa a sair aquele vapor pela tampa, achei q o problema era ali.
Resolvi entao fazer uma limpeza, fiz a troca de toda da agua do sitema, q tinha muita ferrugem.

Completei a agua no nivel certo, liguei o carro com sem a tampa do reservatario, achei q a agua iria abaixar, mas foi ao contrario ela subiu até derramar.
Será q a valvula travou fechada?
jrunderground,

O sintoma de VT travada fechada é o aquecimento e o ponteiro sobe mesmo com a ventoinha ligada e as vezes acende a luz de emergência.

Com o motor frio, dê a partida e coloque a mão na mangueira S que vai da VT ao radiador. Se ela aquecer de não suportar ficar segurando é pq a VT abriu normal.

Sem querer assustar, se com o motor frio, dando a partida e a água borbulhar para fora, "pode" ser junta rompida deixando passar pressão da câmara de combustão.

Porém, é normal aumentar o volume no reservatório de expansão (cujo nome por si só justifica). Enquanto a ventoinha estiver funcionando não é recomendável abrir a tampa do reservatório.

Quando ela parar pode ser aberta com cuidado que se o sistema estiver bom, a água não vai transbordar... aí começa o ciclo novamente: a VT fecha de vez, a água aumenta de volume, (e se a tampa estiver fechada) faz pressão na VT e com 92°C ela começa a abrir.

A água ferve a 100°C, no sistema pressurizado ela passa a ferver a 106°C, com aditivo na proporção correta ela ferverá somente em 118°C

É uma boa razão para colocar aditivo.
Editado pela última vez por waldir em 07 Nov 2011, 12:08, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
juniorunderground
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 300
Registrado em: 08 Ago 2009, 13:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por juniorunderground »

Roger Werner e waldir
Muito obrigado pela atençao.
Hoje liguei o carro pra ver oq acontecia, o problema era na tampa, estava derramando agua de mais, acho q foi pro beleleu de vez.
Compre uma original e coloquei, aparentemente tá tudo normal, mangueira esquentando como vc falou, ventoinha ligou e desligou normalmente.

Muito obrigado mais uma vez.
Responder