SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Vizzy
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 13 Nov 2008, 08:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Vizzy »

Boa tarde galera, seguinte, tenho um monza 90 alcool, queria saber qual válvula termostática seria correta para ele, eu vi uma da Tompson que marcava apenas 92ºC atraz dela, isso seria a abertura total dela?

Uma outra duvida, a válvula travada ela pode gerar problema de pressão no sistema, pois não tem marca de água no óleo, no reservatório tem sujeira parecida com óleo, o radiador tem dois anos apenas,o cabeçote dele junto com o motor foi feito a 16 meses atráz, nao sei se poderia ser começo de queima de junta? radiador entupido?

Uso Radiex nele como liquido de arrefecimento!!
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por frfavoreto »

Vizzy, essa temperatura é quando a válvula se abre para permitir o fluxo de água para o radiador, inicialmente ela não se abre 100% mas a abertura que se dá é suficiente para refrigerar bem o motor.

Se a válvula travar fechada isso vai dar superaquecimento. Se travar aberta o motor vai trabalhar abaixo da temperatura normal quando estiver andando.

No caso do teu reservatório de água, isso que você está pensando que é óleo pode ser apenas um resto de sujeira que está se desprendendo das galerias. Você já fez alguma limpeza no sistema após começar a usar o Radiex? Quando se coloca o aditivo ele começa a retirar toda a sujeira agarrada nas mangueiras e dutos, então tem que fazer uma limpeza logo após a 1ª aplicação do aditivo.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

vejam a atualização desta matéria em: viewtopic.php?f=14&t=30796
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
MIQUEIAS FABIANO
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 116
Registrado em: 01 Nov 2011, 11:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por MIQUEIAS FABIANO »

Boa noite!!!!!!!!!!

O meu carro esta com o seguinte problema:
quando a temperatura chega 3/4 do painel a ventoinha arma mas a tamperatura fica 1/2 e nao desliga a ventoinha sera que pode ser a valvula travada???

no aguardo!!!!!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

MIQUEIAS FABIANO escreveu:Boa noite!!!!!!!!!!

O meu carro esta com o seguinte problema:
quando a temperatura chega 3/4 do painel a ventoinha arma mas a tamperatura fica 1/2 e nao desliga a ventoinha sera que pode ser a valvula travada???

no aguardo!!!!!!!

Pode ser uma porção de coisas... Válvula termostática, obstruções no radiador, bomba d'água, ar no sistema de arrefecimento, problemas de aterramento, marcação errada no painel... Tem que avaliar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Frank Ferreira
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Jul 2014, 15:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Frank Ferreira »

VOCÊ TENTOU TROCAR O SENSOR DE TEMPERATURA? SE É QUE O SEU TEM.....
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Olá caros amigos, meu Monza Classic Se 90/90 Automático, estava com o sintomas de VT travada porque fiz uma viagem e percebi que em alguns momentos ele oscila a temperatura bruscamente do meio á quase no azul, e em duas vezes quando eu desliguei o carro e ele estava marcando no meio a água teve grande pressão ao ponto de jogar água pra fora peso reservatório após um ou dois minutos, e em um momento eu liguei a chave e a ventoinha nem disparou sendo que a temperatura estava acima do meio então achei que tava travada e a água resfriada continuava no radiador imaginei é claro porque esqueci de verificar a temperatura da mangueira se tinha diferença.
Agora comprei uma VT da marca Wharley que marca 92/107 graus pergunto se esta certa porque na descrição diz que é pra monza 2.0 efi e o meu é 2.0 carburado ?
O Cebolão que esta no radiador é 92/87º

Desde já agradeço aos amigos.
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

ricardoxmenis, nesse caso a recomendação é para substituir a peça danificada pelas mesmas especificações, senão poderá ter problemas com superaquecimento. Além disso a ventoinha ligará antes que a válvula esteja totalmente aberta sendo que demandará maior consumo de energia e desgaste do eletro ventilador sem necessidade. Me corrijam os amigos, se eu estiver errado.
ABS
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder