Desmontando o Painel Digital.

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
maurosbastos
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 271
Registrado em: 29 Nov 2008, 21:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Desmontando o Painel Digital.

Mensagem não lida por maurosbastos »

1° Você deve retirar os dois parafusos que seguram a capa plástica
Imagem
2°Incline a tampa para frente e depois puxe, deve se ter cuidado para não danificar as presilhas
Imagem
Imagem
3° Retire o parafuso do centro e levante o painel até que suas duas bases se soltem
Imagem
Imagem
4° Incline opainel para trás e puxe-o com as bases voltadas para frente
Imagem
5° Retire as tomadas. Primeiro eu retirei a preta, pressionando superiormente e inferiormente e depois puxando-a
Imagem
Imagem
6° Depois eu retirei a tomada branca, tendo o cuidado de primeiro puxar uma trava preta para cima e depois puxá-la retirando-a do painel
Imagem
Imagem
Imagem
7° seu painel está livre, esses são os encaixes das lâmpadas. repare que existe um terceiro encaixe de lâmpada no meio do painel que fica livre
Imagem
8° essa foi a lâmpada que queimou no meu painel, responsável por iluminar o lado do contagiro.
Imagem
Essa chave possui as posições 1 e 2, para Monza e Kadett
Imagem
Ao redor do painel você encontrará esses parafusos. Como não possuo a chave específica a dica que eu peguei no fórum é fazer uma fenda com a serrinha e assim desapertá-lo
Imagem


Até aqui, no meu teste, eu consegui realizar a desmontagem. Assim que eu comprar os leds substituirei as lâmpadas originais.Eu só queria obter uma foto do painel do Monza aberto com os leds presos com cola quente para saber as posições corretas. Li no fórum que algumas pessoas somente encaixaram os led de alto brilho nos dois encaixes originais das lâmpadas mais o terceiro encaixe que não é utilizado orinalmente. Outra dúvida é que só consigo achar leds de 3mm com 15000mcd, devo comprar com o resistor de 560 ohm ou 1k ohm?

Assim que meu material chegar eu tirarei as fotos de todo o procedimendo da substituição dos leds
Mauro Bastos
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).

Monza é Monza...hehehehehe
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Desmontando o Painel Digital.

Mensagem não lida por waldir »

Olá Mauro

Dê uma olhada no link:
viewtopic.php?f=6&t=2816&start=50#p66235

Lá está explicado o porque dos 560 ohms... se vc colocar 1K poderá parecer uma lampada de 220V ligado em 110V vai apresentar uma luz mortiça e ou talvez uma voltagem insuficiente para o LED que requer 3 a 3,4V. Os Leds tem luz focada devido a lente da cabeça. Para tornar a luz difusa deve-se lixar a cabeça do led ou o corpo. Não tenho experiencia no caso do painel digital se há necessidade de tornar a luz difusa... penso que sim. Aguarde a informação de quem já fez a troca.
Abraço

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Fhabyo Dias Neves
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 737
Registrado em: 05 Ago 2010, 23:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Desmontando o Painel Digital.

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Manin, eu troquei as lampadas por led, eu usei resistor de 1k, só que foi sete leds brancos de cada lado, totalizando 14 leds, o resultado foi bom, só quem tem muito costume percebe que a luz um pouquinho mais fraca, mas bem puco mesmo, usei leds de cabeça reta, alguns amigos aqui do forum, lixaram a cabeça dos leds.
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......


Imagem
mhcarvalho
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Fev 2017, 17:29
Cidade: matozinhos
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desmontando o Painel Digital.

Mensagem não lida por mhcarvalho »

Boa tarde!.valeu pela dica desmontando o painel digital,achei que tinha queimado meu painel,pois a metade dele estava escuro,so me tira uma duvida,estou querendo colocar luz azul no painel tem como?
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Desmontando o Painel Digital.

Mensagem não lida por Leocastro »

mhcarvalho escreveu:Boa tarde!.valeu pela dica desmontando o painel digital,achei que tinha queimado meu painel,pois a metade dele estava escuro,so me tira uma duvida,estou querendo colocar luz azul no painel tem como?
Olá amigo, bom dia.
Tem como sim colocar iluminação azul, porém, não é só trocando o LED, envolve desmontar o painel por inteiro, e trocar películas internas nele, que devem já possuir os ideogramas.
Eu faço este serviço. Veja como fica.
Branco:
Imagem

Azul:
Imagem
Imagem

E além de trocar a iluminação, faço um polimento no acrílico, e, se for preciso, troco a engrenagem do odômetro também!
Veja abaixo como fica com o acrílico polido.
Imagem

Imagem

Imagem

Qualquer coisa, entre em contato ai!
Grande abraço!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Desmontando o Painel Digital.

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá Leocasto, gostaria de saber se vc faz o serviço de recuperaçao do PD, o do meu Monza está desbotando o primeiro dígito da esquerda, também está com problema no odometro, ora funciona, ora pára. :roll:
Aguardo,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Desmontando o Painel Digital.

Mensagem não lida por Leocastro »

Gilmar Martins escreveu:Olá Leocasto, gostaria de saber se vc faz o serviço de recuperaçao do PD, o do meu Monza está desbotando o primeiro dígito da esquerda, também está com problema no odometro, ora funciona, ora pára. :roll:
Aguardo,
Gilmar
Cara, dependendo do serviço, faço sim!
Faça assim, vou te mandar meu contato particular, e você me envia fotos, ok?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
mhcarvalho
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Fev 2017, 17:29
Cidade: matozinhos
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desmontando o Painel Digital.

Mensagem não lida por mhcarvalho »

Boa tarde amigo!
nossa ficou fino o painel azul....estou juntando uma grana aqui para dar aquele talento nele,qualquer coisa eu falo com voce..

valeu ai pela dica..

Marcos.
Responder