Manutenção no retrovisor externo com regulagem elétrica

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Manutenção no retrovisor externo com regulagem elétrica

Mensagem não lida por Alex »

Monzeiros,

O retrovisor com regulagem eletrônica é uma peça delicada e necessita manutenção de tempos em tempos, visando remover as sujeiras que se acumulam e também impedir a oxidação de componentes. Este tipo de retrovisor é item de série em modelos mais completos de Monza, como os Classic, 500EF, GLS, entre outros.

Apresento um tutorial passo-a-passo de como remover o retrovisor e chegar até os componentes internos para efetuar uma limpeza.

1. Primeiramente, você deve deslocar o retrovisor puxando-o para frente ou para trás. Ele é fixado sob pressão, por duas presilhas de aço. Puxe-os com cuidado para evitar que alguma peça se quebre. Abaixo está destacada a presilha de aço na parte inferior. Depois de solto, puxe cuidadosamente o retrovisor para baixo, soltando a haste de metal que o prende à base.

Imagem

2. Você deve utilizar uma faquinha para cortar a fita dupla-face que fixa o espelho na base plástica. Va puxando o espelho e cortando por baixo, com cuidado, conforme indica a foto a seguir. Trate de conseguir mais um pedaço de fita dupla face para fixa-lo novamente depois.

Imagem

3. Após removido o espelho, você tem acesso ao motor de controle. Ele é fixado por 4 parafusos ao fundo. Na foto abaixo, os dois parafusos do lado direito já foram removidos, restando os dois do lado esquerdo.

Imagem

4. Depois de soltar todos parafusos, puxe todo "miolo" com jeito, para solta-lo da carcaça do retrovisor. Cuidado para não perder uma mola que tem ao fundo, abaixo do motor. Preste atenção para saber montar tudo novamente depois.

Imagem

5. Na base do retrovisor que ainda está presa no carro, solte os parafusos philips que ficam dentro dos orifícios, um acima e um abaixo.

Imagem

6. Após removida esta última peça, você tem acesso completo à base do retrovisor.

Imagem

7. Se você estiver fazendo somente uma limpeza, e tudo estiver funcionando perfeitamente, o seu trabalho encerra-se aqui... basta fazer a limpeza completa nos componentes e montar tudo novamente. Nas fotos você pode notar a grande quantidade de sujeira que se acumula com o tempo, e também algumas partes metálicas oxidadas que necessitam uma manutenção para evitar que se estraguem de vez.

---------

Manutenção no motor elétrico de regulagem do retrovisor externo:

Se o seu motor de regulagem não estiver funcionando, é necessário remove-lo para realizar testes ou até mesmo manutenção do mesmo. Se não tiver o conhecimento de eletrônica necessário, encontre o profissional adequado para fasê-lo.

Para remover o motor, corte os fios próximos ao chicote, deixando um pedaço para solda-los novamente depois. Preferi cortar os fios nesta etapa para evitar retirar o chicote por completo, necessitando abrir o forro interno da porta. A ordem de conexão dos fios está escrita (em inglês) na peça plástica que prende o motor, cuidado para não conectar de forma errada:
Brown = marrom
Blue = Azul
White = Branco
Black = Preto.

Imagem

Depois de removido o motor, basta efetuar a manutenção e conecta-lo novamente.

Verifique também (utilizando um multímetro) se o botão e o chicote estão funcionando. Talvez o problema não seja no motor.

Espero que seja útil! Boa sorte e boa diversão!!

Um abraço!
Alex.
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção no retrovisor externo com regulagem elétrica

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Show de bola o Tutorial, Chefe!
Mas não daria para retirar a base do espelho? :smt017
Digo, tirar o espelho e a base plástica junto.... sem precisar descolar o espelho da base. No monza tubarão 94/... da pra tirar a base, fiz no meu.

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Alex-POA

Re: Manutenção no retrovisor externo com regulagem elétrica

Mensagem não lida por Alex-POA »

Valeu Didi!!

No caixote a base plástica do espelho é presa diretamente nas engrenagens do motor do controle elétrico, que são bem delicadas. Não encontrei maneira de retirar sem remover o espelho antes... de qualquer forma, o procedimento para remoção do espelho é bem simples. Só precisa de uma fita dupla-face nova para colar novamente depois.
cleyton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 279
Registrado em: 06 Jul 2007, 15:10
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Manutenção no retrovisor externo com regulagem elétrica

Mensagem não lida por cleyton »

Gostei muito já estava com vontade de desmontar o meu do lado do passageiro as vezes ele naum funciona, mas não sabia como era por dentro. Agora ficou facil vou aproveitar pra trocar o espelho que esta muito manchado custa uns 12 reais. valeu :smt023
Monza SL/E 86/87 - 2.0 - 2P - Cinza - Álcool
"Gastei quase todo o meu dinheiro com meu Monza SL/E, o resto eu desperdicei..."
Alex-POA

Re: Manutenção no retrovisor externo com regulagem elétrica

Mensagem não lida por Alex-POA »

É... isto já ajuda quem pretende trocar os espelhos também... estou pensando em colocar aqueles azuis:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ovisor-_JM

Um abraço!!
Alex.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção no retrovisor externo com regulagem elétrica

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Alex-POA escreveu:É... isto já ajuda quem pretende trocar os espelhos também... estou pensando em colocar aqueles azuis:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ovisor-_JM

Um abraço!!
Alex.
Eu coloquei desses.... ficou show!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rosberg
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1873
Registrado em: 09 Dez 2007, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenção no retrovisor externo com regulagem elétrica

Mensagem não lida por Rosberg »

Show de bola!!! Vou tirar o meu fora pra ver!
Rosberg
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210

Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003

Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção no retrovisor externo com regulagem elétrica

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Showww!
Olha o chefe! pondo mão na massa! :mrgreen:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder