Como trocar lonas, sapata, ajuste, lubricação roda traseira

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
weuller

Re: Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Mensagem não lida por weuller »

Muito bom esse Tutorial!
Já me esclareceu muita coisa! :mrgreen:
Valeu Pelas dicas! :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Mensagem não lida por Rafaelo »

Diego Paiva escreveu:Show de bola!!! Muito bem feito! ah se os mexânicos da vida tivessem este capricho todo na hora de realizarem os serviços, seria bom demais!

Editei seu tópico para mostrar as fotos e movi para o local correto, beleza?

Abraço!
vlw Diego fico melhor assim!
é verdade é uma pena o pessoal nao ter caprixo em seus serviço, mas tb pq eles na maioria das vezes nao tem tempo ou sao obrigados a serem simples no reparo por custos, mas nao justifica e so faze corretinho que todos ganham
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Alexandre Nunes
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 129
Registrado em: 06 Set 2009, 12:00
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Mensagem não lida por Alexandre Nunes »

Boa tarde, sou novo no fórum, pois acabo de adquirir (já tem uns 03 meses) um Monza hatch SL/E 85/86 1.8 à álcool que em breve pretendo colocar fotos. Também sou adepto do "faça você mesmo", pois sei como é difícil encontrar um mecânico de confiança. E estou dando uma de coveiro... :mrgreen:

Neste final de semana revisei os freios do carro, com troca de discos, pastilhas, reparo de pinças e, quando foi trocar os cilindros de roda traseiros, vi que comprei peças erradas, pois o sistema que está no carro é Bendix (comprei da Varga/TRW). Porém o que está me deixando confuso é que o sistema de freio parece estar montado de forma incorreta, no sistema de regulagem, não consegui determinar qual é a posição correta, pois enquanto não puder trocar os cilindros de roda (os que estão no carro tem um lado do pistão travado), o sistema não funcionará corretamente. Isso está influenciando na regulagem do freio de mão, inclusive o sistema não está regulando automaticamente. Vi neste tópico e achei bem interessante, porém o sistema é diferente do meu, por acaso alguém teria ou saberia de alguma outra foto do sistema fabricado pela antiga Bendix?
Alexandre Nunes

VW Polo Sedan 1.6 Totalflex 2008 completo
VW Fox Route 1.6 Totalflex 2009 completo
VW Passat LS Village 1.6 à álcool 1984 - VENDIDO
Chevrolet Monza SL/E 1.8 hatch 85/86 - VENDIDO
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Estranho... segundo o catálogo de peças Chevrolet CepChev, o Monza passou a usar freio traseiro da Bendix a partir de 89, mas, seu Monza é 86... será que houve alguma adaptação.
Os componentes de freio traseiro do Monza das marcas Ate e Varga são intercambiáveis, mas não servem para o sistema Bendix e, os da Bendix só serve para ela mesmo, não servem no lugar da Ate ou Varga.

O freio do meu Monza GLS 96, com excessão das pinças dianteira que são Varga, o restante é tudo Bendix. O freio traseiro, hidrovácuo, cilindro mestre... tudo Bendix.

A montagem do compensador de desgaste não é dificil é só usar a lógica. Veja se não houve adaptação ou se não está invertido entre os lados direito e esquerdo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Alexandre Nunes
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 129
Registrado em: 06 Set 2009, 12:00
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Mensagem não lida por Alexandre Nunes »

Olha, Carlos, se o sistema foi trocado, foi um serviço bem feito e a muito tempo, pois não há vestígios. Inclusive esse sistema é praticamente igual ao de um Chevette 88/89 que tive, só muda o tamanho das lonas.

Gostaria de ver uma foto desse sistema para tirar a dúvida quanto ao regulador automático, que acredito que já foi montado errado antes. Em um dos lados ele possui dois apoios em distâncias diferentes, sendo que o mais longo está apoiado no braço onde se encaixa o cabo do freio de mão. Dessa forma a catraca reguladora não funciona. Porém invertendo, o cabo do freio fica muito frouxo, não sei se daria regulagem. Preciso analisar isso melhor, principalmente depois de trocar os cilindros de roda que comprei errado, assim o sistema fica 100%.
Alexandre Nunes

VW Polo Sedan 1.6 Totalflex 2008 completo
VW Fox Route 1.6 Totalflex 2009 completo
VW Passat LS Village 1.6 à álcool 1984 - VENDIDO
Chevrolet Monza SL/E 1.8 hatch 85/86 - VENDIDO
Alexandre Nunes
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 129
Registrado em: 06 Set 2009, 12:00
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Mensagem não lida por Alexandre Nunes »

Hoje desmontei as rodas traseiras e revi os suportes dos ajustadores, realmente um deles tinha escapado para a parte mais baixa, por isso meu freio de mão perdeu a regulagem repentinamente. Mas retirei-os e recoloquei os dois na posição correta, ambos estavam invertidos. Inclusive agora o sistema de regulagem atua, dá para ouvir as lonas sendo ajustadas. Só que surgiu outro problema: o cabo não dá ajuste para que seja regulada a alavanca na posição correta. Como ele ainda está OK, acredito que deve ter sido montado faltando algum calço, sei lá. Terei que providenciar um calço para que o equalizador do eixo fique com a regulagem da rosca mais para o meio do curso, assim eu consigo regular a alavanca.
E observando os cilindros de roda, verifiquei que o da roda traseira direita foi "encaixado" um cilindro da marca Varga, inclusive é visível que ele está fora de posição... :roll:
O melhor que eu faço é mesmo trocar os dois cilindros de roda mesmo, assim o sistema ficará 100%... :smt023
Alexandre Nunes

VW Polo Sedan 1.6 Totalflex 2008 completo
VW Fox Route 1.6 Totalflex 2009 completo
VW Passat LS Village 1.6 à álcool 1984 - VENDIDO
Chevrolet Monza SL/E 1.8 hatch 85/86 - VENDIDO
EdiMorte
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Jul 2011, 20:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Mensagem não lida por EdiMorte »

Boa Noite como o amigo disse está quase tudo correto. Somente venho resaltar que ao colocar o tambor e as lonas de freio,
além de limpar com thiner ou aguaráz,depois retire o excesso com pano seco(obs: NÃO UTILIZEM DIESEL PARA A REMOÇÃO DO VERMIZ DO TAMBOR, POIS ELE CONTAMINA A LONA) devemos dar uma lixada nas lonas e no interior do tambor para que haja mais aderencia das lonas ao tambor.
Mas o tópico ficou excelente "muito bem explicado", outra resalva sempre verifiquem as molas pois elas cansam e custam pouco vale a pena trocar e colocar novas.
Humberto Richard
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 146
Registrado em: 07 Mai 2011, 21:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Mensagem não lida por Humberto Richard »

Valeu Rafaelo pelo tutorial muito bom :smt023
Fiz a troca do meu carro seguindo todos os passos.
Agora com os monzeiros mecanico nao tem vez.Faço tudo eu mesmo :smt030
Monza sl 87
EX:Chevete 1.6S 88
EX:Gol 1000 94 VW nunca mais.
Ex:Audi A3 1.8 Turbo 2003

Agora de vectra gls 98 mais nao vendi o monza

Imagem MONZA ESTE E MEU CARRO
Responder