Troca do cabeçote do SL/E 86

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Troca do cabeçote do SL/E 86

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

Amigos,

recentemente (em maio) tive que trocar o cabeçote... pois tinha cheirado queimado em uma reduzida que fiz na Av. dos Estados (próx. de onde foi o 5º encontro nacional do Monza clube). Conversei com o mecânico e ele me algumas perguntas e chegamos num acordo que realmente era o "cabeçote" ou a "junta" que tinham ido para o espaço!!
Levei o Monza para o mecânico (vulgo professor) e ele começou a bagaceira!

Segue as fotos de como estava as peças!!!

Imagem

Imagem
Cabeçote com as galerias de água totalmente podres!

Imagem

Imagem

Imagem
Junta totalmente acabada... Já estava começando a vazar a compressão do cilindro na água...
Será que talvez era esse o problema de ele ferver?!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Os 7 selos estavam podres... Principalmente os que ficam atras do coletor de escape!

Imagem

Imagem
O coxim que fica debaixo da VT também estava estourado...

Imagem
Colocando os novos selos!

Imagem
Demos um talento nos pistões... estavam pretos!! Carbonizados!

Imagem
Chegada do novo cabeçote!

Imagem
Zerado! Pronto para mais várias!!!

Imagem

Imagem
Junta nova!

Imagem
Tudo pronto para ir para o lugar!!! Trocamos também os tuchos, os balancins, os calços, junta da admissão e junta do escape!!!

Espero que aproveitem mais este tópico...
Abraços!! :ok: :ok: :ok:
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Troca do cabeçote do SL/E 86

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Misericordia heim amigo, tava feia a coisa ai heim, espero que nao tenha danificado muito seu motor, um vazamento destes deve ter causado muita falha e c ficou assim por muito tempo, poderia ter diminuido muito a vida util do seu motor.
Tudo perfeito, e pelo jeito ja aproveitou e trocou algumas coisas q vc viu com defeito, fez muito bem , aproveitando a M.O. , porem nao entendi o por que trocar os tuchos e escoras ?
Os tuchos estavam batendo ?
As escoras estavam com desgaste excessivo ? c tiver fotos delas gostaria de velas por curiosidade.
Que marca de coxim vc usou ?
fiz o mesmo serviço, porem eu mesmo fiz com minhas proprias maos , vc chegou a avaliar o desgaste dos cilindros ? tem resalto no fim do curso do pistao?
Eu dei sorte, numa verificaçao de rotina das velas percebi agua (vela vermelha) no 4º cilindro veja :

Imagem

Desgaste minimo na junta, mas ja causava problemas (foto do detalhe do local com problemas, o resto da junta praticamente zero) afinal esta junta tem apenas 40.000 km, acredito que tenha tido problemas por deficiencia no torque de aperto dos parafusos do cabeçote :

Imagem

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Troca do cabeçote do SL/E 86

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

DÉCO escreveu:.
Misericordia heim amigo, tava feia a coisa ai heim, espero que nao tenha danificado muito seu motor, um vazamento destes deve ter causado muita falha e c ficou assim por muito tempo, poderia ter diminuido muito a vida util do seu motor.
Tudo perfeito, e pelo jeito ja aproveitou e trocou algumas coisas q vc viu com defeito, fez muito bem , aproveitando a M.O. , porem nao entendi o por que trocar os tuchos e escoras ?
Os tuchos estavam batendo ?
As escoras estavam com desgaste excessivo ? c tiver fotos delas gostaria de velas por curiosidade.
Que marca de coxim vc usou ?
fiz o mesmo serviço, porem eu mesmo fiz com minhas proprias maos , vc chegou a avaliar o desgaste dos cilindros ? tem resalto no fim do curso do pistao?
Eu dei sorte, numa verificaçao de rotina das velas percebi agua (vela vermelha) no 4º cilindro veja :

abraço
Fala Déco beleza,

Não pude fazer este serviço porque não tenho algumas ferramentas corretas como: torquímetro e as bocas pra tirar esses parafusos do cabeçote.... Fora a responsa de fazer este tipo de serviço e não ficar legal....mesmo porque não tenho muito conhecimento do torquímetro nem das posições de aperto nem os graus! Mas deixei com o mecânico que tratou meu Monza com muito carinho!!! kkkkk

O seu aconteceu exatamente no mesmo cilindro que o meu: o 4º...

Então cara, nesta hora que o mecânico trocou as escoras e os tuchos, não consegui tirar fotos... mas pelo o que ele mesmo disse é que os tuchos realmente não batiam mais... ele estavam apanhando! rsrs e as escoras, ele disse que como já estava com tudo desmontado, ia trocar mas com certeza tinham algum desgaste sim... esse mecânico é ponta firme! Não troca peças à toa!!

O coxim, não sei a marca também... pois quando cheguei na casa dele, já estava no lugar... e nem tive a curiosidade de perguntar a marca!!! Mas vejo com ele e mando aqui no fórum!! Fique tranquilo!!!

Os cilindros estavam Ok, segundo ele... não tinham desgaste nem resaltos no curso.. esse mecânico é chato com cabeçotes!!!

Abraços!!! :ok:
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Troca do cabeçote do SL/E 86

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Legal Renato que tudo c resolveu bem, melhor ainda termos mecanico de confiança.
É realmente um nunca havia trocado antes a junta ou aberto os cabeçotes comuns que pelo caso tem mais peças moveis que o meu, resumindo, o comum tem escoras, balancim, tuchos e comando, o meu Roller tem apenas tuchos roletes e comando, o q facilita na hora da montagem .
A marca do coxim vai fazer alguma diferença na macies do carro e na durabilidade, mas o AXIOS da linha original custa muuuuuuito mais caro que os paralelos que costumam colocar .
Muitas vezes é bom ter que fazer manutençao no cabeçote : ja da pra aproveitar e verificar o desgaste dos cilindros, e como vc disse, so boas noticias, no meu caso realmente nao deveria ser diferente afinal meu motor ta com 40 k q foi retificado, e o seu vc sabe a km ?

abraço, bom domingo
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Troca do cabeçote do SL/E 86

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

DÉCO escreveu:.
Legal Renato que tudo c resolveu bem, melhor ainda termos mecanico de confiança.
É realmente um nunca havia trocado antes a junta ou aberto os cabeçotes comuns que pelo caso tem mais peças moveis que o meu, resumindo, o comum tem escoras, balancim, tuchos e comando, o meu Roller tem apenas tuchos roletes e comando, o q facilita na hora da montagem .
A marca do coxim vai fazer alguma diferença na macies do carro e na durabilidade, mas o AXIOS da linha original custa muuuuuuito mais caro que os paralelos que costumam colocar .
Muitas vezes é bom ter que fazer manutençao no cabeçote : ja da pra aproveitar e verificar o desgaste dos cilindros, e como vc disse, so boas noticias, no meu caso realmente nao deveria ser diferente afinal meu motor ta com 40 k q foi retificado, e o seu vc sabe a km ?

abraço, bom domingo
Fala Déco tudo bem,

Opa.. ainda bem que temos mesmo!!! E o melhor ainda que o mecânico gosta de mexer no meu Monza porque ele diz que "o carro está bom de mexer"... Ótimo pra mim!!! :D
Vamos lá, os tuchos foram da marca: Aplic. Os balancins e as escoras foram da marca: Delphi.
Acabei de ver com o mecânico (ele trabalha na mesma empresa que eu!!! :wink: ) e, palavras dele: realmente as escoras estavam bem desgastadas e os balancins também... por isso trocamos mesmo!
Agora o coxim, acredito que seja paralelo... pois ele não lembra mesmo da marca!

O meu, eu peguei já feita a retífica do dono anterior... talvez o antigo dono tenha retificado o bloco e não tenho feito o cabeçote.... por isso aconteceu isso com o meu! A Km do motor, vou ver nas minhas coisas e posto aqui no fórum sim!!!

Abraços e boa semana!!! :ok: :ok:
Responder