Troca da bomba d'água + Correia dentada

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da bomba d'água + Correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

então na verdade a GM padronizou já para o uso nos mais novos...
Renato, na verdade a GM despadronizou a coisa.
Como o Monza estava no final da vida, começaram a aproveitar peças de outros carros.
Isso dificulta a manutenção dos Monzas, pois passam a existir duas bombas diferentes, duas correias diferentes, duas polias dentadas de girabrequim diferentes, dois tensores diferentes, duas polias de comando de válvulas diferentes, e por aí vai.

Aí um proprietário de Monza compra a bomba errada, estraga a correia dentada, ela parte e detona com o motor do cara. :(

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da bomba d'água + Correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Por outro lado, facilita a reposição de peças, pois todas essas peças citadas acima pelo Luiz Carlos, ainda se encontra original GM para reposição em concessionárias ou distribuidor de peças Chevrolet. Já essas mesmas peças originais GM não são mais fornecidas pela montadora.

Com relação a aplicação, tem que tomar cuidado mesmo, com o ano, como por exemplo, não são duas correias e sim 3, pois os modelos até 88 por exemplo tem tamanhos diferentes por não usarem tensionadores, no caso da bomba d'água, também são 3 modelos diferentes, pois 87 e 88 tem defletor.
Como também há diferença de embreagem, até 93 é uma e de 93 em diante outra, alavancas de cambio, sistema de freios que tembém tem peças diferentes por ano e por ai vai, rs!

É só prestar a atenção na aplicação. O ocorre em pior escala, com outras montadoras em que o mesmo ano tem mais de uma peça, onde se verifica a aplicação por numeração de chassis ou por amostra.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da bomba d'água + Correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire

Eu simplesmente rebati o que o colega escreveu sobre padronização por parte da GM.
Padronizar é tornar tudo igual. e no caso foram introduzidas no Monza 96 peças diferentes dos Monzas anteriores.
O Monza foi fabricado durante muitos anos, e obviamente, durante esse tempo, teve muitas peças substituídas por outras diferentes, geralmente melhores que as anteriores. Ou mais funcionais, ou mais duráveis, ou mais fáceis de substituir...
A correia dentada, por exemplo, foi substituída por outra devido (falo da primeira correia) à adoção de um tensionador automático (ou semi automático), que deve ter diminuído as quebras de correia por tensão incorreta. A segunda substituição (do Monza 96) melhorou ainda mais. Essa despadronização, apesar dos problemas que causa, como compra de peças incorretas, tem seu lado positivo.
O que ocorre em carros em final de produção não é assim, tem finalidades logísticas e nem sempre as peças são melhores que as anteriores.
Voltando ao caso da correia do 96, por exemplo, mesmo que tenham mudado por razões logísticas, com certeza o sistema de tensionamento do 96 é melhor, pois desobriga o mecânico de ter de mexer na bomba d'água para tensionar corretamente a correia (menos mão de obra e menos possibilidade de vazamentos na bomba mexida).
Mas exige olho vivo do mecânico (ou do proprietário mecânico amador ou ainda do atendente da loja) na hora de comprar as peças.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da bomba d'água + Correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos,

no ponto de vista da montadora foi padronizado para melhorar e diminuir custos na linha de montagem, já que precisa de um tipo de peças para toda a linha de motor família II 8 válvulas.
Como percebeu, houve melhoria não só no tensionamento, na forma de trabalho do reparador, mas também em menor ruído do conjunto e, correias com material melhor na sua construção. No caso, correias HNBR, que resite mais a óleos e temperatura, do que as anteriores que eram de Cloropreno ou HSN, se não estiver enganado nos nomes de antigamente. Acredito que hoje em dia, todas são e HNBR.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da bomba d'água + Correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Realmente, Carlos Freire, tudo tem vários lados.
No caso em questão melhorou para a montadora, e complicou para o consumidor, no aspecto de possíveis enganos. Pior quando mudam sem nenhuma vantagem para este último.

Uma fábrica de filtros de óleo, por exemplo (Acho que a marca é Mann, uma das boas do mercado), resolveu padronizar os modelos de filtro.
Com isso eles economizam em ferramentas de fabricação, logística, etc. Um mesmo modelo serve para vários modelos carros.
No meu Fiat Mille, que originalmente usava um filtro de óleo com capacidade de meio litro, agora usa um filtrinho pequeno (de muito menor capacidade).
Filtra da mesma forma, mas tem o risco de saturar muito maior, pois cabe muito menos óleo (e sujeira) nele.
Além disso, a capacidade total do sistema fica menor. . :(
Se originalmente o fabricante de motor planejou um filtro de meio litro, alguma coisa ficou fora da especificação.
Eu simplesmente, quando não encontro o filtro grande, mudo de marcha.
Se eu fosse dono de loja de filtros, ou oficina de troca de óleo, ou posto de combustíveis, ia gostar. :ok:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da bomba d'água + Correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, o consumidor teve vantagem sim, repare no que escrevi acima.
Correia com material de melhor qualidade, manutenção facilitada e menor ruído do conjunto.

Lembro que quando comprei meu Monza GLS 96 em 1999, ao comprar a correia dentada original GM, custava na Accioly R$95,00 e a correia original GM para os modelos até 95 custavam, R$15,00. Ambas eram GM/Gates. Na época, HNBR era novidade.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da bomba d'água + Correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire

Desculpe-me, mas não estou conseguindo ver a vantagem de pagar R$95,00 por uma correia que me custaria R$ 15,00.
Só se o motor em questão exigisse especificações mais avançadas (16 válvulas, etc), o que não é o caso do Monza 96

De qualquer modo vou ter de trocar preventivamente a mesma depois de certa quilometragem... :(

Já vi que essa nossa conversa vai longe... :lol:

http://br.bosch-automotive.com/pt/inter ... nbr_1.html

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da bomba d'água + Correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Desculpe-me, mas não estou conseguindo ver a vantagem de pagar R$95,00 por uma correia que me custaria R$ 15,00.
Luiz Carlos,

Isso foi em 1999, quando comprei o Monza. Disse isso lá em cima. Hoje o custo baixou muito e a diferença é pequena entre as duas correias.
Nesse mesmo ano de 1999, a paralela do 96 custava R$25,00 e a do 95 RS10,00.
Troquei esse ano e paguei R$45,00.

É só deixar ligado em marcha lenta um Monza 96 e qualquer ou até 95, sendo dos dois com correias e tensionadores bons e tensionados corretamente que vai perceber a diferença em questão de ruído.
Só se o motor em questão exigisse especificações mais avançadas (16 válvulas, etc), o que não é o caso do Monza 96
Todo motor está sujeito a problemas com vazamentos de óleo e, com relação a esse problema, a correia feita em HNBR (Monza 96) é muito mais resistente. O fator calor que também teria melhor desempenho e menor ressecamento também é outro fato importante, principalmente para Monza tubarão com direção hidráulica e ar condicionado, onde fica mais apertado e sofre mais com calor.
Vejo muito a diferença entre correias que troco dos Monza de amigos, que ao comparar com o meu. Visualmente, quando troco preventivamente, do meu Monza anda está com bom aspecto e pouco desgaste e nunca ressecada. De amigos já ficam ressecadas e mostram mesmo que precisam de troca.

O calor é alto no Monza de 91 a 96, que se percebe nas recorrentes manutenções em alternadores. O alternador do Monza é praticamente o mesmo utilizado em VW do mesmo ano. Nesses carros não vemos tantos problemas com alternadores.

O Corsa usa uma correia que apenas foi alterado o material, que passou a ser de HNBR, não sei a partir de que ano, mas muitos para economizar, aplicam a antiga nesses anos o que deixa a correia suscetível a ressecamento e quebras. Isso tem muitos casos na internet

Tudo o que descrevi, eu vejo muito na prática e não apenas em material de internet. Falando em internet, procure por palestras e dicas da Gates, Dayco e Goodyear. Eles falam muito da diferença de material das correias antigas e as novas e HNBR.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder