Desculpe-me, mas não estou conseguindo ver a vantagem de pagar R$95,00 por uma correia que me custaria R$ 15,00.
Luiz Carlos,
Isso foi em 1999, quando comprei o Monza. Disse isso lá em cima. Hoje o custo baixou muito e a diferença é pequena entre as duas correias.
Nesse mesmo ano de 1999, a paralela do 96 custava R$25,00 e a do 95 RS10,00.
Troquei esse ano e paguei R$45,00.
É só deixar ligado em marcha lenta um Monza 96 e qualquer ou até 95, sendo dos dois com correias e tensionadores bons e tensionados corretamente que vai perceber a diferença em questão de ruído.
Só se o motor em questão exigisse especificações mais avançadas (16 válvulas, etc), o que não é o caso do Monza 96
Todo motor está sujeito a problemas com vazamentos de óleo e, com relação a esse problema, a correia feita em HNBR (Monza 96) é muito mais resistente. O fator calor que também teria melhor desempenho e menor ressecamento também é outro fato importante, principalmente para Monza tubarão com direção hidráulica e ar condicionado, onde fica mais apertado e sofre mais com calor.
Vejo muito a diferença entre correias que troco dos Monza de amigos, que ao comparar com o meu. Visualmente, quando troco preventivamente, do meu Monza anda está com bom aspecto e pouco desgaste e nunca ressecada. De amigos já ficam ressecadas e mostram mesmo que precisam de troca.
O calor é alto no Monza de 91 a 96, que se percebe nas recorrentes manutenções em alternadores. O alternador do Monza é praticamente o mesmo utilizado em VW do mesmo ano. Nesses carros não vemos tantos problemas com alternadores.
O Corsa usa uma correia que apenas foi alterado o material, que passou a ser de HNBR, não sei a partir de que ano, mas muitos para economizar, aplicam a antiga nesses anos o que deixa a correia suscetível a ressecamento e quebras. Isso tem muitos casos na internet
Tudo o que descrevi, eu vejo muito na prática e não apenas em material de internet. Falando em internet, procure por palestras e dicas da Gates, Dayco e Goodyear. Eles falam muito da diferença de material das correias antigas e as novas e HNBR.
Abs,
Carlos Freire