Alerta para acendimento dos faróis

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Savio Almeida
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Alerta para acendimento dos faróis

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Desenvolvi um pequeno artifício que alerta para a necessidade do acendimento dos faróis. Optei por alerta e não pelo acendimento automático dos faróis, pois, haverá oportunidades em que desejamos permanecer com o farol apagado, mesmo com o motor em funcionamento.
São muitas possibilidades de acionamento de um alarme, bem como de automatização. Podem ser soluções simples ou muito sofisticadas. Podemos ir desde informação passada pela chave de ignição, pelo sensor de velocidade, até informações obtidas por GPS. As soluções podem ser analógicas, digitais ou processadas. Com a nova legislação, é possível que as montadoras de automóveis implementem alguma solução de fábrica.

O alerta usa apenas dois componentes eletrônicos baratíssimos: um “buzzer” para 12V e um diodo genérico. Utilizei aquilo que já tinha em casa no meu estoque de componentes eletrônicos, mas o custo não deve passar de R$5,00 quando comprados em lojas. Um ”buzzer”, quando em funcionamento, emite um tom contínuo agudo e bastante intenso.

Operação:

1. Quando o carro está desligado, o sistema de alerta não funciona.
2. Com o carro ligado, com o motor funcionando ou não, o alerta é ativado automaticamente da seguinte maneira: Se o freio de estacionamento estiver acionado, o alerta é inibido. Quando o freio de mão é liberado, o sistema de alerta é ativado, se os faróis estiverem desligados. Se os faróis estiverem ligados ou forem ligados, o alerta é inibido.
É bom avisar sobre o alerta quando o carro estiver em alguma oficina.

Funcionamento:

A figura Circuito do alerta abaixo descreve o diagrama elétrico.

O “buzzer” está ligado em série com o diodo, e estes dois componentes estão em série com a lâmpada de aviso de freio e com as lâmpadas dos faróis, já existentes.
Circuito do alerta.png
Quando o veículo está desligado, o interruptor de contatos está aberto e não há tensão na linha de pós-chave (15). Desse modo, não há como circular corrente elétrica pelo “buzzer”, deixando-o inativo.

Quando o veículo está ligado, o interruptor de contatos está fechado (como descrito na figura), com ou sem funcionamento do motor. A linha de pós-chave (15) está energizada com 12V. Nestas condições, há três possíveis situações:
1) Se a alavanca de freio de mão está puxada, o interruptor daquela alavanca aterra a lâmpada de advertência de freio, fazendo-a brilhar. Independentemente dos faróis estarem ou não ligados, a corrente que circula pela lâmpada de advertência dos freios retorna pela terra, e nenhuma corrente circula pelo “buzzer”, que fica inativo.
2) Se a alavanca de freio de mão é liberada, o retorno pela terra é impedido pelo interruptor da alavanca, que se abre. Se os faróis estão desligados no interruptor dos faróis, circulará corrente elétrica pela lâmpada de advertência dos freios, pelo “buzzer”, pelo diodo e finalmente retornando a terra pelas lâmpadas dos faróis (altos ou baixos, dependendo do seletor). Nesta condição o “buzzer” estará ativado e soará, alertando para o fato do veículo estar em condições de movimento (ou em movimento), mas com os faróis ainda desligados. Esta condição é exatamente a descrita pelo diagrama elétrico acima. (Não medi a intensidade da corrente elétrica que circula no “buzzer” e diodo, mas, de acordo com os “data-sheet” dos “buzzer”, estimo entre 20mA e 40 mA, muito pequena para produzir luminosidade nas lâmpadas.)
3) Se a alavanca de freio não está acionada e os faróis estão ligados, o diodo recebe 12V no catodo (lado esquerdo do diodo no desenho) fornecidos pela chave de acionamento dos faróis, e o “buzzer” não soará, pois não haverá diferença de potencial sobre ele.


Observação:

O diodo é importante para impedir circulação de corrente elétrica para o circuito de pós-chave, caso a chave de contatos esteja desligada e os faróis estejam ligados. O diodo também impede que haja circulação de corrente inversa pelo “buzzer”. Não sei se um “buzzer” energizado de modo invertido pode ser danificado. Nunca testei esta condição. Utilizei um diodo retificador 1N4007, mas pode ser qualquer outro (1N4001 a 1N4007, 1N4148, etc.)


Utilizei um “buzzer” piezelétrico de tom contínuo, como o da foto anexa. Pode-se tentar com “buzzer” do tipo intermitente com oscilador interno. Quem sabe?

Este circuito aqui proposto funcionará para quaisquer modelos de automóveis, de quaisquer marcas, tenham os faróis acionados diretamente por 12V direto (30) ou pela linha de pós-chave (15). É importante que a ligação do catodo do diodo seja feita no ponto do circuito quer alimente tanto faróis altos quanto baixos, isto é, no interruptor geral, antes do seletor de faróis alto/baixo na coluna do volante de direção.

Se a alimentação dos faróis se der pelos 12V direto (30), é importante que o veículo conte com um alerta de faróis ligados com a porta aberta, para não se correr o risco de descarga da bateria, na hipótese de distração ou esquecimento. Este recurso é padrão nos Monza SLE e GLS, mas pode ser instalado em qualquer outro veículo.

Nos veículos com faróis acionados pela linha de pós-chave (15), o alerta de faróis ligados com porta aberta é desnecessário, pois se desligam com o desligamento dos contatos.

No Monza tubarão, o catodo do diodo é ligado no fio amarelo (grosso) do interruptor de faróis no lado esquerdo do painel, enquanto o lado (+) do “buzzer” é ligado no fio branco/marrom do conector da lâmpada de advertência de freios (conector quadrado atrás do painel de instrumentos). Não sei o padrão de cores dos fios de Monzas do tipo caixote, mas penso ser o mesmo.

Se o veículo contar com relé de faróis, poderá acontecer do “buzzer” não funcionar adequadamente por conta da resistência mais elevada da bobina do relé. Não testei esta condição. Se ocorrer, instalar um resistor de 100 Ohm/2W, ou de menor valor, em paralelo com a bobina do relé, ou entre o catodo do diodo e terra.

Fotos

O “buzzer”
Buzzer.jpg
O diodo:
Diodo.png
Na foto, o diodo está soldado à esquerda do "buzzer" e recoberto por espaguete termo retrátil. O terminal da direita do “buzzer” também está recoberto por espaguete termo retrátil. Notar que o “buzzer” já está sem o selo de papel. O selo deixa o som fraco e xoxo.
Circuito no painel.JPG
O conjunto montado ficou alojado dentro do painel, atrás da tampa onde há o reostato de iluminação do painel.

Optei por não utilizar placa de circuito impresso, dada a simplicidade do circuito. As pontas dos fios foram soldadas diretamente nos terminais do interruptor de faróis e do soquete da lâmpada de advertência dos freios. Utilizei cabinhos bem finos, nas cores marrom e verde, que eram os que eu tinha à mão. O fio marrom vai para a chave seletora de faróis. O fio verde, para o conector da lâmpada de advertência dos freios. Depois de tudo montado, o conjunto fica invisível dentro do painel.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
arnaldo silva
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Re: Alerta para acendimento dos faróis

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Parabéns!! ótima idéia
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Calil
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Re: Alerta para acendimento dos faróis

Mensagem não lida por Calil »

Mas se a pessoa não quiser ligar o farol vai ficar com o som do buzer na cabeça o tempo todo?
Savio Almeida
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Re: Alerta para acendimento dos faróis

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Vai. Se houver uma folguinha na alavanca do freio de mão, de modo que possa ser puxada levemente e apagar a luz de alerta de freio, sem que com isso freie a roda traseira, você inibe o som. É o único modo. E é assim que uso.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
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