TROCANDO A BOBINA IMPULSORA

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waldir
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TROCANDO A BOBINA IMPULSORA

Mensagem não lida por waldir »

TROCANDO A BOBINA IMPULSORA

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Tópico originário viewtopic.php?f=14&t=29910

Amigos,
Quando eu adaptei um módulo Hei queimado para servir de “by pass” para a bobina impulsora até o módulo Hei instalado externamente conforme se pode verificar no tópico que segue
viewtopic.php?f=14&t=29634 e instalação definitiva em
viewtopic.php?f=14&t=29634&start=25#p361021
pude verificar que a bobina impulsora Delphi instalada há 5 anos já estava ressecada na fiação e precisei colocar um pouco de silicone alta temperatura para isolar o fio por mais alguns dias.
E assim foi que hoje 08.02.14 efetuei a troca da bobina e seguem as fotos dos passos principais:

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Lembrando que uma bobina boa deve estar entre 500 a 1.500 Ohms.

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O cobre e as ligas metálicas que contêm cobre, como por exemplo o latão ou o bronze, quando expostas ao ar, contendo oxigênio, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada. E o Oxigênio (O2) atravessado por alta voltagem forma (O3) Ozônio que é altamente oxidante.

Porém, em meio a sequência que efetuei e tirei as minhas fotos, eu passo a inserir as fotos que recebi do Amigo Coy com importantes observações que oferecem maior segurança aos Monzeiros que não tenham experiência em desmontar e remontar.

Como poderá observar nas fotos do Coy, ele alerta para marcações e cuidados para que o processo tenha êxito e que no final não sobrem dúvidas ou que danifiquem uma peça importante no meio do procedimento.


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Na foto que segue a seta indica que o tecido que envolve o enrolamento da bobina está amarelado e ressecado e soltando-se, esfarelando-se.

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A seguir, após tirar a mola que circunda o pino para que ele não escape (como se isso fosse possível :D eu o apoiei num toco de madeira para extrair o pino da guia de acoplamento ao eixo de comando de válvulas.

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Propaganda Enganosa :D aos mecânicos de fim de semana foi visto no vídeo que está na seção de Dicas:
viewtopic.php?f=15&t=29499

Logicamente o Sr. Venilton não teve a intensão de enganar e sim de ajudar, só que naquele distribuidor que pode não ser original, o pino de trava é oco e escorrega como manteiga.



Como eu não tenho mais um saca pino de 3mm e só vendia o jogo de 6pc de vários diâmetros por R$98,00 eu comprei um pacotinho 10 pregos de aço de 3mm x 50mm por R$ 0,80 que substituiriam o punção, segurando-o com um alicate de pressão para facilitar as batidas com o martelo. Se você pensou em prego comum, não funciona, é como bater prego comum no concreto, entorta na 3ª batida

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Mas, no final encontrei nos meus guardados um pino de aço de 3mm de diâmetro por 80mm de comprimento. São aqueles objetos que se coleciona sem saber para que e quando vai ter alguma utilidade... e dá-lhe martelo e dispensei o alicate de pressão, foi apoiado com os dedos mesmo.

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Segue a ordem de retirada e que na montagem será o inverso.

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Depois com uma chavinha e com cuidado faz-se pular a mola retangular que segura a bobina na haste fixa da mesa/base.

A bobina que retirei está com 744 Ohms dentro ainda do parâmetro, porém, já num bagaço em franca deterioração e o próximo passo poderia ser um desgaste no esmalte do enrolamento e entrando em curto ao aquecer. Os fios verde e amarelo com a capa ressecado e também trincado, e quebrando. E a seta indica o local que coloquei o silicone de alta para uma sobrevida como já dito anteriormente.

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A seguir a bobina montada na base e ao tentar fixar a trava retangular, forçando com uma chavinha de fenda ela escorregou e me furou o dedo.
Aplainei a travinha que encaixa no eixo para travar na ranhura no martelo. Coloquei-a na morça e limei a travinha para que passasse livre pelo eixo e servisse de encosto para a trava circular conforme utilizado no filme do Sr. Venilton.

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Grau de dificuldade:
Retirar o pino que segura a guia do acoplamento no eixo.
Recolocar a mola retangular que deve ter um macete, ou ‘flambando’ com alicate de bico, ou batendo ao mesmo tempo com um tubinho no diâmetro da trava... quem souber, favor informar.
Com essas informações você pode se planejar com o saca-pino, um novo anel de borracha para o distribuidor R$1,50; a bobina Delphi R$71,50; (outras marcas paralelas se encontra por #5,00 e R$ 50,00 e vem com uma nova mola/trava retangular o anel trava
Editado pela última vez por waldir em 06 Jan 2016, 15:35, em um total de 1 vez.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: TROCANDO A BOBINA IMPULSORA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Waldir, obrigado pelo tutorial, especialmente as fotos, que facilitam muito o entendimento dos procedimentos.
Sobre os vídeos citados por vc, só consegui assistir ao primeiro, e mesmo assim com muito custo. O cara consegue tornar complicada uma tarefa simples.
Para começar, ele soltou os cabos de vela da tampa do distribuidor. Não há necessidade disso. Remove-se os dois parafusos da tampa, puxa-se a mesma e se deixa fora da área de trabalho, depois é só reencaixar, sem preocupação com ordem de ignição, etc.
Depois de deixar um monte de ferramentas em cima da bateria, o que pode causar um acidente se uma delas escorregar e fechar curto entre o polo positivo e a lataria, ele ainda remove a bateria! Pra que?
Outra coisa: eu só costumo fazer uma marcação ao trocar a bobina impulsora: faço um risco com uma ponteira afiada no fundo do eixo, onde tem o pino trava. Assim a marcação ficará para sempre, para futuras trocas. Essa marcação é para não inverter na montagem a peça chanfrada que encaixa no eixo de comando de válvulas (como vc sabe, o chanfro é fora de centro). Não faço nenhuma outra marcação, já que no Monza EFI as marcas do distribuidor original sempre estarão alinhadas. Se não estiverem alinhadas, aí é bom marcar. :lol:
Ao remover o distribuidor não importa a posição em que ele ficou. Na hora de encaixar, mesmo que o motor tenha sido girado manualmente, não haverá problemas, o eixo só encaixa na posição certa.
O que me atrapalhou foi só o fato do pino estar muito apertado. Dei tanta porrada que acho que todos os problemas que tive na ignição do carro foram devidos a essas porradas. Não me lembro se removi o HEI para fazer isso. O HEI pifou pouco tempo depois. Também não sei se as porradas afetaram o bom contato entre as partes do distribuidor, fazendo pifar 2 outros HEI.

É isso!

Abs
Luiz Carlos
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Re: TROCANDO A BOBINA IMPULSORA

Mensagem não lida por saul jorge »

Eu ja quebrei um distribuidor tentando tirar esse pino,sorte que tinha outra carcaça original na epoca,mas tive que dar muita pancada pro pino sair do lugar,pra encaixar de volta foi pior ainda ,eu estava quase colocando um de diametro menor no lugar,ja que tem aquela mola de segurança,nao sei pra que um pino tao justo!
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coy
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Re: TROCANDO A BOBINA IMPULSORA

Mensagem não lida por coy »

Parabens novamente por tão importante materia.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
EmexSon
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Re: TROCANDO A BOBINA IMPULSORA

Mensagem não lida por EmexSon »

Tutorial muito bacana!
Faelr
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Re: TROCANDO A BOBINA IMPULSORA

Mensagem não lida por Faelr »

Boa noite so para complementar quando vocês comprarem a bobina de marca paralela tomar cuidado pois o mesmo vem com o fio do conector invertidos, quebrei a cabeça ate descobrir que a impulsora estava com o fio do conector invertidos assim que alterei a posição dos fios o carro parou de fica embolando e quando acelerava ele morria, com essa alteração o carro ficou lisinho sem falhas funcionando perfeitamente e outra para tirar o pino nem precisa bater e so força um pouco a mola para baixo e com uma chave fininha empurrar o pino que sai fácil fácil abraço tenha uma boa noite.
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