Manutenção na suspensão monza 82-90

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Manutenção na suspensão monza 82-90

Mensagem não lida por Rafaelo » 04 Dez 2015, 13:09

fiz mais um tutorial pra voces. abordo como instalar a mola, coxim, batente, guarda pó, torque, etc

temos uma carência sobre esse tema tanto no forum como fora dele, e quando tem é muito superficial. resolvi compartilhar a instalação da minha suspensão nova do meu monza, e fiz a filmagem das etapas.

esta bem completo e com informações técnica que em outros lugares nao passaram...

obs: como encolher a mola nao fiz por ser simples e tambem nao fica pesado demais o video.

Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na suspensão monza 82-90

Mensagem não lida por Diego Paiva » 04 Dez 2015, 20:28

Legal... a maioria dos mecanicos quando vão montar, não se atentam à essas nuances. Do meu omega mesmo, que tem um padrão parecido de montagem, estava montado errado!
O monza que comprei do sheldonn, que teve a suspensão montada em concessionária chevrolet, estava TOTALMENTE montado errado, corrigi quando o carro esteve por aqui!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Rafaelo
MODERADOR

Mensagem não lida por Rafaelo » 05 Dez 2015, 12:40

o pior que é um erro critico esse,
eu nao confio em nenhum mecanico. eu so confio em mim mesmo, por isso que sempre reviso alguma coisa quando nao é eu quem faço o serviço(rara as vezes ja que tenho uma oficina).

concessionária não é sinonimo de qualidade. a nao ser que todos ali fossem engenheiros e projetistas de suas proprias criações. ou seja nao muda nada da concessionária pra um oficina de beco de esquina. na concessionária nao tem desculpa, eles tem as ferramentas do projeto, tem a literatura do projeto, e tem as peças do projeto em questao... é por isso que as pessoas mandam seus carros la achando que estao fazendo algo com garantia.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) » 05 Dez 2015, 12:54

eu nao confio em nenhum mecanico. eu so confio em mim mesmo
Rafaelo, vc viaja de avião?

Quem faz a manutenção de aeronaves não é engenheiro nem projetista, e nem por isso a referida manutenção é mal feita.
Tratando-se de automóvel a coisa não é bem assim, o que tem mais é gente despreparada cuidando de carros (e muitos cobrando alto para isso).
Mas acredito que existe gente competente. O difícil é encontrar.
No caso dos carros, que é o que nos interessa, eu sempre levo meus carros para serviços na suspensão em oficinas que só trabalham com isso. Nada pior do que aquela oficina que 'faz tudo'. Normalmente fazem tudo mal feito. :smt021

Sobre o vídeo, fiquei com duas dúvidas:

1- O batente mostrado por vc, que o manual (faltou dizer qual manual, e o de reparação de Monza?) manda montar errado, está diferente de um batente que vi em um vídeo sobre o mesmo assunto, https://www.youtube.com/watch?v=y-8wa6qkv5c

Lá pelos 27 minutos é mostrado o batente, totalmente diferente. Qual é o correto para o Monza?

2- No seu vídeo, vc manda girar a parte inferior do prato 20 graus. O vídeo que eu mostrei fala em até 20 graus. Qual seria o correto? Outra coisa: o prato não gira livre? Esses graus são só para instalação?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ

Rafaelo
MODERADOR

Mensagem não lida por Rafaelo » 05 Dez 2015, 13:42

nao estou falando de aviao e sim dos meus proprios carros Luiz, se fosse o caso teria que confiar se o mecanico e o tecnico usaram o procedimento do engenheiro, e ainda se o engenheiro soube fazer correto.

alias oque tem de aviao que caiu ae por falta de qualidade em mecanico e algumas vezes por eng que projetaram errado. entao é aquilo, anda com o ... na mao e seja oque deus quiser. agente fica na mao de maus profissionais é normal isso em toda a area, e aviação nao é uma exceção. eu vejo um programa na TV fechada chamado desastre aeres, bom programa pra tu ver. gosto pq tem engenharia no meio.

como falei antes eu nao confio, estou falando de carro onde eu posso ter o controle total da situação. como eu tenho minha propria oficina,conhecimento e nao dependo de ninguem nessa area felizmente, rara as vezes preciso subir o carro, so ae que apelo pra 3°... tem gente por ae que nem sabe oque é torquimetro e pra que serve, eu queria saber se teria algum mecanico que faria oque esta 100% no manual que o engenheiro fez, DUVIDO! eles nao tem tempo, nao tem treinamento, nao tem ferramental, e muitas vezes sao instruídos a fazer de qualquer forma pra dar uma rotativa e lucro. la no meu canal tem muita gente respondendo que tem suspensao do monza deles montada errada, e olha que subi o video ontem. pq sera? como falei no video, as vezes uma explicação errada é pior que um leigo aprendendo sozinho.

tenho confiança ja que segui o que esta no manual, se é 100% correto nao é, nada é 100% nessa vida. porem como tenho um conhecimento ate apronfudado ja que é da minha area, fiz questao de salientar esse pequenoooooooo detalhe do batente, imaginem os que nao seguem nem o manual, putzzzzzzz. manual nao é sagrado e corretinho como muitos pensam, tem falhas e erros. la no manual oficinal da gm de injeçao da multec 700 que eu te mostro uns 4 erros basicos, e alguns ate grosseiros de amador. confundir período com amplitude é de doer.
1- O batente mostrado por vc, que o manual (faltou dizer qual manual, e o de reparação de Monza?) manda montar errado, está diferente de um batente que vi em um vídeo sobre o mesmo assunto
o certo seria como montei e mostrei no video meu, é so pensar um pouco que tu vai entende como as peças foram projetas pra suas funções. da outra forma errada nao vai funcionar como deveria, infelizmente ensinaram errado. OFICIALMENTE e muita gente seguindo a fila. nao é um erro grave montar isso errado, mas tb nao é o certo. errado é oque fazem por ae montando errado as molas, espero que tu nao tenha que passar por isso ja que depende de terceiros, confie rsrsrsrs

obs:> manual oficinal da GM monza 1990
o desenho indica uma colocação errada do batente. veja lá é claramente visível. ja vi gente cortando essa peça pra adaptar a uma informação errada!
esse batente a ponta conica tem que estar pra cima, justamente pra nao entrar agua e po ja que o conico escorrega pra fora da aste, e autolimpar ao flexionar a aste. se fosse ao contrario aquela base acumilaria sujeira e nao escoaria de forma alguma pra fora do eixo...

ja da forma correta que é a ponta conica pra cima ele fica mais protegido, tem mais batente cobrindo a aste, e tambem a parte conica comprime de forma correta ao espaçador de metal. a função desse batente é impedir o fim de curso da mola e evitar elos com elos. em situação normal ele nao é usado... so em extrema deflexão.

2- No seu vídeo, vc manda girar a parte inferior do suporte 20 graus. O vídeo que eu mostrei fala em até 20 graus. Qual seria o correto? Outra coisa: essa parte não gira livre?
sim. ele 0 ate 20° mesmo, a razao pra isso ainda nao descobri, mas creio que seja pela posição da mola em relaçao ao angulo. depois eu edito o video e faço essa informação. de qualquer forma se colocar 20° vai estar correto ja que a variação é ampla.

o prato da mola gira sim ne, mas se tu alinhar errado na montagem vai ficar errado ao virar a direção.

blz upei eles.
aqui indica de 0 a 20°
Imagem

batente montado errado.
Imagem

Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) » 05 Dez 2015, 18:30

Rafaelo

Acho que eu não me fiz entender, qdo falei que o batente do vídeo que citei é diferente.
Estou falando do tipo de batente e não do procedimento de encaixe. Ele é mais curto e tem um formato diferente.
É mais ou menos igual aos das figuras abaixo:
Imagem
Imagem

Segundo algumas lojas online de autopeças, trata-se do batente do Monza até 90.

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ

Rafaelo
MODERADOR

Mensagem não lida por Rafaelo » 05 Dez 2015, 20:24

nao sei Luiz... oque sei que o kit que comprei foi pra monza 82-90 e é da cofap o kit. novo claro...

parece que tem monza de 91 a 96 onde é diferente as peças... nao sei confirmar se a do foto seja.

Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) » 06 Dez 2015, 08:31

Olá Rafaelo

Fiquei intrigado com o vídeo do Saura trocando o kit e aparecendo esse batente curtinho:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -monza-_JM
Na descrição do produto, no fim da página, o vendedor afirma que é para Monzas até 90.

Neste site aparece o batente curto, logo no início da página, e diz ser para Monza até 90 e Astra:

http://www.borflex.ind.br/lst_catalogo. ... cedor&fl=T

O número de peça original informado pela Borflex é 90125889. Pelo Chep Chev é aplicável somente ao Astra.Talvez tenha sido aplicado ao Monza até 90 mas mudaram para o mais comprido e apagaram o número antigo.

Voltando à aviação, lá, se não existir confiança, fica difícil.
Uma vez começaram a aparecer rachaduras na fuselagem dos aviões nos quais eu voava. O setor de engenharia do fabricante dizia que se poderia continuar voando até fazer o devido reparo. Nessa hora ou vc confia ou sai do emprego. :)

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ

Responder