Manutenção na suspensão Monza 82-90

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Manutenção na suspensão Monza 82-90

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fiz mais um tutorial para vocês. Abordo como instalar a mola, coxim, batente, guarda pó, torque, etc...

Temos uma carência sobre esse tema, tanto no fórum como fora dele, e quando tem é muito superficial. Resolvi compartilhar a instalação da minha suspensão nova, do meu Monza e fiz a filmagem das etapas.

Está bem completo e com informações técnicas que em outros lugares não passaram...

Obs: como encolher a mola não fiz por ser simples e também não ficar pesado demais o vídeo.

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na suspensão Monza 82-90

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Legal... A maioria dos mecânicos quando vão montar, não se atentam à essas nuances. Do meu Omega mesmo, que tem um padrão parecido de montagem, estava montado errado!
O Monza que comprei do Sheldonn, que teve a suspensão montada em concessionária Chevrolet, estava TOTALMENTE montado errado e corrigi quando o carro esteve por aqui!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manutenção na suspensão Monza 82-90

Mensagem não lida por Rafaelo »

O pior que é um erro crítico esse,
eu não confio em nenhum mecânico. Eu só confio em mim mesmo, por isso que sempre reviso alguma coisa, quando não sou eu quem faço o serviço (rara as vezes, já que tenho uma oficina).

Concessionária não é sinônimo de qualidade, a não ser que todos ali fossem engenheiros e projetistas de suas próprias criações, ou seja, n5ao muda nada da concessionária para uma oficina de beco de esquina. Na concessionária não tem desculpa, eles tem as ferramentas do projeto, tem a literatura do projeto e tem as peças do projeto em questao... é por isso que as pessoas mandam seus carros lá, achando que estão fazendo algo com garantia.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na suspensão Monza 82-90

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

eu não confio em nenhum mecânico, eu so confio em mim mesmo
Rafaelo, vc viaja de avião?

Quem faz a manutenção de aeronaves não é engenheiro nem projetista, e nem por isso a referida manutenção é mal feita.
Tratando-se de automóvel a coisa não é bem assim, o que tem mais é gente despreparada cuidando de carros (e muitos cobrando alto para isso).
Mas acredito que existe gente competente. O difícil é encontrar.
No caso dos carros, que é o que nos interessa, eu sempre levo meus carros para serviços na suspensão em oficinas que só trabalham com isso. Nada pior do que aquela oficina que 'faz tudo'. Normalmente fazem tudo mal feito. :smt021

Sobre o vídeo, fiquei com duas dúvidas:

1- O batente mostrado por vc, que o manual (faltou dizer qual manual, é o de reparação de Monza?) manda montar errado, está diferente de um batente que vi em um vídeo sobre o mesmo assunto, https://www.youtube.com/watch?v=y-8wa6qkv5c

Lá pelos 27 minutos é mostrado o batente, totalmente diferente. Qual é o correto para o Monza?

2- No seu vídeo, vc manda girar a parte inferior do prato 20 graus. O vídeo que eu mostrei fala em até 20 graus. Qual seria o correto? Outra coisa: o prato não gira livre? Esses graus são só para instalação?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manutenção na suspensão Monza 82-90

Mensagem não lida por Rafaelo »

Não estou falando de avião e sim dos meus próprios carros Luiz, se fosse o caso teria que confiar se o mecânico e o técnico usaram o procedimento do engenheiro, e ainda se o engenheiro soube fazer correto.

Aliás, o que tem de avião que caiu ae por falta de qualidade em mecanico e algumas vezes por eng que projetaram errado. Então é aquilo, anda com o ... na mão e seja o que Deus quiser. A gente fica na mão de maus profissionais, é normal isso em toda a área, e aviação nao é uma exceção. Eu vejo um programa na TV fechada chamado desastre aéreos, bom programa para tu ver. Gosto pq tem engenharia no meio.

Como falei antes eu não confio, estou falando de carro onde eu posso ter o controle total da situação. Como eu tenho minha própria oficina, conhecimento e não dependo de ninguém nessa área felizmente, rara as vezes preciso subir o carro, só aí que apelo para 3°... Tem gente por aí que nem sabe o que é torquímetro e para que serve, eu queria saber se teria algum mecânico que faria o que está 100% no manual, que o engenheiro fez, DUVIDO! Eles não tem tempo, nao tem treinamento, não tem ferramental, e muitas vezes sao instruídos a fazer de qualquer forma, para dar uma rotativa e lucro. Lá no meu canal tem muita gente respondendo que tem suspensão do Monza deles montada errada, e olha que subi o vídeo ontem, por que será? Como falei no vídeo, as vezes uma explicação errada é pior que um leigo aprendendo sozinho.

Tenho confiança, já que segui o que esta no manual, se é 100% correto não é, nada é 100% nessa vida. Porém, como tenho um conhecimento at5e apronfudado, já que é da minha área, fiz questão de salientar esse pequenoooooooo detalhe do batente, imaginem os que não seguem nem o manual, putzzzzzzz. O manual não é sagrado e corretinho como muitos pensam, tem falhas e erros. Lá no manual oficinal da GM de injeção da Multec 700, que eu te mostro uns 4 erros básicos, e alguns até grosseiros de amador. Confundir período com amplitude é de doer.
1- O batente mostrado por vc, que o manual (faltou dizer qual manual, é o de reparação de Monza?) manda montar errado, está diferente de um batente que vi em um vídeo sobre o mesmo assunto
o certo seria como montei e mostrei no vídeo meu, é só pensar um pouco que tu vai entender como as peças foram projetas, para suas funções. Da outra forma errada, não vai funcionar como deveria, infelizmente ensinaram errado. OFICIALMENTE é muita gente seguindo a fila. Não é um erro grave montar isso errado, mas tb nao é o certo. Errado é o que fazem por aí, montando errado as molas, espero que tu não tenha que passar por isso, já que depende de terceiros, confie, rsrsrsrs!

obs:> manual oficinal da GM Monza 1990
o desenho indica uma colocação errada do batente. Veja lá é claramente visível. Já vi gente cortando essa peça para adaptar a uma informação errada!
Esse batente a ponta cônica tem que estar para cima, justamente para não entrar água e pó, já que o cônico escorrega para fora da haste, e auto limpar ao flexionar a haste. Se fosse ao contrário, aquela base acumularia sujeira e nao escoaria de forma alguma pra fora do eixo...

Já da forma correta que é a ponta cônica para cima, ele fica mais protegido, tem mais batente cobrindo a haste e também, a parte cônica comprime de forma correta ao espaçador de metal. A função desse batente é impedir o fim de curso da mola e evitar elos com elos. Em situação normal ele não é usado... Só em extrema deflexão.

2- No seu vídeo, vc manda girar a parte inferior do suporte 20 graus. O vídeo que eu mostrei fala em até 20 graus. Qual seria o correto? Outra coisa: essa parte não gira livre?
Sim, ele 0 ate 20° mesmo, a razão para isso ainda não descobri, mas creio que seja pela posição da mola em relaçao ao ângulo. Depois eu edito o vídeo e faço essa informação. De qualquer forma, se colocar 20° vai estar correto ja que a variação é ampla.

O prato da mola gira sim né, mas se tu alinhar errado na montagem, vai ficar errado ao virar a direção.



Blz upei eles.
Aqui indica de 0 a 20°
Imagem

Batente montado errado.
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na suspensão Monza 82-90

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rafaelo

Acho que eu não me fiz entender, qdo falei que o batente do vídeo que citei é diferente.
Estou falando do tipo de batente e não do procedimento de encaixe. Ele é mais curto e tem um formato diferente.
É mais ou menos igual aos das figuras abaixo:
Imagem
Imagem

Segundo algumas lojas online de autopeças, trata-se do batente do Monza até 90.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manutenção na suspensão Monza 82-90

Mensagem não lida por Rafaelo »

Não sei Luiz... O que sei é que o kit que comprei foi para Monza 82-90 e é da Cofap o kit, novo é claro...

Parece que tem Monza de 91 a 96 onde é diferente as peças... Não sei confirmar se a do foto seja.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na suspensão Monza 82-90

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá Rafaelo

Fiquei intrigado com o vídeo do Saura trocando o kit e aparecendo esse batente curtinho:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -monza-_JM
Na descrição do produto, no fim da página, o vendedor afirma que é para Monzas até 90.

Neste site aparece o batente curto, logo no início da página, e diz ser para Monza até 90 e Astra:

http://www.borflex.ind.br/lst_catalogo. ... cedor&fl=T

O número de peça original informado pela Borflex é 90125889. Pelo Chep Chev é aplicável somente ao Astra.Talvez tenha sido aplicado ao Monza até 90, mas mudaram para o mais comprido e apagaram o número antigo.

Voltando à aviação, lá, se não existir confiança, fica difícil.
Uma vez começaram a aparecer rachaduras na fuselagem dos aviões nos quais eu voava. O setor de engenharia do fabricante dizia que se poderia continuar voando até fazer o devido reparo. Nessa hora ou vc confia ou sai do emprego. :)

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder