MODULO HEI EXTERNO - NA CHURRASQUEIRA

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

MODULO HEI EXTERNO - NA CHURRASQUEIRA

Mensagem não lida por waldir »

MODULO HEI EXTERNO - NA CHURRASQUEIRA

Amigos, infelizmente mais uma vez algumas fotos foram perdidas no armazenamento gratuito.
A primeira vez foi no Imageshack que resolveu cobrar a hospedagem e quem não pagou perdeu a maioria das fotos.
Agora, parte das fotos armazenadas no TinyPic sumiram. Por sorte eu tenho as fotos no meu PC e vou reeditar a matéria do MODULO HEI EXTERNO, só que nesta reedição vou colocar apenas a parte final e funcional, omitindo os ensaios, as tentativas e os erros. Porém, se algum associado do fórum necessitar ou tiver dúvida poderei enviá-las por MP.


TOPICO DE ORIGEM: viewtopic.php?f=14&t=29634

MODULO HEI EXTERNO NA CHURRASQUEIRA

INTRODUÇÃO IMPORTANTE (DA ORIGEM):
Tenho visto algumas matérias aqui no fórum como a do Dutra e do Coy e algumas outras no Kadetteiros (C. Walter e Franchico), e no Google também achei módulos Hei de outra conformação também fora de confinamentos. Todos objetivaram minimizar um dos fatores de queima que é a temperatura.

Há alguns dias eu medi a temperatura da carcaça do distribuidor e ela estava em torno de 80ºC veículo estacionado e motor funcionando. Lembrando que a temperatura ideal de trabalho do motor é de 90 à 95ºC, o que justifica os 80ºC devido o distribuidor estar acoplado na torre do cabeçote. E isto me motivou a fazer a modificação que é reversível.

Se ocorrer aumento de tensão por problema do regulador de voltagem o acréscimo também deverá ser dissipado pelo transistor de potência do modulo. Então, 80º + xºC do trabalho normal com 14.3V + yºC do eventual excesso de tensão para 15 ou 16V... ‘era uma vez’
Mas, se houver um curto circuito, isto é, o fio positivo ‘triscando’ na massa/lataria irá detonar qualquer Marca: Delphi, Marelli, Thomson, Xing-ling.

Há uma variação enorme de preços desse componente no mercado: o MTE (R$79,00) que perde em qualidade para M. Marelli (R$90,00) e para o imbatível Delphi (R$192,00). Em algumas cidades o Delphi alcança R$250,00.

Mantendo o contato usual com a bobina impulsora e o fechamento do alojamento do Hei no distribuidor temos:

Imagem

Com uma chave de fenda fina alavanque para cima no entorno até arrebentar os fios, pouco resistentes.

Depois de aberta da placa dissipadora, com um ‘alicatinho de corte’ elimine os fios ainda presos na carcaça e na placa, preservando os terminais fundidos na carcaça que serão utilizados.

No MTE, você encontrará uma ‘geleca de silicone’ na cavidade e envolvendo a placa; limpe-a como puder.

Imagem

Utilize o terminal de uma bobina impulsora velha e compre um conector 2 vias para o sensor de temperatura (se pedir para o Hei, não encontra ). Se não tiver um conector da impulsora poderá ser usado um terminalzinho fêmea de 2,8mm de latão que funcionará perfeitamente. Nas eletrônicas da vida é fácil de encontrar.

Se você for trocar a bobina impulsora escolha Delphi e acompanhe a disposição do fio negativo e positivo.
Se a bobina que está usando não é da Delphi ou não tem certeza, terá que tirar tampa do distribuidor e identificar a cor do negativo para facilitar a preparação antecipada/etapas.

Imagem

Imagem

Com um multímetro, teste a continuidade entre os conectores machos e fêmeas, ou simplesmente siga as soldagens da foto.

Imagem

O dissipador de calor e a ventoinha (cooler) são encontrados em lojas de artigos/acessórios de informatica. Este era um conjunto dissipador para o processador. Paguei em jan.14 R$12,00

Imagem

A criatividade é sua. Furadeira, broca, parafusos. Suporte feito com sucata de alumínio.

Imagem
O cooler sopra o ar pelas aletas saindo pelas laterais provocando arraste térmico. Se inverter o ventilador ele irá puxar o ar pelas aletas e deverá dar na mesma. Por mais que aqueça ao sol sob a churrasqueira a temperatura será menor que 55ºC ou 25 a 20ºC à menor que encostado ao distribuidor/cabeçote.

Imagem

Imagem

Imagem

Acabou o divertimento a temperatura ao sair de casa para a cidade estava em 34ºC desligado. No caminho a temperatura desceu até 30ºC e se manteve por bom tempo e depois oscilou até 33ºC, desceu para 30ºC e cheguei em casa com 31ºC

E, supondo que o Hei queime por variação aguda da tensão, curto do positivo na lataria, vazamento de alta tensão para a massa.
Se acontecer na rua é possível voltar a configuração anterior, isto é, tira-se o distribuidor, desconecta a carcaça do Hei (by pass)... pega-se o Hei novo (pode ser até ching ling) do porta malas e instala no distribuidor e a extensão encaixa-se no novo sem problemas.


por waldir » Sex, 22/08/2014 - 19:41 PM
EM CONTINUIDADE À OBSERVAÇÃO DE COMPORTAMENTO DO MODULO HEI COLOCADO NA "CHURRASQUEIRA"
E AFERIÇÃO DE TEMPERATURA


Na tabela abaixo os apontamentos de temperatura num trajeto de 10Km ida e volta, sendo que após as 17:45 é sob congestionamento constante (ida e volta)

Imagem

Com esta tabela chega-se à 3 conclusões que o HEI sob voltagem de 13,8V à 14,2V transfere ao dissipador 33 a 38ºC com picos de 40, 44 e 50ºC

1.0 - Considerando que encapsulado no distribuidor o HEI recebe do cabeçote 80ºC (medido anteriormente) ( + ) mais 50ºC de pico chega a atingir 130ºC que é próximo do limite de temperatura dos transistores de potência da MTE por exemplo. Por observação os da Delphi e Marelli devem aguentar cerca de 200ºC

1.1 - Porém, como já foi dito a temperatura não é a principal causa de queima dos módulos Hei, mas sim pode ser decorrente da tensão. O motivo principal é a tensão/voltagem acima dos 14,5V por falha do regulador de voltagem que é transformado em calor e dissipado pelo transistor de potência por um tempo, mas, certamente na faixa critica de trabalho.

2.0 - Pode-se trabalhar com o modulo Hei somente com um bom dissipador (sem cooler) que a temperatura na maior parte do tempo ficará aquém dos 80ºC do cabeçote

2.1 - Esta informação é válida somente para os módulos instalados na "churrasqueira"
2.2 - Os módulos instalados no compartimento do motor, com ou sem cooler trabalharão na maior parte do tempo próximo a 80ºC como foi demonstrado em tabelas anteriores, devido a ventoinha de arrefecimento do radiador agregar temperatura no dissipador dedicado ao HEI.

3.0 - O funcionamento do HEI com dissipador + (cooler ventilando) instalados na "churrasqueira" manterá a temperatura próximo a do ambiente externo e às vezes até 3ºC mais baixo. Isto é, mantida a tensão entre 13,5V à 14,3V. Acima disso mais calor será transferido ao dissipador que ainda poderá manter a "saúde" do Hei, até que outros componentes do circuito resistores smd e CI sejam danificados pela tensão alta.


Repetindo, causas de queima do HEI
1 - Voltagem acima de 14,5V
2 - Vazamento de alta tensão da bobina de ignição para a massa entrando pelo negativo do HEI (inclusive testando INOCENTEMENTE se há corrente/faiscamento nas velas próximo ao distribuidor)
3 - Excesso de pasta térmica
4 - Pasta térmica insuficiente ou falta dela.
5 - Pasta térmica em excesso isolando o orifício do parafuso que forma o aterramento do HEI (aterramento deficiente dedicado ao HEI e UCE no cabeçote)
6 - Curto do positivo da bateria com a massa (tensão positiva entrando pelo aterramento do HEI)
7 - Alta temperatura no dissipador do HEI, 80ºC do cabeçote + alta temperatura gerado pelo dissipador do HEI por excesso de tensão maior que 14,5V
8 - Procedência do HEI (Ching Ling, No Name) ou reconhecidamente 'fracos' como o MTE, até então.
Embora as causas de queima acima relacionadas reduzem a 'vida' de qualquer Hei cujo transistor de potência trabalhe em faixa inferior de temperatura dos demais conhecidos.
9 - Indiscutivelmente as marcas de qualidade e robustas são: Delphi e Magnete Marelli (desde 20.08.10 = 4 anos) que queimam se não observadas as advertências acima.
10 - Maior vilão de todos os itens relacionados é o regulador do alternador que 'abre' (não regulando mais nada) e a falta de costume de leitura constante do voltímetro do painel, que sinaliza mudança de tensão, não é observada, mas, no primeiro sinal de falha há tempo ainda para preservar o HEI instalado com a troca por novo regulador do alternador. (É R$35,00 do regulador contra R$200,00 do Delphi; R$100,00 do M. Marelli; R$ 75,00 do MTE).


VIDE TÓPICO COMPLEMENTAR

viewtopic.php?f=15&t=32505

Em tempo: o Modulo Hei da Magnete Marelli em uso desde 20.08.10 completou 5 anos e destes 2 anos e 10 meses de churrasqueira. :smt023


waldir
17.11.2015
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Takegava
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 173
Registrado em: 10 Mar 2009, 10:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MODULO HEI EXTERNO - NA CHURRASQUEIRA

Mensagem não lida por Takegava »

Parabéns pelo tópico... Estou muito afim de fazer essa melhoria no meu monza e também no monza do meu pai. Faremos isso em breve.
TAKEGAVA
Monza Classic SE 88/89 - 2.0 Álcool - VENDIDO
Monza SL/E 1993 - EFI 2.0 Álcool - Completo - ATUAL
Fotos ~~> http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=5&t=7651
Avatar do usuário
CooperRJ
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 45
Registrado em: 10 Jul 2016, 19:36
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MODULO HEI EXTERNO - NA CHURRASQUEIRA

Mensagem não lida por CooperRJ »

Waldir, tudo bom?
Saberia me dizer se essa "Extensão" pode ter um pouco mais de 2m?
Olhando a sua ideia, pensei em fazer um pequeno ajuste nela, ao invés de passar o cabo ali por cima mesmo da barra da churrasqueira, pensei em passar junto com uma das passagens de cabos que vem de dentro do carro, ou seja, no canto direito ou esquerdo, perto dos Paralamas.
Fico na dúvida se um cabo maior da bobina impulsora possa causar interferência no sinal, o que acha?

Abraços.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MODULO HEI EXTERNO - NA CHURRASQUEIRA

Mensagem não lida por waldir »

Cooper,

eu acho que não haverá perda, embora eu tenha ficado preocupado já com os 70 cm longe do distribuidor.
Se houver perda você encurta. Mas informe aqui no forum o resultado da experiência.
Há quem pretenda colocar próximo ao porta luvas e acha que poderá influir na UCE por ficar perto dela (?)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
CooperRJ
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 45
Registrado em: 10 Jul 2016, 19:36
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MODULO HEI EXTERNO - NA CHURRASQUEIRA

Mensagem não lida por CooperRJ »

waldir escreveu:Cooper,

eu acho que não haverá perda, embora eu tenha ficado preocupado já com os 70 cm longe do distribuidor.
Se houver perda você encurta. Mas informe aqui no forum o resultado da experiência.
Há quem pretenda colocar próximo ao porta luvas e acha que poderá influir na UCE por ficar perto dela (?)
Pode deixar,
Assim que fizer o teste aviso.

Abraços.
abiliosp
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Ago 2016, 14:23
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: MODULO HEI EXTERNO - NA CHURRASQUEIRA

Mensagem não lida por abiliosp »

Oi Waldir, tudo bem? Amigo, estou passando em vários tópicos do fórum pra aprender um pouquinho e me deparei com tua solução pra diminuir a temperatura do módulo HEI. Queria compartilhar contigo a experiência que tenho com este cooler de processador que você está utilizando. Trata-se de um cooler que aparentemente era usado pra processadores AMD que travavam em máquinas um pouco mais empoeiradas com pouco mais de 1 ano de uso. Em casos extremos acabavam derretendo os fios ligados na placa mãe. Eu não sei se a umidade e o ambiente diferente de um case de computador também podem reduzir mais a vida útil deste componente. Na época que vendíamos estas máquinas utilizávamos um cooler da própria AMD que tinha uma qualidade melhorzinha.

O que quero dizer em resumo é que as ventoinhas para computadores domésticos não são muito confiáveis e fiquei preocupado que isto possa te prejudicar em algum sentido, não interprete mal meu comentário por favor.

Por fim, no passado eu precisei de algo parecido para diminuir a temperatura de um rack de distribuição que ficava no chão de uma fábrica com alta exposição. Nesta época pesquisando descobri que existem ventoinhas com tolerância a sujeira e umidade, são as ventoinhas IP68 (grau máximo de tolerância em questão de sujeira 6 e prova de líquidos 8.

E se precisar de dissipadores eu sempre tenho algo na empresa, só avisar, sempre acaba indo para um senhorzinho que pega para reciclar.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MODULO HEI EXTERNO - NA CHURRASQUEIRA

Mensagem não lida por waldir »

O que quero dizer em resumo é que as ventoinhas para computadores domésticos não são muito confiáveis e fiquei preocupado que isto possa te prejudicar em algum sentido, não interprete mal meu comentário por favor.
Abilio, obrigado por comentar e passar sua experiência com os coolers.
Tenho feito experiências em deixar desligado o cooler e a temperatura medida no dissipador tem estado em torno de 43ºC quando a temperatura externa/ambiente está cerca de 24ºC

Lembro que o Hei no habitáculo original recebe calor constante(pode-se dizer) de 80ºC e que irá somar-se à dissipação natural que ocorre quando a tensão que recebe varia entre 12,3 à 14,3V que é mantida pelo regulador de voltagem.

Com o cooler a temperatura se mantém abaixo da temperatura ambiente e no máximo pode igualar-se. Então mesmo que o cooler seja interrompido como coloquei acima o HEI trabalhará numa faixa de temperatura 'confortável', sendo que o transistor de potencia pode trabalhar até em 200ºC (conf. datasheet) e os mais chinfrins (no name e xing ling) em 120 a 150ºC. Porém, o principal fator de queima não exclusivamente a temperatura, mantda a tensão em 14,3V.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
abiliosp
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Ago 2016, 14:23
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: MODULO HEI EXTERNO - NA CHURRASQUEIRA

Mensagem não lida por abiliosp »

E sem dúvida nesta temperatura mais baixa e a tensão certa é aumento na vida útil, vale muito a pena sim. Eu concordo, mesmo sem o cooler já temos uma baita melhora. Se alguém precisar de dissipadores posso levar sabadão sem custo algum.

Abss
waldir escreveu:
O que quero dizer em resumo é que as ventoinhas para computadores domésticos não são muito confiáveis e fiquei preocupado que isto possa te prejudicar em algum sentido, não interprete mal meu comentário por favor.
Abilio, obrigado por comentar e passar sua experiência com os coolers.
Tenho feito experiências em deixar desligado o cooler e a temperatura medida no dissipador tem estado em torno de 43ºC quando a temperatura externa/ambiente está cerca de 24ºC

Lembro que o Hei no habitáculo original recebe calor constante(pode-se dizer) de 80ºC e que irá somar-se à dissipação natural que ocorre quando a tensão que recebe varia entre 12,3 à 14,3V que é mantida pelo regulador de voltagem.

Com o cooler a temperatura se mantém abaixo da temperatura ambiente e no máximo pode igualar-se. Então mesmo que o cooler seja interrompido como coloquei acima o HEI trabalhará numa faixa de temperatura 'confortável', sendo que o transistor de potencia pode trabalhar até em 200ºC (conf. datasheet) e os mais chinfrins (no name e xing ling) em 120 a 150ºC. Porém, o principal fator de queima não exclusivamente a temperatura, mantda a tensão em 14,3V.

Abs
waldir
Responder