Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
Rafaelo, so aproveitando o assunto da mistura. No caso dele, o ajuste de CO é feito pelo parafuso bypass no sensor de fluxo de ar? Teria que liberar mais ar nao medido pra empobrecer a mistura? E o padrao ainda seria 0,5 a 1?
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
sim, é nessa peça mecanica como nos antigo carburador.kaioemmanuel escreveu:Rafaelo, so aproveitando o assunto da mistura. No caso dele, o ajuste de CO é feito pelo parafuso bypass no sensor de fluxo de ar? Teria que liberar mais ar nao medido pra empobrecer a mistura? E o padrao ainda seria 0,5 a 1?
isso, como o motor precisa de menos combustivel nesse caso é pelo ar, como se trata de um sistema antigo é por vias do ar mesmo. nos digitais é pelo comprimento do pulso...
sobre esse padrao desconheço, tem que usar analisador de gases e mexer nesse parafuso ate atingir o valor de fabrica do equipamento.
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
Eliel, eu uso o mesmo sistema que você, porém, com pistão gasolina de taxa maior.
Uso a quase 3 anos já, o acoplador de plástico do corsa, porém, gostei muito do que você mandou fazer, e, se possível, gostaria de encomendar um!
Bem, Veja meu tópico, recentemente tive que mexer no cabeçote, algumas dúvidas suas daqui serão sanadas lá!
Acompanhando!
Abraços!
Uso a quase 3 anos já, o acoplador de plástico do corsa, porém, gostei muito do que você mandou fazer, e, se possível, gostaria de encomendar um!
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
Beleza pessoal. Um contra tempo gigante com as bronzinas de mancal que vieram fora de medida. Defeito de fábrica da Metal Leve, acreditam? Foi tudo medido na retífica e a conclusão foi essa. Bem, montamos o motor novamente e deu tudo certo. Funcionando perfeitamente o Monzão com o cabeçote roletado do Astra 2009. Somente foi feito a peça para colocação do distribuidor conforme mostrado no início deste tópico. Quanto à encomendar uma, não vejo necessidade, é só pegar o modelo que já exite no forum e levar para uma boa tornearia. Tem que tomar cuidado com a centralização. O Rafaelo disse para eu deixar com 7 graus no avanço do ponto de ignição, mas falou também que se eu não gostasse poderia andar com 5. Foi o que fiz. Com 7 graus ele ficou muito violento de arrancada mas um pouco lento em giro alto. Coloquei 5 graus e melhorou bastante. O carro está excelente. Nunca foi tão silencioso. O cabeçote roletado faz bem menos barulho. Isso sem falar da potência que aumentou bastante. Foi utilizado uma mangueira do suspiro do óleo do Vectra que dá certo no lugar. Aconselho a qualquer um que tenha que trocar o cabeçote a procurar colocar um desses aí. Só lembrando que tem que ser a partir de 2009, com o "X" do Flex verde. Então ficou assim:
Motor 2.0 Pistão 0,50 Monza 8,8:1
Cabeçote N20XF Astra 2009 com 1mm de rebaixamento -> 0,2:1 (cabeçote roletado) + 1:1 (Rebaixamento de 1mm)
Total 10:1 de taxa
Injeção Le-Jetronic original do Monza Classic 500EF
Alternador Astra 120A
Motor de Partida Astra 2011
Freio à disco nas 4 rodas do Kadet GSi
Painel digital também do Kadet GSi
Segue as fotos de tudo pronto e um vídeo do funcionamento.
Vídeo do funcionamento:
Qualquer pergunta me coloco à disposição.
Motor 2.0 Pistão 0,50 Monza 8,8:1
Cabeçote N20XF Astra 2009 com 1mm de rebaixamento -> 0,2:1 (cabeçote roletado) + 1:1 (Rebaixamento de 1mm)
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Segue as fotos de tudo pronto e um vídeo do funcionamento.
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Eliel Cardoso
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
parabens Eliel, simples, resumido, e objetivo.
vou ate pinar teu topico por ser rapido e objetivo. assim quem quiser fazer a mesma instalaçao ja tem uma referencia pra MPFI em monzas.
o melhor que foi sem adaptação alguma, nao precisou alterar nenhuma peça, apenas trocou as peças como uma instalaçao tipica, como avia dito, é tao simples que parece mentira.
so uma coisa, tu nao pode tampar a saida dos gases ali da tampa como fez, tu tem que por pra fora os gases de alguma forma, senao vai da um baita de um problema, aquela mangueira que tu ligou nao é bem pra isso, ele tem funçao no vacuo pra puxar os gases apenas, senao tem como tu ligar acha um T ligando na TB, ou um filtro externo, mas nao tampado.
sim melhora o giro, consumo, potencia, torque e tudo mais, vale apena. nao esquece de acertar agora a mistura, e depois um video dele rodando pra nos ver como ficou forte.
muito bom tu ter seguido o caminho certo da coisa.
vou ate pinar teu topico por ser rapido e objetivo. assim quem quiser fazer a mesma instalaçao ja tem uma referencia pra MPFI em monzas.
o melhor que foi sem adaptação alguma, nao precisou alterar nenhuma peça, apenas trocou as peças como uma instalaçao tipica, como avia dito, é tao simples que parece mentira.
so uma coisa, tu nao pode tampar a saida dos gases ali da tampa como fez, tu tem que por pra fora os gases de alguma forma, senao vai da um baita de um problema, aquela mangueira que tu ligou nao é bem pra isso, ele tem funçao no vacuo pra puxar os gases apenas, senao tem como tu ligar acha um T ligando na TB, ou um filtro externo, mas nao tampado.
sim melhora o giro, consumo, potencia, torque e tudo mais, vale apena. nao esquece de acertar agora a mistura, e depois um video dele rodando pra nos ver como ficou forte.
muito bom tu ter seguido o caminho certo da coisa.
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
Vamos entender:
O conjunto gaiola + tampa original do Monza Classic 500EF 1990 tem duas saídas/entradas. A nº 3 é ligada no tubo do respiro (ao lado da vareta de óleo) da parte de baixo do motor e o nº 2 é o suspiro geral do motor ligado no corpo de borboleta.
Ao pegar o novo kit, gaiola + tampa do Astra 2009 percebi que esse conjunto possui 3 saídas/entradas. Ao analisar vi que todas são integradas assim como no Monza. o que fiz foi apenas isolar o nº 1 pois parece fazer a mesma função da nº 3, ligar a nº 3 no suspiro da parte de baixo do motor (ao lado da vareta de óleo) e ligar o suspiro geral no corpo de borboleta através do nº 2. Pareceu muito simples e normal pra mim e o mecânico. Também liguei assim por já ter visto um vídeo na internet ligado desse mesmo jeito. A borracha do vectra de que falei é a que está ligado no nº 3 (só precisei cortar um pequeno pedaço do tubo de aço que vem da parte inferior do motor). Se tiver informação adicional sobre isso fico no aguardo.
Quanto à regulagem através dos parafusos, a injeção do monza 1990 le-jetronic até onde sei só existe um parafuso para regulagem da lenta. A não ser que esteja falando da regulagem do sensor de fluxo de ar que precisa ser aberto, mas minha experiência de 10 anos com o carro diz para não mexer nisso. Até porque fiz a revisão daquela peça no Rio de Janeiro com um alemão especialista nesta peça. Qualquer mexida ali pode arrebentar com o carro, coisa que já fiz. Meu carro está aparentemente ótimo de potência. Se puder dar mais informações sobre essa regulagem de alimentação da le-jetronic eu agradeço e também fico no aguardo.
Abraço.
O conjunto gaiola + tampa original do Monza Classic 500EF 1990 tem duas saídas/entradas. A nº 3 é ligada no tubo do respiro (ao lado da vareta de óleo) da parte de baixo do motor e o nº 2 é o suspiro geral do motor ligado no corpo de borboleta.
Ao pegar o novo kit, gaiola + tampa do Astra 2009 percebi que esse conjunto possui 3 saídas/entradas. Ao analisar vi que todas são integradas assim como no Monza. o que fiz foi apenas isolar o nº 1 pois parece fazer a mesma função da nº 3, ligar a nº 3 no suspiro da parte de baixo do motor (ao lado da vareta de óleo) e ligar o suspiro geral no corpo de borboleta através do nº 2. Pareceu muito simples e normal pra mim e o mecânico. Também liguei assim por já ter visto um vídeo na internet ligado desse mesmo jeito. A borracha do vectra de que falei é a que está ligado no nº 3 (só precisei cortar um pequeno pedaço do tubo de aço que vem da parte inferior do motor). Se tiver informação adicional sobre isso fico no aguardo.
Quanto à regulagem através dos parafusos, a injeção do monza 1990 le-jetronic até onde sei só existe um parafuso para regulagem da lenta. A não ser que esteja falando da regulagem do sensor de fluxo de ar que precisa ser aberto, mas minha experiência de 10 anos com o carro diz para não mexer nisso. Até porque fiz a revisão daquela peça no Rio de Janeiro com um alemão especialista nesta peça. Qualquer mexida ali pode arrebentar com o carro, coisa que já fiz. Meu carro está aparentemente ótimo de potência. Se puder dar mais informações sobre essa regulagem de alimentação da le-jetronic eu agradeço e também fico no aguardo.
Abraço.
Eliel Cardoso
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
ta bem errado esse conceito.eliel_cardoso escreveu:Ao pegar o novo kit, gaiola + tampa do Astra 2009 percebi que esse conjunto possui 3 saídas/entradas. Ao analisar todas percebi que todas são integradas assim como no Monza. o que fiz foi apenas isolar o nº 1 pois faz a mesma função da nº 3, ligar a nº 3 no suspiro da parte de baixo do motor (ao lado da vareta de óleo) e ligar o suspiro geral no corpo de borboleta através do nº 2. Pareceu muito simples e normal pra mim e o mecânico. Se tiver informação adicional sobre isso fico no aguardo.
ali onde tu colocou 3° nao é saida e sim entrada. a ventilação do carter a pressão entra ali e sai onde tu tampou rsrsrs, ali inclusive tem filtro interno da tampa.
oque tu ta fazendo é sufocando a ventilação do motor e isso pode estourar uma junta, queimar oleo, quebrar anel, essas coisa básica. no meu que é original N20XF(motor inteiro completo) esse tubo vai pra mangueira do filtro do ar, e pequena entra pós borboleta pra fazer o sistema sugar ela, tem um filtro anti chama dentro dessa tampa :smt02 tenta melhorar isso, de resto ta perfeito. o sistema sao diferentes em partes...
ta errado tb, existe sim um bypass pra regular a mistura. baixe o manual de reparo e veja como se faz o processo de acerto da mistura, se andar assim vai queimar combustivel e deixar a mistura mais rica. é simples o ajuste, coloca esse carro no analisador, faz oque tem que fazer o processo de acerto, depois mexa no parafuso certo pra regular a mistura AFR.eliel_cardoso escreveu:Quanto à regulagem através dos parafusos, a injeção do monza 1990 le-jetronic até onde sei só existe um parafuso para regulagem da lenta. A não ser que esteja falando da regulagem do sensor de fluxo de ar que precisa ser aberto mas minha experiência de 10 anos com o carro diz para não mexer naquilo. Até porque fiz a revisão daquela peça no Rio de Janeiro com um Alemão especialista nesta peça. Qualquer mexida ali pode arrebentar com o carro. Meu carro está aparentemente ótimo de potência. Se puder dar mais informações sobre essa regulagem de alimentação da le-jetronic eu agradeço e também fico no aguardo.
é a coisa mais facil da vida acertar ele. problema que o pessoal gosta de complicar pra justificar a facada
Abraço.[/quote]
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
Entendo o que você disse e vou ver o que posso melhorar. Mas uma coisa precisa ser esclarecida. Meu carro não está com o suspiro preso. Quando você tampa a nº 1 e a 3 sai tudo pela 2, o que mostra que é tudo interligado. A 3 eu sei que é entrada. Todas as minhas afirmações era entrada/saída para generalizar. Nº 3 é entrada, nº 1 e 2 saídas. Talvez porquê no astra tenha outras funções eles fizeram duas saídas.. Sei lá, mas o suspiro sai também pelo nº 2. É só tirar a mangueira com o carro ligado que você percebe na hora o fluxo de ar.
Vou verificar como fazer essa regulagem de alimentação. Obrigado por tudo.
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